Sonda Procwork investe na oferta do SAP Business Objects para adequação ao IFRS

Companhia dispõe de estratégia de serviços que realizam a adequação com precisão a fim de atender ao Padrão Internacional de Relatórios Financeiros

A adequação dos procedimentos contábeis às normas estabelecidas pela IFRS (do inglês, International Financial Reporting Standard) - exigência que a partir deste ano se aplica às pequenas e médias empresas, vem sendo um dos temas prioritários para as companhias que se enquadram nessa faixa de mercado. Com a proposta de fazer com que as empresas obtenham lucros e facilite a clareza dos dados contábeis a serem entregues, a Sonda Procwork, empresa do Grupo Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, criou pacotes de serviços para atender à nova regra internacional.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), as demonstrações devem ser elaboradas a fim de oferecer informações sobre a posição financeira, o desempenho e os fluxos de caixa das empresas. Ao adotar o IFRS, o pequeno e médio empresário irá se adequar a regra e às novas possibilidades econômicas. “A adoção das normas visa apresentar boas empresas para o mercado de credores e passar confiança aos investidores, além de ser um estímulo ao crédito e a expansão das companhias”, relata Christian Fukai, gerente de negócios da Sonda Procwork.

Além de estruturar um time de profissionais especialistas para os novos desafios do processo de harmonização contábil em curso, que se aplica com base nas Leis 11.638 e 11.941, o Sonda Procwork contará com o ERP (Enterprise Resource Planning) da SAP, sua principal parceira, e o aplicativo BO (Business Objects) que vai ajudar às empresas a organizar o grande volume de dados para prestarem informações corretas ao governo.

Segundo o executivo, a principal dificuldade das organizações na implementação de todas estas mudanças refere-se à disponibilidade de informações e dados analíticos, tanto para reprocessamentos decorrentes de diferenças na forma de mensurar ativos e passivos quanto para elaboração de notas explicativas às demonstrações financeiras e para atendimento aos requerimentos das autoridades fiscais.

“Reconhecendo que para este nicho de empresas a mudança significará um calcanhar de Aquiles, a Sonda Procwork coloca à disposição do mercado soluções e aceleradores para o balanço contábil de 2010 além de oferecer um trabalho continuo e permanente de revisão dessas diretrizes, a fim de colocar em prática a obrigação que passa a valer neste ano”, pontua Fukai.