Adubos Araguaia adquire software de gestão da SAP

Misturadora de fertilizante e distribuidora de produtos agropecuários implementa tecnologia da SAP, que será monitorada e suportada pela Sonda Procwork

Baseada em três pilares que fazem com que se sobressaia no mercado de agronegócios; oferta personalizada, logística de entrega rigorosa e uso de matérias-primas de primeira qualidade, a Adubos Araguaia, uma das principais misturadoras de fertilizantes do Centro-Oeste do Brasil, adotou a ferramenta de ERP (Enterprise Resource Planning) da SAP para suportar o crescimento esperado pela indústria.

Com mais de 23 anos no mercado e uma carteira que excede 40 mil clientes ativos, a indústria selecionou a Sonda Procwork, maior empresa latino-americana de TI e principal parceira da SAP, para cuidar de todo o projeto, que vai da venda da licença de uso à implementação, passando pelo monitoramento 24x7, suporte e pela manutenção do sistema.

O projeto, batizado como Projeto Raiz, baseia-se no modelo SAP Fast Start e envolve o apoio da Sonda Procwork para auxiliar a Adubos Araguaia no melhor aproveitamento e uso do SAP. “Com o suporte ao acompanhamento remoto oferecidos pela integradora, teremos condições de extrair o melhor da ferramenta e ainda evoluirmos com segurança”, conta Emival Machado da Silveira, presidente da Adubos Araguaia.

Posicionada como uma das maiores e mais respeitadas misturadoras de fertilizantes de Goiás e Distrito Federal, a corporação, que utilizava uma solução desenvolvida internamente, optou pelo template pré-configurado fornecido pela Sonda Procwork para o segmento de agribusiness, o que garante o acesso às melhores tecnologias mundialmente testadas que podem ser implementadas rapidamente e agregam o melhor custo-benefício.

“Nosso principal objetivo é alcançar ganhos em relação à segurança, agilidade e confiança das informações compartilhadas para garantir exatidão em nossa tomada de decisão e, com isso, dar maior visibilidade externa em relação às ações executadas”, afirma o executivo.

Os primeiros módulos que passaram a operar na companhia foram finanças, controladoria, administração de materiais, vendas e distribuição, produção, qualidade e ativo imobilizado.

Segundo o presidente, o sistema apoiará os processos de compras e produção como um todo, que passarão a ter um trâmite de administração mais assertivo. A expectativa é reduzir o tempo de processamento dos dados gerenciais em nove dias. Antes, os gestores só tinham acesso aos indicadores estratégicos a partir do 12º dia útil. A meta é assegurar que a consulta possa ser realizada já no 3° dia útil.

A Adubos Araguaia possui unidades fabris em Anápolis e Catalão, ambas em Goiás, e uma no Distrito Federal, em Brasília, além de oito lojas para comercialização dos produtos veterinários, nutrição animal, defensivos agrícolas, sementes, implementos agrícolas e fertilizantes. O sistema, pré-configurado de ERP, inclui uma interface com o software de gestão implantado para o controle das lojas, que é específico para o setor de varejo.

Visando alcançar a sua capacidade máxima de produtividade, que consiste em 1,9 milhões de toneladas de produtos por ano, e manter sua liderança no mercado do centro-oeste, a Adubos Araguaia tem como parceira a Sonda Procwork, que permitirá à indústria a evolução no uso da solução, que engloba o monitoramento 24 x 7 e o seu gerenciamento, assim como o acompanhamento de todo o ambiente sistêmico e operacional remotamente através do PW.NOC (Network Operation Center).

“Esta é mais uma iniciativa da Sonda Procwork para sair à frente com uma opção diferenciada e única no mercado de comercialização do software alemão, que beneficiará as organizações de pequeno e médio portes através de uma oferta que possibilita a entrada rápida ao universo da tecnologia líder global em gestão”, resume Gutembergue Lima, diretor regional responsável pelas operações da Sonda Procwork em Minas Gerais e nas regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste.