Sonda Procwork reforça estrutura de suporte técnico local para atender ao setor de varejo

A área de varejo é a nova aposta para a oferta de suporte de serviços de TI da Sonda Procwork, maior empresa latino-americana de TI. Com uma estrutura de Service Desk e Field Services disponibilizada através de centros logísticos espalhados por todo o território nacional, a empresa está ampliando seu time comercial e intensificando seus investimentos em programas de treinamento, como e-learning, para expandir uma área que traz em sua bagagem uma experiência adquirida no gerenciamento de mais de 420 mil ativos de clientes como Mc Donald´s, Laselva, Cinemark e Wagonlit.
O serviço prestado para o Mc Donald´s, por exemplo, é o mais robusto, pois abrange o tratamento de 5.000 chamados por mês e a administração de 12.000 ativos das suas 430 lojas disponíveis no País. Ao todo são mais de 200.000 chamados atendidos por mês. Desses, 11.000 ocorrem em campo.
Do total de ativos gerenciados, 100 mil são de propriedade da Sonda Procwork, entre eles desktops, servidores, notebooks, impressoras e redes, além de equipamentos específicos como touch screens e relógios de ponto. O armazenamento e a distribuição das peças para diversas partes do Brasil ocorrem em uma área de 20.000 metros quadrados para abrigar todos os componentes.
Ao todo são 100 profissionais próprios dispostos entre os quatro sites de service desk da empresa, localizados em São Paulo, São José dos Campos, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de outros 1.900 profissionais de 400 empresas regionais homologadas e selecionadas como parceiras pela integradora para apoiar a cobertura de todos os Estados brasileiros.
“Nossa estrutura está preparada para eliminar o principal gargalo apontado pelas companhias, que é a lentidão no atendimento para o conserto das máquinas, que afetam diretamente o resultado das vendas”, ressalta Sergio Sardinha, diretor de outsourcing de infra-estrutura da Sonda Procwork. O executivo ainda complementa sobre os diferenciais que contribuem para manter a eficiência da mão-de-obra, como a ampla rede de atendimento, a avaliação contínua e a atualização periódica dos profissionais.
Na capital paulista, por exemplo, a organização possui uma estrutura diferenciada oferecendo uma frota de motocicletas para os técnicos realizarem tarefas simples. Essa medida, junto a uma divisão de abrangência de atendimento, evita que o trânsito típico da metrópole ocasione o atraso no deslocamento para atender aos chamados.


O portfólio de outsourcing de TI da Sonda Procwork ainda vai além do composto suporte telefônico de 1º e 2º níveis, assistência em campo, gestão de servidores e ativos e monitoramento da rede 24x7. A empresa também oferece a terceirização de toda a infra-estrutura das empresas em forma de serviço, que parte da aquisição do parque de hardware das organizações, transformando um ativo fixo em um custo variável, eliminando gastos fiscais e de depreciação, assim como o repasse de obrigações dispendiosas para terceiros, como a renovação e a manutenção das máquinas.
Ricardo Barone, diretor de Business Solutions IT da Sonda Procwork, aponta que a estratégia da provedora é intensificar a especialização do time de colaboradores de acordo com as exigências do mercado de varejo, o que envolve a otimização do fluxo logístico dos equipamentos, a aplicação de metodologias baseadas na ISO 9001:2008 e a garantia de disponibilizar profissionais certificados em ITIL (Information Technology Infrastructure Library).
“Como a qualidade dos produtos oferecidos pelos fornecedores de TI é nivelada, nossa política é preservar a qualificação de nossos consultores para assegurar a excelência na resolução dos incidentes e a superação em relação à concorrência”, conclui Barone.