Ericsson garante agilidade e otimização de tempo com emissão de notas fiscais eletrônicas

O fim das notas fiscais em papel representa benefícios que envolvem desde o meio ambiente até a redução de gastos empresariais, como a diminuição de custos de impressão, o arquivamento e a limitação da concorrência desleal - ou seja, a sonegação de impostos. Mas para algumas corporações, a obrigatoriedade fica além dessas vantagens, que são fatores decisivos na hora de adquirir a tecnologia para a emissão da nota fiscal eletrônica.
Este é o caso da Ericsson Brasil, líder no mercado de sistemas para comunicações e maior empresa global de serviços de telecomunicações, com marcas comercializadas em mais de 140 países do mundo. A divisão brasileira apostou na solução de NF-e da SAP, projeto realizado pela Sonda Procwork, maior empresa latino-americana de tecnologia da informação (TI) e principal parceira SAP, e hoje obtém 100% dos resultados esperados.
A implementação da solução foi iniciada em maio deste ano e após quatro meses, a operação foi concluída. O projeto envolveu treinamento aos 60 usuários diretos das áreas fiscais, contábeis e de delivery divididas entre as três filiais da empresa que utilizam a solução fiscal. Para o diretor de impostos da Ericsson Brasil, José Laudy de Souza, a expectativa é que o número de notas fiscais eletrônicas aumente em 10% em relação a todo o volume gerado. “Assim que todos os fornecedores e parceiros adotarem a solução fiscal, o processo online se estabelecerá por completo”, explica ele.
E as vantagens que a solução trouxe para a companhia não param por aí. Segundo Souza, com a adoção, a Ericsson passa a manter a transparência nas obrigações da SEFAZ (Secretária da Fazenda do Estado), além de garantir maior segurança fiscal no momento de compra e entrega de serviços e produtos. “Antes de processar uma compra ou um recebimento de mercadoria podemos antecipadamente checar de forma online se a empresa vendedora é idônea”, conta Souza.
Para a Sonda Procwork, a implementação da solução fiscal na companhia foi um projeto de destaque no mercado. “Desenvolvemos para a Ericsson uma solução fiscal específica para serviços do segmento eletrônico, a NFS-e (Nota de Serviços Eletrônica), que agora passará a ser incorporada no portfólio da consultoria”, relata o diretor de consultoria, Waldir Rodrigues Junior.
A NFS-e é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em ambiente nacional pela Receita Federal para documentar as operações de prestação de serviços. Essa solução visa a melhoria das administrações tributárias, padronizando e aperfeiçoando a qualidade das informações, racionalizando os custos e gerando maior eficácia aos processos.
De acordo com Rodrigues, outro desafio superado com êxito foi o apoio necessário da estrutura de atendimento global da Ericsson. “Mesmo que a entrega do projeto tenha sido baseada na determinação legal brasileira, a implementação foi desenvolvida a partir das diretrizes da matriz da empresa”, finaliza ele.