CIASC desenvolve Delegacia de Polícia Virtual da Mulher com GeneXus para a Polícia Civil de Santa Catarina
Com o início do isolamento social, foi disponibilizada uma
ferramenta para que vítimas de violência doméstica registrem boletins de
ocorrência on-line. Nova funcionalidade está disponível no site da Polícia
Civil de Santa Catarina e foi desenvolvida em 15 dias com tecnologia low-code
O site da Polícia Civil de
Santa Catarina conta agora com um espaço chamado Delegacia de Polícia Virtual
da Mulher, que permite às vítimas de violência contra a mulher realizar o
registro on-line de boletins de ocorrências. A opção faz parte de um conjunto
de ações do poder público para enfrentar a violência doméstica, que tem
aumentado durante o período de pandemia, além de facilitar o registro sem
precisar se deslocar, que é uma das orientações para o isolamento social. Já para
crimes que resultaram em morte, é necessário comparecer a uma delegacia física.
Segundo dados do Ministério
da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH), em abril, quando o
isolamento social imposto pela pandemia já durava mais de um mês, a quantidade
de denúncias de violência contra a mulher recebidas no canal 180 cresceu quase
40% em relação ao mesmo mês de 2019.
As denúncias de violência
doméstica incluem não só casos de agressões e ameaças entre casais, como também
situações em que a vítima e o agressor possuem outra forma de vínculo familiar.
Isso inclui, por exemplo, casos de violência entre pais e filhos ou demais
membros da família, como sogros e cunhados.
Todos os boletins de
ocorrência registrados na Delegacia Virtual são analisados e encaminhados para
a delegacia responsável. Após a validação do registro, o usuário recebe, por
e-mail, um número de protocolo, através do qual ele pode acessar as informações
sobre aquele boletim. O registro realizado é integrado automaticamente ao
Sistema Integrado da Segurança Pública, desenvolvido e mantido pela
Coordenadoria de Soluções de Segurança Pública, outro setor do CIASC.
A funcionalidade foi criada
pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) a
partir da tecnologia low-code GeneXus, ferramenta baseada em Inteligência
Artificial que automatiza linguagens de programação tradicionais, tornando o
processo de desenvolvimento ágil, e tem como objetivo garantir mais
visibilidade para canais de atendimento e acolhimento às vítimas desse tipo de
violência, além de evitar a subnotificação ao facilitar as denúncias.
De acordo com o líder de time
da coordenadoria de soluções de governo do CIASC, Sandro Magrinelli Vianna, o
GeneXus já é uma tecnologia amplamente utilizada no CIASC, há mais de 30 anos,
e facilita a criação de aplicações. “A ferramenta nos permite colocar mais
esforço na definição das regras de negócio, e menos na linguagem de
programação, ou até mesmo na tecnologia em si. Isso resulta em uma resposta
mais rápida e maior eficiência na entrega das demandas de nossos clientes”,
resume ele, acrescentando que a nova funcionalidade foi criada em 15 dias,
desde a priorização até a entrega final.
Para o country manager da
GeneXus Brasil, Ricardo Recchi, a atuação do CIASC pelo desenvolvimento de
ferramentas on-line é uma importante conquista para o cidadão catarinense,
sobretudo quando faz parte de um esforço mais amplo. “Tanto a Polícia quanto
outras instituições das áreas de segurança e de justiça têm idealizado várias
ações para enfrentar o problema da violência doméstica e ter a GeneXus como um
alicerce desta iniciativa demonstra o quanto é importante trilharmos um caminho
baseado em processos, pessoas e tecnologia”, finaliza Recchi.