Constance vai de Data System em 154 lojas e avança nas carteiras digitais

 

De olho nas exigências dos consumidores e demandas de mercado, marca de calçados inicia estratégia omnichannel com novo PDV, que integra soluções móveis para pagamentos

 

Em busca de um sistema especialista e que acelerasse suas iniciativas de inovação, a Constance, marca de calçados, bolsas e acessórios femininos, decidiu descontinuar o uso do seu sistema de PDV (Ponto de Venda) em prol de uma ferramenta mais alinhada ao seu negócio e escolheu o USE, solução  fornecida pela Data System, empresa especialista em software de gestão para o varejo de calçados e roupas, que se tornou uma parceira da marca nas iniciativas de evolução nos negócios.

O principal desafio com a substituição era obter um sistema flexível, que atendesse às novas demandas da Constance e que promovesse um PDV sem atrito para facilitar as operações da rede.

“Para evoluir tecnologicamente e oferecer aos franqueados um sistema com linguagem moderna era indispensável olhar para o mercado e encontrar o sistema de PDV que melhor atendesse nossa operação. Escolhemos a Data System pela qualidade do atendimento, que inspira confiança e pelo sistema ser aderente ao nosso negócio. A flexibilização de customização da ferramenta para atender nossas necessidades também foi um diferencial comparado à concorrência”, revela Cassio Noronha, CEO da Constance, ao comentar sobre o processo de seleção do fornecedor, que envolveu vários líderes de mercado.

O início da operação do USE na Constance aconteceu por etapas e o rollout final foi realizado em menos de três meses em todas as lojas, incluindo próprias e franqueadas. Ao todo, 154 estabelecimentos passaram a operar, desde março, com o novo sistema, que atende tanto o backoffice quanto a frente de loja. A ferramenta fornece relatórios gerenciais e integra novas tecnologias que facilitam o processo de venda e a experiência do consumidor, como, por exemplo, o aplicativo checkout mobile, que permite finalizar a venda de forma simples e rápida em qualquer ambiente da loja.

De acordo com Rachel Mendonça, diretora de gestão de franqueado da Constance, o USE é intuitivo, rápido e fácil e a parceria firmada com a Data System permite implementar customizações para as novas necessidades que surgirem no dia a dia da operação. Uma delas foi durante a pandemia da Covid-19. Com a obrigatoriedade do fechamento das lojas, a Constance teve que se adaptar para continuar vendendo e a solução para ajudar nesta gestão foi  implementar mobilidade de pagamento, disponibilizado pelo  PDV da Data System.

“Houve queda de 70% nas vendas e, com a adoção do pagamento por link, conseguimos sustentar parte das vendas dos franqueados. Hoje, mesmo com a abertura das lojas, estamos operando com este recurso no Constance em Casa, sistema de delivery no qual os sapatos são levados para as clientes provarem no conforto e segurança de suas casas e o pagamento pode ser realizado por link ou checkout mobile. Tudo integrado ao sistema USE, o que traz segurança na gestão desse processo”, pontua Rachel.

A Constance entende a Data System como uma parceira que tem agregado na evolução das estratégias omnichannel. “Temos que acompanhar a evolução dos clientes, fornecendo soluções ágeis para as suas necessidades e preferências. Sem a Data System não conseguiríamos fazer com excelência a operação omnichannel que contempla a integração de canais, como checkout, provador delivery e vendas nas redes sociais. Em agosto, passamos a operar com carteiras digitais e o próximo passo será integrar os estoques entre franquias e implementar o Ship From Store, modelo que permite ao cliente retirar o pedido na loja física mais próxima”, adianta Noronha.

Para Rodrigo Roland, CEO da Data System, a estratégia da Constance mirando a omnicanalidade irá colocá-la entre as pioneiras no varejo de moda. “Nossa missão é permitir que a rede tenha estratégias flexíveis e possa fazer mudanças rápidas nos seus processos, que são amparados por nossa tecnologia. Queremos levar eficiência ao negócio e inteligência para gerar resultados que sejam positivos para a companhia, sanando qualquer impacto do dia a dia da operação”, finaliza Roland.

Atualmente, a Constance está presente 18 estados e conta 123 lojas franqueadas e 31 próprias, incluindo o recém-inaugurado outlet em Contagem, no Estado de Minas Gerais. Com 780 colaboradores, ainda para 2020 a empresa prevê a abertura de 20 lojas e mais 600 estabelecimentos até 2024.