Sonda Procwork investe em treinamento sobre IFRS para toda sua equipe de consultores SAP

A estratégia da integradora é atender ao aumento da demanda por projetos de adequação da solução à nova norma internacional

A partir deste ano, todas as companhias brasileiras, desde as pequenas e médias de capital fechado até as grandes com ações listadas na Bolsa, terão que seguir os Padrões Internacionais de Relatório Financeiros (IFRS). Com a nova norma do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), as demonstrações devem ser elaboradas com o objetivo de oferecer informações sobre a posição financeira, o desempenho e os fluxos de caixa das entidades.

De olho nesta necessidade de cumprimento da nova regra e no aumento de empresas obrigadas a adaptar sua contabilidade, a Sonda Procwork, maior empresa latino-americana de TI, estruturou todo o seu time de profissionais para atender às exigências do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), emitidas periodicamente pelo órgão competente, e dos requerimentos previstos pelo IFRS. “Temos um cronograma dinâmico que contempla as atualizações em vigor e as peculiaridades de cada projeto em particular”, explica José Maria Arruda, gerente de soluções SAP da Sonda Procwork.

As organizações que possuem ações negociadas em bolsa deverão entregar até 30 de março de 2011 o balanço anual de 2010 nos moldes do IFRS comparado ao de 2009, no entanto, dependendo de suas operações no mercado de ações e de suas matrizes, o prazo pode ser antecipado para 31 de dezembro deste ano.

Segundo Arruda, houve um grande aquecimento da procura para o ajuste ao modelo imposto no início deste ano, quando a adesão se tornou obrigatória para este exercício e os executivos perceberam que estavam despreparados para a interpretação das requisições legais, análise de riscos, antecipação de erros, gestão de mudanças e adequação de ativos imobilizados. “As principais dificuldades que detectamos nas organizações é a identificação de seu enquadramento nos padrões estipulados e a definição dos diversos repositórios de dados que contemplem tanto as necessidades por informações fiscais como aquelas requeridas pelo IFRS e CPC”, pontua Arruda.

Para assegurar à sua base de clientes e aos novos contratos o direcionamento de todas as informações presentes em cada módulo do aplicativo da SAP, de acordo com o formato requerido de apresentação das demonstrações financeiras, a Sonda Procwork investiu em um treinamento para capacitar todos os seus consultores. “A proposta da integradora é dispor de um time plenamente qualificado para a aplicação das regras a partir do balanço de 2010 e oferecer um trabalho contínuo e permanente de revisão das diretrizes de acordo com o modelo internacional, que poderá contar com novas atualizações”, comenta ele.

Com projetos entregues para companhias como Águas Andinas, Embraer e Eleb, a Sonda Procwork espera um crescimento da prestação do serviço à medida que houver a consolidação da inserção da contabilidade financeira nas questões regulatórias globais por meio dos esforços das entidades contábeis, dos sindicatos das empresas de serviços contábeis e das próprias corporações. “A convergência às normas internacionais será benéfica para todo o ambiente econômico brasileiro ao contribuir para a obtenção das informações pertinentes de forma eficaz e para a melhoria da gestão de uma forma geral”, conclui Arruda.

Até o final do prazo estipulado, a consultoria tem a expectativa de concluir mais de dez projetos de grande porte e mais de 20 pequenas intervenções sistêmicas.