LOCALFRIO obtém ganhos operacionais e administrativos com a adoção de sistema redex

Complexo logístico para exportação e importação conquista execução dos processos em menor tempo com diminuição do uso de papel

Com o objetivo de garantir o controle dos estoques e suprir as exigências do mercado em que atua, a Localfrio, uma das maiores empresas de armazéns frigorificados, terminal alfandegado e de transportes do País, investiu em torno de R$ 1,5 milhão para a implementação dos sistemas de Redex (Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação) e WMS (Warehouse Management System). O projeto foi desenvolvido para a gestão e automatização dos processos ocorridos em seu terminal de contêineres para exportação em Itajaí, Santa Catarina.
Implementado pela Store Automação, uma das principais provedoras de soluções para a área logística, o projeto teve início em 2005 com a inauguração das atividades. Hoje, a operadora contabiliza ganhos em todos os departamentos, principalmente em relação à agilidade dos processos em que são utilizados coletores de dados e localização das cargas.
“Com a gestão integrada das informações das mercadorias nacionais e internacionais, garantimos uma série de melhorias operacionais e administrativas que permitiram o aumento de nossa produtividade e o gerenciamento total de toda a movimentação e armazenagem das operações com cargas refrigeradas, congeladas, secas e carga geral”, afirma Daniel Yamaguchi, gerente de TI da Localfrio.
Entre as vantagens de utilização do Store/Redex, que opera para gerenciar uma área de 82.000 metros quadrados no terminal de Itajaí, estão a acuracidade nas informações relativas à carga e a agilidade no processo de liberação da exportação.
Após os resultados positivos alcançados pela Localfrio aliados à experiência em logística de armazenagem da Store e à aderência de sua expertise às necessidades levantadas, a empresa iniciou a implantação na unidade do Guarujá, que deve ser concluída neste ano, e nos depósitos de armazéns gerais frigorificados, localizados na rodovia Anhanguera e no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo, com previsão para ser finalizada em 2011.
O terminal de Itajaí possui uma área total de 93.000 metros quadrados e é responsável pela movimentação de 6.000 TEU´s (Twenty-Foot Equivalent Unit) para cerca de 50 clientes, entre eles líderes em seus segmentos, como Pirelli, Sadia e Perdigão.
Para o presidente da Store Automação, Wagner Tadeu Rodrigues, o projeto representou um desafio por se tratar do lançamento de uma grande operação inserida em um setor ainda pouco desenvolvido tecnologicamente, mas foi superado por meio de uma parceria concretizada entre as duas companhias. “Tivemos o privilégio de participar da implantação do primeiro Redex autorizado pela Receita Federal na região”, destaca Rodrigues.