Milênia firma parceria com a Sonda Procwork para atender ao Sped e realizar o Upgrade do SAP

Integrada ao grupo israelense ao qual pertence, Makhteshim Agan, considerado o conglomerado de empresas mais avançado do mundo na produção de substâncias personalizadas para usos especiais (química fina), a Milênia Agrociências, companhia especializada no fornecimento de produtos para proteção da lavoura, com unidades industriais em Londrina(PR) e Taquari e Cruz Alta(RS), mantém estrategicamente um alto padrão de exigência quando se trata de Tecnologia da Informação (TI).
Para estar sempre alinhada às técnicas de gestão mais evoluídas, a organização firmou uma parceria há dez anos com a Sonda Procwork, maior empresa latino-americana de TI, que vem se renovando até hoje. Entre os projetos realizados em conjunto com a integradora, está a entrega dos arquivos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) Contábil dez dias antes do prazo estipulado pela Receita Federal, enquanto o go-live do SPED Fiscal ocorreu no início do mês de agosto, praticamente 45 dias antes da data obrigatória de entrega.
A antecipação dos prazos de entrega das soluções contábil e fiscal do SPED foi garantida pelo uso do software PW.SATI da consultoria. “Optamos por adotar a tecnologia de SPED da Sonda Procwork por estarmos familiarizados com o sistema tributário deles, também porque percebemos que ela nos proporcionaria mais consistência aos processos e significaria o melhor custo-benefício comparado aos outros produtos similares”, conta Glaércio Schenatto, gerente de TI da Milênia.
Além do cumprimento ao novo processo digital de fechamento contábil e fiscal, a integradora também foi selecionada para a implementação do aplicativo de Nota Fiscal Eletrônica e para a migração técnica do sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) SAP da versão 4.7 para a ECC 6.0, que entrou no ar no último dia 13 de outubro. O sistema contempla os módulos de Finanças, Ativo Fixo, Controladoria, Administração de Materiais, Vendas e Distribuição, Produção e Qualidade, Manutenção e Gerenciamento de Fundos e é acessado por 190 usuários.
Assim como a migração, a Sonda Procwork, foi responsável no passado pela migração de outras versões do SAP na Milênia. “Sempre costumamos avaliar as melhores opções de serviços e produtos no mercado sob diversos aspectos, no entanto nossa parceria se consolidou por já termos comprovado o know-how, a competência e a facilidade da integradora em apresentar ofertas que se adequam perfeitamente às nossas expectativas, inclusive dispondo de uma proximidade de atendimento, que é realizado por sua regional de Curitiba”, comenta o executivo.
Apesar de a emissão das faturas no formato eletrônico ser obrigatória apenas no Estado do Mato Grosso, onde está localizada uma das filiais da indústria, a Milênia decidiu replicar o sistema para todas as unidades e se antecipar à legislação do Rio Grande do Sul e Paraná. O PW.NF-e, que entrou em vigor no início de janeiro deste ano, contemplou o processamento de aproximadamente 3.500 notas emitidas mensalmente pela organização. Além do aplicativo de Nota Fiscal Eletrônica, a Milênia também adotou o PW.TP, ferramenta que auxilia as empresas do mesmo Grupo no controle das receitas e dos custos de exportações e importações respectivamente.
A migração técnica da solução SAP será a base para a equipe de TI iniciar um levantamento de todos os processos de negócio para avaliar o desempenho dos métodos empregados e como melhor estruturá-los. Após a migração, o próximo passo será a implementação de novos módulos como o Financial Supply Chain Management (FSCM), Business Information Warehouse (BW) e Business Objects (BO) e continuar consolidando os laços com a Sonda Procwork para usufruir de suas práticas inovadoras para o mercado. Segundo Schenatto, a atualização assegurará que a Milênia obtenha o máximo aproveitamento das novas funcionalidades do aplicativo, que podem passar a suprir a demanda tecnológica atual e futura da companhia.
Para Sergio Souza, diretor da regional Paraná da Sonda Procwork, a parceria entre as empresas se fortalece a cada ano impulsionada pela constante troca de conhecimento entre os colaboradores das duas equipes, o que resulta em uma metodologia de trabalho mais aderente aos objetivos da fabricante de defensivos agrícolas. “Nosso time se mantém atualizado de acordo com as novas exigências dos negócios e da estratégia da organização, que está alinhada às tendências internacionais, levando para a operação da Milênia as melhores práticas do uso da TI no setor industrial”, destaca Souza.
Ocupando o sexto lugar no ranking brasileiro do segmento, a companhia detém 6% de participação no mercado de defensivos agrícolas no Brasil e representa hoje 18,74% dos negócios do Grupo Makhteshim Agan. Com cerca de 800 colaboradores, a Milênia oferece um dos mais completos portfólios, formado por 85 produtos entre intermediários químicos orgânicos e inorgânicos e defensivos agrícolas – herbicidas, fungicidas, inseticidas, acaricidas e adjuvantes, que geram um faturamento de US$ 499 milhões por ano. A indústria conta com seis filiais e sete regionais de vendas que realizam a interface com cooperativas, revendas e produtores de todo o país e do exterior.