Prati-Donaduzzi obtém crescimento de 30% após um ano de implementação do sistema de gestão da SAP

Laboratório aumentou a agilidade na geração das faturas em 90% e em 80% no fechamento dos livros contábeis e fiscais

Um ano após adotar a ferramenta de ERP (Enterprise Resource Planning) da SAP para apoiar sua estratégia de expansão e de cumprimento às exigências regulamentares de seus produtos, a Prati-Donaduzzi, um dos principais laboratórios farmacêuticos do País em pesquisa, fabricação e distribuição de medicamentos, localizado em Toledo, no Paraná, contabiliza um crescimento de 30% em seus negócios, em função do uso da solução de gestão. Os ganhos também foram detectados em relação à visibilidade e gerenciamento dos processos, assim como na precisão dos cálculos de custos e indicadores de rentabilidade.

O software implementado pela Sonda Procwork, empresa de serviços de TI do grupo Sonda IT, permitiu a consolidação das demonstrações contábeis e financeiras das quatro filiais da indústria, além de assegurar a maior produtividade dos colaboradores e a capacidade de medir o desempenho de suas atividades. “A tecnologia passou a nos abastecer com informações exatas e atualizadas que contribuíram para a melhoria de nossa performance, mensurada conforme as metas da matriz”, afirma Celso Prati, diretor administrativo da Prati-Donaduzzi.

A Sonda Procwork também foi responsável pela reengenharia de processos-chave para a implantação das melhores práticas do mercado farmacêutico, que reforçaram o controle da qualidade e reduziram as despesas com manutenção e suporte de TI. “O foco voltou-se para as questões estratégicas do negócio com base no rigor dos índices de gestão, alinhando as soluções de TI à visão empresarial global da organização”, ressalta o executivo. Como os usuários ganharam mais autonomia na elaboração de seus próprios relatórios, o volume de trabalho da equipe de TI diminuiu, o que contribuiu para a dinâmica do fluxo das atividades.

Atuando, inclusive, como distribuidora de medicamentos para 30 mil farmácias, a Prati-Donaduzzi investiu R$ 1,8 milhão em todo o projeto, o que também resultou no alcance de maior credibilidade perante os parceiros fabricantes terceirizados por passar a adotar o mesmo método de rastreamento deles, além de ter simplificado o cumprimento das obrigações de regulamentação e contabilidade. A companhia ampliou a agilidade da geração das faturas em 90% e do fechamento dos livros fiscais e contábeis em 80%.

O sistema ainda permitiu maior acuracidade do inventário e a redução da obsolescência do estoque. “Ao garantirmos uma gestão adequada do inventário, pudemos determinar o verdadeiro custo dos produtos conforme seus componentes e os níveis de inventário, se desvencilhando das contagens manuais durante o ano e do retrabalho”, explica Prati.

Para o vice-presidente comercial da SAP Brasil, André Petroucic, a adoção do ERP pela Prati-Donaduzzi reforça a aplicabilidade das soluções SAP. “O projeto é muito importante para a SAP Brasil por fortalecer nossa atuação no mercado farmacêutico e, ainda, comprova como nossas soluções e serviços são adequados a empresas de todos os tamanhos e segmentos. Estamos muito satisfeitos em poder apoiar o redesenho de operações e auxiliar o crescimento da empresa”, comemora Petroucic.

Para Sergio Souza, diretor da regional do Paraná da Sonda Procwork, o projeto contemplou seu objetivo de sustentar o crescimento do laboratório baseado nos pilares da governança e da inovação. “Nossa missão agora é alavancar o investimento realizado e apoiar o monitoramento contínuo do aproveitamento da ferramenta, introduzindo novos aplicativos complementares e intensificando a prestação de serviços à medida que a empresa demandar atualizações ou ampliações de acordo com o seu cronograma de expansão global e nacional”, conclui Souza.