Ferramenta de BI da companhia de tecnologia promove melhor
desempenho da área comercial da varejista de moda. Como resultado, empresa
registra 5% de melhoria na receita líquida em dois meses
A varejista de moda Estrela
Lojas conta agora com uma ferramenta de Business Intelligence, que foi
desenvolvida em parceria com a Data System, empresa especialista em tecnologias
de gestão para o varejo de calçados e roupas.
A decisão de investir numa ferramenta de BI
surgiu da necessidade de ter mais agilidade na detecção de informações
relevantes para o negócio e, como resultado das análises obtidas, a varejista
já obteve resultados ao reposicionar os produtos nas lojas, alcançando
crescimento de 5% na receita líquida somente em dois meses de uso, ou seja,
houve um melhor retorno sobre o estoque.
“O indicador não só nós dá condições de
estabelecer estratégias em tempo real para vender mais, como também vender
melhor, uma vez que podemos nos orientar nas compras de produtos que realmente
tenham mais giro e margem, evitando prejuízos com vendas abaixo do custo ou até
mesmo descarte”, comenta Augusto Batista Borin, diretor comercial da Estrela
Lojas.
Hoje, no varejo, muitos dados são gerados, mas
analisá-los sem uma ferramenta inteligente leva muito tempo e imprecisão. Para
Borin, a escolha pelo USE Analytics se deu porque, em comparação com os outros
softwares de mercado, ele se mostrou muito mais ágil no quesito de padronização
da informação que realmente é de interesse para o varejo de moda.
O USE Analytics utiliza a tecnologia Power BI da
Microsoft e foi implementado inicialmente na área comercial, trazendo mais
visibilidade e agilidade na tomada de decisões relacionadas aos três mil
produtos distribuídos por 30 lojas, que estão localizadas na grande São Paulo.
“Conseguimos enxergar quais as marcas têm mais
giro e margem de lucro, o que nos dá visibilidade para ajustar o mix de
produtos nas lojas de acordo com o momento e nossas estratégias”, aponta Borin,
acrescentando que, nos últimos meses, por exemplo, identificou queda nas vendas
de calçados femininos com salto e aumento de vendas de tênis.
Na versão mobile do BI, a Estrela Lojas acompanha
três principais indicadores: Peças Unitárias, Produto por Atendimento e Retorno
sobre Estoque, que garantem a produtividade e premiação dos vendedores. A
próxima etapa, em conjunto com a Data System, será criar dashboards para outras
áreas da empresa, como compras, financeiro e logística.
Para Rodrigo Roland, CEO da Data System, um dos
maiores resultados do USE Analytics é conseguir mensurar os resultados sobre os
investimentos. “Graças à plataforma, a Estrela Lojas consegue enxergar aonde os
esforços valem mais a pena e as práticas que devem ser diminuídas ou extintas
e, com isso, melhorar seu desempenho e lucro”, finaliza Roland.