De olho nas
exigências dos consumidores e demandas de mercado, marca de calçados inicia estratégia omnichannel com novo PDV, que integra
soluções móveis para pagamentos
Em busca de um sistema especialista e que
acelerasse suas iniciativas de inovação, a Constance, marca de calçados, bolsas
e acessórios femininos, decidiu descontinuar o uso do seu sistema de PDV (Ponto
de Venda) em prol de uma ferramenta mais alinhada ao seu negócio e escolheu o
USE, solução fornecida pela Data System, empresa especialista em software
de gestão para o varejo de calçados e roupas, que se tornou uma parceira da
marca nas iniciativas de evolução nos negócios.
O principal desafio com a substituição era obter
um sistema flexível, que atendesse às novas demandas da Constance e que
promovesse um PDV sem atrito para facilitar as operações da rede.
“Para evoluir tecnologicamente e oferecer aos
franqueados um sistema com linguagem moderna era indispensável olhar para o
mercado e encontrar o sistema de PDV que melhor atendesse nossa operação.
Escolhemos a Data System pela qualidade do atendimento, que inspira confiança e
pelo sistema ser aderente ao nosso negócio. A flexibilização de customização da
ferramenta para atender nossas necessidades também foi um diferencial comparado
à concorrência”, revela Cassio Noronha, CEO da Constance, ao comentar sobre o
processo de seleção do fornecedor, que envolveu vários líderes de mercado.
O início da operação do USE na Constance
aconteceu por etapas e o rollout final foi realizado em menos de três meses em
todas as lojas, incluindo próprias e franqueadas. Ao todo, 154 estabelecimentos
passaram a operar, desde março, com o novo sistema, que atende tanto o backoffice
quanto a frente de loja. A ferramenta fornece relatórios gerenciais e integra
novas tecnologias que facilitam o processo de venda e a experiência do
consumidor, como, por exemplo, o aplicativo checkout mobile, que permite
finalizar a venda de forma simples e rápida em qualquer ambiente da loja.
De acordo com Rachel Mendonça, diretora de gestão
de franqueado da Constance, o USE é intuitivo, rápido e fácil e a parceria
firmada com a Data System permite implementar customizações para as novas
necessidades que surgirem no dia a dia da operação. Uma delas foi durante a
pandemia da Covid-19. Com a obrigatoriedade do fechamento das lojas, a
Constance teve que se adaptar para continuar vendendo e a solução para ajudar
nesta gestão foi implementar mobilidade de pagamento, disponibilizado
pelo PDV da Data System.
“Houve queda de 70% nas vendas e, com a adoção do
pagamento por link, conseguimos sustentar parte das vendas dos franqueados.
Hoje, mesmo com a abertura das lojas, estamos operando com este recurso no Constance
em Casa, sistema de delivery no qual os sapatos são levados para as clientes
provarem no conforto e segurança de suas casas e o pagamento pode ser realizado
por link ou checkout mobile. Tudo integrado ao sistema USE, o que traz
segurança na gestão desse processo”, pontua Rachel.
A Constance entende a Data System como uma
parceira que tem agregado na evolução das estratégias omnichannel. “Temos que
acompanhar a evolução dos clientes, fornecendo soluções ágeis para as suas
necessidades e preferências. Sem a Data System não conseguiríamos fazer com
excelência a operação omnichannel que contempla a integração de canais, como
checkout, provador delivery e vendas nas redes sociais. Em agosto, passamos a
operar com carteiras digitais e o próximo passo será integrar os estoques entre
franquias e implementar o Ship From Store, modelo que permite ao cliente
retirar o pedido na loja física mais próxima”, adianta Noronha.
Para Rodrigo Roland, CEO da Data System, a
estratégia da Constance mirando a omnicanalidade irá colocá-la entre as
pioneiras no varejo de moda. “Nossa missão é permitir que a rede tenha
estratégias flexíveis e possa fazer mudanças rápidas nos seus processos, que
são amparados por nossa tecnologia. Queremos levar eficiência ao negócio e
inteligência para gerar resultados que sejam positivos para a companhia,
sanando qualquer impacto do dia a dia da operação”, finaliza Roland.
Atualmente, a Constance está presente 18 estados
e conta 123 lojas franqueadas e 31 próprias, incluindo o recém-inaugurado outlet
em Contagem, no Estado de Minas Gerais. Com 780 colaboradores, ainda para 2020
a empresa prevê a abertura de 20 lojas e mais 600 estabelecimentos até 2024.