Sonda Software lança solução pioneira para atendimento ao NOVOEX

Em substituição ao antigo sistema integrado de Comércio Exterior (Siscomex), companhia lança o pw.CE NOVOEX, primeiro software do mercado para atender à nova exigência federal. A solução já está sendo utilizada pela WEG, maior fabricante latino-americana de motores elétricos

Para atender ao novo módulo do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), denominado NOVOEX, que entra em vigor a partir de 15 de março, a Sonda Software, empresa do Grupo Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, lança o pw.CE NOVOEX, primeiro software do mercado disponível para as empresas enquadradas nesta obrigatoriedade.

A modernização no órgão governamental se fez necessária diante do expressivo aumento das exportações brasileiras nos últimos anos e do surgimento de novas tecnologias, além da defasagem tecnológica do módulo anterior. Integrado ao tradicional software de comércio exterior da Sonda Software, o pw.CE, única tecnologia homologada oficialmente pela SAP na América Latina como parte integrante do seu software de gestão (ERP, do inglês Enterprise Resource Planning), o pw.CE NOVOEX foi desenvolvido com base nas funcionalidades de registros nativas do pw.CE, respeitando as especificações da SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Isso quer dizer que o processamento das informações de exportação são extraídas de maneira online no SAP. “A nova solução foi desenvolvida com linguagem de última tecnologia e de fácil instalação, minimizando oscilações dos ambientes de internet por não usar browser para simular um usuário no upload e consulta dos registros”, pontua o coordenador do produto pw.CE da Sonda Software, Alexandre Gera. O executivo ressalta que a companhia disponibilizou a solução pw.CE NOVOEX assim que foi anunciada a entrada em produção do sistema pelo Governo Federal, em novembro do ano passado.

A WEG, que adotou a nova solução e era usuária do pw.CE da Sonda Software há 4 anos, já sente os benefícios da tecnologia. “Obtivemos redução no tempo de transmissão dos registros de exportação, que conta com um elevado número de anexos, o que otimizou o tempo de geração da documentação de exportação”, comenta Marcos Luis Kretzchmer, responsável pela implementação da tecnologia.

O NOVOEX migrou da plataforma do (Sisbacen) Sistema de Informações do Banco Central para a plataforma do (Serpro) Serviço Federal de Processamento de Dados. “A transição do sistema antigo do governo para o novo traz para o mercado de exportadores o impacto da necessidade legal de atualizarem suas soluções de softwares, mantendo-se assim em dia com a legislação”, explica o diretor de pesquisas e desenvolvimento da Sonda Software, Eduardo Borba.

Segundo o executivo, o pw.CE NOVOEX entra em produção em clientes dos segmentos alimentícios, de aços, eletrodomésticos, motores elétricos, papel e celulose e de óleo e gás. “Já atendemos às necessidades de clientes atuais. O próximo passo é adaptar a solução para outros Exportadores que terão esta obrigatoriedade selada”, finaliza Borba.