Duas Rodas Industrial conquista análises estratégicas mais precisas com solução QlikView de BI

Em busca de uma visão unificada de sua operação, unindo a visão sobre o desempenho no atendimento a seus clientes, a evolução comercial de seus produtos e os resultados trazidos pelos representantes espalhados por todo o País, a Duas Rodas Industrial, referência latino-americana na produção de aromas e condimentos para o setor alimentício, encontrou na tecnologia de BI (Business Intelligence) QlikView, desenvolvida pela sueca QlikTech, uma solução para atender todas suas necessidades.
Utilizando a ferramenta desde junho de 2008, a Duas Rodas hoje consegue criar cenários que permitem a avaliação do fluxo dos negócios sob diversas óticas, assegurando o desenvolvimento sustentável de sua operação, que está sediada em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, e produz uma gama diversificada de 3 mil artigos produzidos e uma rede de 10 mil clientes.
A implementação da tecnologia, assim como a prestação dos serviços de suporte e treinamento foram proporcionadas pela Nórdica Software, master reseller da solução QlikView no Brasil. A equipe de TI da empresa replicou o conhecimento adquirido a todos os usuários que necessitavam da ferramenta de análise, entre eles, gerentes e coordenadores de vendas, analistas de marketing e de custos, até o diretor comercial.
Os processos de venda do sistema e acompanhamento das etapas do projeto foram realizados pela Bilden Negócio, parceira da Nórdica Software em Santa Catarina. A decisão da Duas Rodas em adotar a tecnologia surgiu da necessidade da indústria por um aplicativo que concentrasse atributos como a flexibilidade para atualização, simplicidade de navegação e a possibilidade de configurar todas as visões requeridas das operações para amparar as decisões dos gestores das áreas de produto, marketing, comercial, vendas e custos.
“Tínhamos alguns percalços com a ferramenta anterior como a dificuldade na geração de relatórios, que eram extremamente estáticos, inviabilizando o filtro e o tratamento das informações, funcionalidades que são necessárias para que as avaliações estratégicas sejam mais assertivas e ações ágeis e seguras”, explica Hilton Siqueira Leonetti, diretor comercial da Duas Rodas Industrial.

Segundo o diretor comercial, a centralização dos dados de várias fontes disponibilizada pela ferramenta trouxe uma percepção unificada e transparente do desempenho de toda a organização, verticalizada em clientes, produtos e representantes, além de consolidar os dados da matriz e das filiais localizadas em Sergipe e no Amazonas.
Após um balanço dos ganhos obtidos, a companhia conclui que já foi praticamente alcançado o retorno do investimento (ROI), ou pelo menos grande parte dele. “Estabelecemos uma visão uniforme dos resultados alcançados em cada unidade por meio da integração do QlikView com os bancos de dados da solução de ERP (Enterprise Resource Planning) utilizada pela organização”, ressalta Valmir Pereira, supervisor de TI da Duas Rodas.
Para as atividades de marketing, por exemplo, o QlikView permitiu a facilidade na composição de cenários de performance de várias situações, como as vendas por região, os índices de recompra, a avaliação do desempenho dos nichos de produtos, o atendimento e as vendas a partir dos estudos de mercado. “Como monitoramos um vasto portfólio de itens e uma extensa carteira de clientes, o aplicativo foi fundamental gerenciarmos essa grande quantidade de informações mercadológicas”, afirma Joseane Leone, gerente de marketing da Duas Rodas, que é usuária do sistema.
A empresa pretende expandir o uso da tecnologia para as áreas de logística e pesquisa e desenvolvimento, assim como futuramente para Recursos Humanos, Financeiro e demais departamentos. “Outra potencialidade do QlikView disponível que pretendemos explorar é o acesso ao aplicativo via smartphones, pois atualmente os usuários só interagem com a solução quando estão conectados aos seus notebooks e desktops”, complementa Pereira.Com uma vertente voltada ao comércio exterior, a Duas Rodas tem planos traçados para integrar em 2011 o software às filiais estrangeiras, situadas nos países Argentina, Chile, Peru e México. Detentora de um parque fabril que totaliza mais de 115 mil metros quadrados, a corporação engloba diferentes divisões de atuação: Aromas, Condimentos e Aditivos, Produtos para Sorvetes, Agroindustrial e Soluções Integradas. Além de atender ao mercado interno, a companhia exporta para continentes como América Latina, América do Norte, Europa, Ásia e África.