A partir de janeiro, as logomarcas Sonda Procwork,
Sonda Software, Sonda Telsinc e Sonda Kaizen deixam de existir e passam a
integrar o domínio de uma única marca no Brasil, a Sonda IT
Após
um ano de consolidação das empresas de TI compradas no Brasil pela chilena
Sonda, a operação nacional da companhia unifica suas marcas no País e passa a
operar sob o domínio de uma única bandeira, a Sonda IT.
As consagradas empresas Sonda Procwork, Sonda Software, Sonda Telsinc e Sonda
Kaizen, que nasceram das três aquisições realizadas no território brasileiro ao
longo de 2010 - Soft Team, Telsinc e Kaizen, e da incorporação da Procwork, em
2007, deixam de existir dando lugar a uma estrutura que passa a compor três
unidades, intituladas Serviços de TI, Aplicativos e Plataformas.
Sob a presidência de Carlos Henrique
Testolini, a unificação das marcas representa para a organização uma nova
etapa, onde, atualmente, a companhia é responsável pelo maior leque de produtos
e serviços de TI do País. Herdado de empresas que trouxeram consigo histórias
de sucesso, o portfólio da Sonda IT é um legado que transformou o Brasil na
segunda maior operação do grupo, atrás apenas do Chile, onde está localizada a
matriz da Sonda, fundada em 1974.
De prestadores de serviços de TI à implementadores de importantes tecnologias,
como SAP, Cisco, EMC e VMware, cada empresa adquirida no Brasil tem grande
representatividade junto à estratégia da Sonda IT na criação de uma grande
integradora no País. Este mesmo objetivo reflete também na América Latina,
motivando a matriz chilena a iniciar um plano de investimentos da ordem de US$
500 milhões para o triênio de 2010
a 2012, que envolveu os dez países onde a companhia está
presente.
O Brasil, sem dúvida, é o precursor deste motor para a operação. Das seis
compras realizadas, três ocorrerem no País e as demais, pontualmente, em
diferentes localizações, tais como México, Argentina e Chile. “Transformamos a
companhia, tradicional fornecedora de serviços
de TI e softwares aplicativos, em um grande player no mercado de soluções
de infraestrutura para data centers, virtualização, imagem, telecomunicações e
segurança”, reflete Testolini.
Segundo o executivo, finalizado o período de integração entre as operações que
passaram a fazer parte do grupo no País, o momento agora é ir ao mercado. Já
estão previstos para 2012 investimentos de cerca de R$ 10 milhões para as
ofertas de Data Center e Cloud Computing, assim como será lançada uma solução
de mobilidade, todas integrando as três unidades de negócios – Serviços de TI,
Aplicativos e Plataformas.
Outra iniciativa foi criar duas novas diretorias corporativas, a comercial, que
reunirá a gestão dos 20 maiores clientes da operação brasileira, e a de
governo, que inclui atividades para a Copa do Mundo e Olimpíadas.
As cinco regionais espalhadas pelo Brasil
– Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Joinville, também
passam a desenvolver ofertas das três verticais e, em locais onde havia
escritórios das empresas adquiridas, toda a estrutura já está integrada em um
único site.
“Atrás de cada uma das marcas, hoje
existe um grupo de pessoas muito mais forte e competitivo para atuar neste
mercado tão desafiador. Juntos e sob uma única bandeira, a da Sonda IT, soma-se
toda a tradição de produtos e serviços inovadores que antecipam as demandas do
mercado”, finaliza Testolini.