Sovos foca em logística integrando serviço de cálculo tributário à solução de mensageria de transporte

 

 

Com a mudança de comportamento do mercado após a pandemia da Covid-19, muitos setores foram impactados, entre eles, o da logística, que ampliou sua capacidade, principalmente em função do elevado consumo por meio do e-commerce. Esse movimento tornou essencial a adoção da gestão automatizada para os processos tributários, área sensível nas empresas em função da sua complexidade.

De olho neste cenário, a Sovos do Brasil, filial brasileira de uma das maiores empresas de soluções de inteligência fiscal, acaba de lançar uma integração específica para o segmento logístico e de transporte, que une seu tradicional motor de cálculo tributário, o Taxrules, à sua solução de mensageria, o Smart DF-e, que emite e recepciona o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), documento digital que é exigido no transporte de mercadoria e cargas em qualquer modal, seja rodoviário, aéreo, ferroviário ou aquático.

Na prática, essa integração, inédita no mercado, permite que seja validado corretamente o cálculo da tributação da CT-e, o que significa obter uma informação íntegra para o envio ao governo, assim como o exato recolhimento do imposto. “Estamos automatizando esse processo para as empresas obterem agilidade, redução de custos com equipes internas e de riscos nos erros da tributação, que pode impactar em autuações e até mesmo a apreensão de mercadorias numa fiscalização durante o trânsito dos produtos”, explica Zuza de Carvalho, diretor de produtos da Sovos.

De acordo com Carvalho, nenhuma solução de mensageria, que comunica as informações dos softwares de gestão integrada (ERP) ou de gerenciamento de transporte (TMS) das empresas com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), analisam o conteúdo tributário, trazendo riscos às operações. “Com o Taxrules inserido nesse processo, as empresas poderão garantir o acompanhamento das informações tributárias por meio de um serviço que mantém os cálculos de tributos atualizados constantemente a partir da inteligência artificial e do trabalho de uma equipe de advogados tributaristas que acompanham todas as mudanças das normas federal, estadual e municipal”, explica o executivo.

Entre as vantagens do Smart DF-e, que é utilizado atualmente por grandes empresas de varejo e indústrias, está sua capacidade de rodar na nuvem, ter alta escalabilidade e estabilidade, pois os arquivos ficam guardados em formato XML por até dez anos, além de ter integração com qualquer software de gestão.