DO BRASIL PARA O MUNDO: GRUPO ARG SUSTENTA SEU CRESCIMENTO COM APOIO DO SOFTWARE DE GESTÃO DA SAP


Empresa mineira de construção civil pesada é a primeira a replicar o template do software de gerenciamento adotado na matriz brasileira para a sua operação africana

Para a construtora ARG, empresa mineira responsável por grandes obras no Brasil e no exterior, o crescimento estrutural e econômico de suas operações está, intrinsecamente, relacionado à qualidade e entrega de suas obras no prazo acordado com o cliente. A união desses fatores encontra alicerce na ferramenta de gestão empresarial da SAP, que documenta, mantém e melhora continuamente a eficácia das obras e dos projetos da companhia através da centralização das informações em tempo real.
De acordo com o superintendente administrativo do Grupo ARG, Antônio de Pádua Pereira, para obter um crescimento sustentado é imprescindível investir em aplicações de TI (Tecnologia da Informação) que estejam alinhadas às melhores práticas do mercado. “Planejando ter clientes e operações em outros países, identificamos que era necessário gerenciar as informações de modo estratégico a partir de uma plataforma única e que tivesse abrangência mundial. O ERP (Enterprise Resource Planning) que melhor se adequou aos nossos requisitos foi o SAP”, conta Pereira.
O projeto ficou a cargo da Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação e principal parceira da SAP na América Latina. “A consultoria detém um template do ERP da SAP específico para o mercado de engenharia e construção. Por se tratar de uma solução SAP pré-configurada, desenvolvida com base na experiência da Sonda IT em projetos para nosso setor, não tínhamos dúvidas da sua capacidade em atender as necessidades da ARG”, considera Pereira.
Implementada há quase cinco anos na sede da empresa, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a solução trouxe resultados significativos para a ARG. “Eliminamos os retrabalhos, obtivemos o acesso a informações mais seguras e coesão entre as atividades, além de uma análise gerencial mais precisa. A conquista desses novos parâmetros de gestão foi o ponto alto para expandirmos nossa atuação para o mercado internacional”, lembra o executivo, acrescentando que a parceria não parou por aí.
Do Brasil, a ARG seguiu para a Guiné Equatorial, país situado na parte ocidental da África, onde também foi  utilizada a tecnologia da SAP. Pioneiro no Brasil na implementação da ferramenta no país africano, o projeto de roll out ficou a cargo da Sonda IT e envolveu um grande esforço por parte das duas empresas, pois ainda não havia localização do software na região.
A iniciativa demandou um trabalho conjunto para adequação do sistema à legislação do continente, com base em um mapeamento realizado por uma consultoria africana, especialmente contratada para levantar as exigências locais que deveriam ser atendidas. O template brasileiro foi replicado com os mesmos módulos utilizado no Brasil.
Atualmente, a tecnologia está beneficiando usuários no Brasil e na África. O template garantiu o controle de todas as obras da construtora, que também possui escritórios na Bolívia e em outros Estados brasileiros, como  Rio de Janeiro
Para Gutembergue Lima, diretor da regional da Sonda IT em Minas Gerais, a parceria com a ARG tem um grande valor estratégico, pois reforça a confiança do mercado de construção na expertise da integradora, principalmente em um momento como este, em que a procura por soluções de gestão está em alta devido à intensidade em que se encontra o segmento imobiliário e as obras públicas.
Atualmente, a Sonda IT mantém um contrato de manutenção com a ARG para a atualização do SAP e dos aplicativos fiscais da Sonda IT. “A Sonda é uma parceira nossa desde o início do projeto SAP, que, por sinal, foi muito bem sucedido e se tornou um caso de referência. Pretendemos manter essa aliança de sucesso em qualquer outra nova demanda e em processos que já utilizamos”, finaliza Pereira.