Sonda Procwork entrega no prazo os arquivos do Sped fiscal de 203 clientes

A Sonda Procwork, maior empresa latino-americana de TI, finaliza a entrega do SPED Fiscal de 203 clientes com a sensação de dever cumprido. De acordo com os dados divulgados pela Receita Federal, dos 180 mil arquivos previstos para serem entregues, 140 mil cumpriram o prazo. Desses, 16,8 mil foram intermediados pela Sonda Procwork, o equivalente ao percentual de 12%.
“Esse número, que representa a totalidade de arquivos de nossos clientes, é uma referência importante no mercado e só foi possível devido aos investimentos realizados pela companhia para apoiar as empresas dentro do prazo limite de entrega”, afirma Eduardo Borba, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Sonda Procwork.
O executivo ainda comenta que o SPED Fiscal, por exemplo, necessitou de 151 registros e a Sonda Procwork, através de seu núcleo de serviços fiscais, conseguiu adaptar todas as exigências da Receita Federal devido ao volume de projetos que foram desenvolvidos pela consultoria em diferentes segmentos.
Dos 284 projetos de implementação consolidado pela Sonda Procwork, entre SPED Fiscal e Contábil, em grande parte a integradora auxiliou o cliente nos ajustes de seus sistemas para a perfeita aderência ao modelo orientado pelo Fisco. “Neste quesito, saímos à frente dos desenvolvedores de software, por exemplo, que só dominam o conteúdo de dados gerados em seus sistemas”, finaliza Carlos Kazuo Tomomitsu, diretor sênior da área de Business Solutions da Sonda Procwork.
O resultado da força-tarefa realizado para o SPED foi considerado acima do esperado e teve como base dois principais diferenciais da Sonda Procwork em relação aos demais fornecedores: o primeiro foi a capacidade de atendimento aos projetos em um curto prazo de tempo devido ao pool de serviços disponibilizado com a criação de um núcleo fiscal, que concentrou 160 profissionais especializados para atender à demanda do mercado.
O segundo quesito deve-se ao conhecimento da integradora em operar com a gestão das informações dos clientes de ponta a ponta, o que facilitou o entendimento em relação ao principal gargalo da operação do SPED, que foi detectar a origem da informação para que ela pudesse ser extraída e registrada nos arquivos exigidos pelo governo.
Vale ressaltar que o PW.SATI-SPED originou-se do tradicional sistema fiscal PW.SATI, responsável pela apuração de cerca de 63,7% dos impostos gerados no Brasil através de 300 empresas usuárias, o que traduz o entendimento da integradora em relação às demandas de informações exigidas pela Receita Federal.