Leroy Merlin faz da tecnologia sua aliada para garantir a melhoria no atendimento ao cliente

Enquanto o mercado busca na retração de investimentos uma garantia para se manter estável durante a crise econômica, é possível detectar empresas que estão na contramão desta tendência e que vêem no aprimoramento de seus processos a melhor saída para superar a instabilidade financeira e ainda crescer. Este é o caso da Leroy Merlin, rede de home centers do setor de varejo de material de construção, que aposta na TI (Tecnologia da Informação) para impulsionar seus negócios através da melhoria na relação com seus clientes, o que envolve desde o acompanhamento rigoroso da disponibilidade de seus produtos até a agilidade no atendimento. Com base neste conceito, a Leroy Merlin transferiu parte de suas atividades de desenvolvimento de projetos e suporte para a Sonda Procwork, maior empresa latino-americana de TI, que instalou um Núcleo de Serviços com 25 profissionais na central administrativa da rede para atender a toda a demanda do home center, que compõe 18 lojas, sendo cada uma delas responsável pela comercialização de mais de 65 mil itens.O contrato, firmado para um prazo de 36 meses, inclui a integração entre os processos da matriz francesa com o Brasil, além do desenvolvimento de aplicativos para as demandas locais. Segundo o diretor de TI da Leroy Merlin, Anderson Cunha, somente neste segundo semestre o cronograma conta com 25 projetos, que somados resultarão em 21,5 mil horas de desenvolvimento. “A terceirização na Leroy Merlin não está voltada para a redução de custos e sim para a viabilidade de projetos com a garantia de serem executados de forma profissional e que os mesmos suportem nossa necessidade de agilidade para melhor atender o cliente”, comenta Cunha. Com uma cultura de terceirização já empregada na companhia, Cunha explica que sua estrutura interna de TI é enxuta e focada apenas para as demandas de rotina. Todo o resto é executado através da terceirização. “Nosso objetivo com a Sonda Procwork é obter um serviço profissional de desenvolvimento e suporte para a manutenção e evolução dos projetos, com a segurança de que por traz desse núcleo há uma companhia consolidada suportando nossos processos”, resume o executivo.Entre os projetos que estão sendo executados, as prioridades da Leroy Merlin envolvem várias frentes, que sempre culminam na qualidade de atendimento ao cliente. Um dos desenvolvimentos envolve o projeto de rádio freqüência, que permitirá a criação de ofertas a partir da mudança de preço de um grupo de produtos simultaneamente, assim como irá assegurar a diminuição de duplicidade de valores das mercadorias, evitando problemas para o cliente.No quesito de agilidade para seus colaboradores, que somam mais de 3,5 mil profissionais, uma das metas é gerar soluções que atendam às demandas específicas, como a elaboração de relatórios sob medida. Já no processo entre compra e venda, a Leroy Merlin tem como prioridade as soluções que permitam reagir rapidamente às oscilações do mercado para manter seus resultados dentro dos parâmetros previstos, como é o caso das mudanças nas tributações pagas na origem, que poderão ser repassadas imediatamente aos produtos para evitar prejuízo nas vendas.E as melhorias não param por aí. A tecnologia será a aliada para o acompanhamento da demanda de produtos em relação às suas evoluções de vendas, evitando a falta de alguma mercadoria em uma determinada loja, enquanto outra mantém disponível um grande volume do produto em seu estoque. Outro benefício será detectar produtos que faltam nas prateleiras, que são acusados no momento em que o aplicativo faz a verificação geral de preços.Para a Sonda Procwork, que recentemente estruturou sua operação para atuar de forma verticalizada em segmentos-alvo, como é o caso do varejo, o contrato firmado com a Leroy Merlin demonstra que a estratégia adotada pela consultoria, de promover a integração entre a frente de loja e o back office, é a principal demanda deste mercado.“Nossa oferta para o comércio envolve desde as necessidades em infra-estrutura até a nossa expertise em serviços, que são amplamente sustentadas através de um portfólio completo que passa a ser comercializados através de pacotes específicos que foram desenvolvidos com base nas carências do segmento”, conclui Maurício Hirata, diretor de vendas para o setor de indústria e comércio.