Estrela Lojas implementa Business Intelligence com a Data System


Ferramenta de BI da companhia de tecnologia promove melhor desempenho da área comercial da varejista de moda. Como resultado, empresa registra 5% de melhoria na receita líquida em dois meses

A varejista de moda Estrela Lojas conta agora com uma ferramenta de Business Intelligence, que foi desenvolvida em parceria com a Data System, empresa especialista em tecnologias de gestão para o varejo de calçados e roupas.

A decisão de investir numa ferramenta de BI surgiu da necessidade de ter mais agilidade na detecção de informações relevantes para o negócio e, como resultado das análises obtidas, a varejista já obteve resultados ao reposicionar os produtos nas lojas, alcançando crescimento de 5% na receita líquida somente em dois meses de uso, ou seja, houve um melhor retorno sobre o estoque.

“O indicador não só nós dá condições de estabelecer estratégias em tempo real para vender mais, como também vender melhor, uma vez que podemos nos orientar nas compras de produtos que realmente tenham mais giro e margem, evitando prejuízos com vendas abaixo do custo ou até mesmo descarte”, comenta Augusto Batista Borin, diretor comercial da Estrela Lojas.

Hoje, no varejo, muitos dados são gerados, mas analisá-los sem uma ferramenta inteligente leva muito tempo e imprecisão. Para Borin, a escolha pelo USE Analytics se deu porque, em comparação com os outros softwares de mercado, ele se mostrou muito mais ágil no quesito de padronização da informação que realmente é de interesse para o varejo de moda.

O USE Analytics utiliza a tecnologia Power BI da Microsoft e foi implementado inicialmente na área comercial, trazendo mais visibilidade e agilidade na tomada de decisões relacionadas aos três mil produtos distribuídos por 30 lojas, que estão localizadas na grande São Paulo.

“Conseguimos enxergar quais as marcas têm mais giro e margem de lucro, o que nos dá visibilidade para ajustar o mix de produtos nas lojas de acordo com o momento e nossas estratégias”, aponta Borin, acrescentando que, nos últimos meses, por exemplo, identificou queda nas vendas de calçados femininos com salto e aumento de vendas de tênis.

Na versão mobile do BI, a Estrela Lojas acompanha três principais indicadores: Peças Unitárias, Produto por Atendimento e Retorno sobre Estoque, que garantem a produtividade e premiação dos vendedores. A próxima etapa, em conjunto com a Data System, será criar dashboards para outras áreas da empresa, como compras, financeiro e logística.

Para Rodrigo Roland, CEO da Data System, um dos maiores resultados do USE Analytics é conseguir mensurar os resultados sobre os investimentos. “Graças à plataforma, a Estrela Lojas consegue enxergar aonde os esforços valem mais a pena e as práticas que devem ser diminuídas ou extintas e, com isso, melhorar seu desempenho e lucro”, finaliza Roland.