Sonda Software sai à frente e lança pacote inédito de validação para SPED PIS/ Cofins

Companhia cria pacote de validação com mais de 400 regras da nova exigência para apoiar as empresas na qualificação das informações a serem entregues ao Fisco.

A partir do próximo ano, as empresas terão de transmitir para a Receita Federal uma nova escrituração digital, contendo dados do Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Esta obrigação, que entra em vigor em 1º de janeiro de 2011, enquadra inicialmente as companhias tributadas pelo lucro real que estão no regime de acompanhamento diferenciado pelo Fisco.

A Sonda Software, empresa do Grupo Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, sai à frente disponibilizando através de seu sistema próprio de validação fiscal, o PW.SVA, novos pacotes para qualificação de dados de seus clientes antes da geração da EFD pelo pw.SPED-Pis/Cofins.

“As empresas terão que organizar suas bases de dados e revisar seus processos para a entrega das informações relacionadas à exigência e, para atender esta demanda, criamos um pacote de validação que é capaz de detectar as inconsistências de acordo com mais de 400 regras”, pontua Renato Matavelli, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sonda Software.

Através do PW.SVA, os pacotes de validação suportarão o trabalho em todas as fases do projeto, que tem início na verificação dos dados extraídos do ERP (Enterprise Resource Planning) e finalização com a validação e cruzamento do arquivo a ser entregue ao Fisco. Para isso, a solução da companhia suporta regras comuns e específicas de acordo com as particularidades de cada segmento.

Segundo o presidente da Sonda Software, Carlos Kazuo Tomomitsu, o primeiro pacote de validação já está disponível desde 23 de agosto e proporcionará aos clientes a qualificação dos documentos fiscais a serem utilizados na apuração do PIS/Cofins e na EFD-SPED PIS/Cofins. O executivo também ressalta que como parte da oferta desta solução, está a prestação de serviços de consultoria, administração e envio dos dados mês a mês ao Fisco através de sua área de BPO (Business Process Outsourcing), além de serviços de diagnóstico, certificação e auditoria dos dados apurados, processo que será provido pela IOB, nova parceira da desenvolvedora.

“A principal vantagem desta completa solução para o SPED – Pis/Cofins é a garantia de assertividade nos dados a serem entregues, eliminando assim os riscos com as eventuais autuações eletrônicas geradas pela Receita Federal”, finaliza Matavelli.