O estilo scrum das organizações de tecnologia da informação

Por Sérgio Landim

Agilidade e compromisso em equipe são palavras mágicas inerentes ao Scrum. Trata-se do nome atribuído a uma metodologia ou framework aplicado no gerenciamento ágil de projetos. O termo foi utilizado inicialmente no ambiente fabril automotivo e teve seus fundamentos e operacionalidade baseados nas técnicas do Just-in-Time e Lean Manufacturing, a qual tem grande ênfase no trabalho em equipe. Estamos falando especificamente em equipes pequenas, multidisciplinares e com trabalhos de curta duração.

Essa configuração se mostrou altamente eficaz, produzindo continuamente os melhores resultados. O nome Scrum vêm da associação ao estilo de formação de mesmo nome utilizado no jogo de rugby no momento de reinicio dos jogos, quando para se chegar à melhor tática para a próxima jogada, a equipe se reúne e a interação é total. Ali são discutidos os melhores movimentos e a jogada a ser desempenhada.

Atualmente esta metodologia é imensamente utilizada em projetos de manutenção e desenvolvimento de sistemas nas áreas de Tecnologia da Informação (TI). É exatamente aí que entra o papel das integradoras de software, que devem possuir como DNA empresarial o fator preponderante à responsabilidade e à determinação dos novos desafios apresentados por diversos clientes.

A importância desse tipo de metodologia é em muitos casos fundamental. O modelo exige células de trabalhos para que o resultado seja ainda mais assertivo e a divisão é feita por equipes. No caso da TI, é necessário profissionais multidisciplinares como desenvolvedores, analista de requisitos e analista de testes.

A metodologia é contagiante, estimula em todos os momentos a contribuição e colaboração entre os membros da equipe. O teamworking é total. Nas reuniões que são definidos as demandas a serem atendidas, toda a equipe participa da decisão e do aceite do escopo das funcionalidades no prazo e qualidade requisitada pelo product owner (representante do cliente na geração e validação das demandas). Todos os dias acontece o famoso daily meeting, que são reuniões de curta duração, na qual são avaliados os progressos das atividades nos prazos previamente estimados para o resultado final.

Deve haver extrema transparência e sinergia entre a equipe de companhias de TI que colocam em prática a metodologia scrum e a equipe do cliente para que o resultado seja atingido satisfatoriamente.

Sérgio Landim é gerente de negócios da Sonda Procwork, empresa do grupo Sonda IT, maior companhia latino-americana de TI.