INVESTIMENTOS EM TI E MELHORIA NOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO GOVERNO FEDERAL SERÃO TEMAS DISCUTIDOS NA CONFERÊNCIA ANUAL DO HDI

Considerado o principal evento da América Latina no segmento, evento do HDI no Brasil debate o impacto no amadurecimento das instituições públicas em relação aos serviços de TI de suas operações


Agilidade e confiabilidade de informações, padronização das operações internas, redução de tempo e custos durante a produção e visibilidade dos processos de ponta a ponta são alguns dos ganhos de eficiência obtidos com investimentos realizados em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Para a máquina pública brasileira este conceito não é diferente.

O governo federal tem aplicado parte de seu orçamento na adoção e implementação de avanços na área de TI a fim de melhorar os seus serviços, bem como sustentar o crescimento e desenvolvimento do País em longo prazo. Para abordar o cenário de intensos investimentos no setor como um item presente na agenda governamental, o HDI Brasil, maior associação mundial de profissionais do mercado de Suporte e Serviços de TI, apresenta uma programação especial para discutir o tema na 4ª Conferência & Expo Internacional HDI Brasil 2011. Ao todo, serão duas palestras e um painel de discussão, ambos ministrados no segundo dia do evento, 27 de maio.

''Decidimos realizar a grade temática com sessões focadas em governo por conta do amadurecimento destas instituições em relação aos serviços de TI de suas operações. O setor público passou a investir muito na melhoria dos serviços prestados aos seus usuários de TI, parte destes investimentos estão em outsourcing, que agora é melhor administrado pelo tomador do serviço'', explica o diretor executivo do HDI Brasil, Thiago de Marco.

De acordo com o Relatório Global de Tecnologia da Informação 2010-11, desenvolvido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, sigla em inglês), o governo federal foi o setor que mais contribuiu para o consumo de TI no País no período. O crescimento de 13,1%, equivalente a US$ 39 bilhões, apenas neste ano foram os principais fatores que promoveram a elevação do Brasil em cinco posições no ranking, figurando na 56ª colocação, entre 138 posições.

Na medida em que o Brasil sobe no ranking mundial de investimentos de TI devido, principalmente, aos investimentos do governo, é notável a visibilidade da concretização deste cenário. Obras como o Parque Tecnológico Digital, projeto de R$ 4 bilhões que será entregue em 2014, assim como outras iniciativas que fazem parte da infraestrutura para a Copa e as Olimpíadas, darão um impulso na TI pelo governo jamais visto no Brasil. Diante deste movimento, a Conferência do HDI 2011 irá discutir por meio de duas palestras e um debate quais são os trâmites e desafios enfrentados para o funcionamento e a contratação de um serviço de suporte à tecnologia da informação em âmbito governamental.

Daniel Bighelini, que há sete anos atua na área de gestão de serviços na central de atendimento da Cia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (PROCERGS), tendo coordenado o projeto de implantação da central de serviços da empresa, iniciará o ciclo de discussões com uma palestra sobre como obter sucesso de implementação de ITSM (Information Technology Service Management) em órgãos públicos. A partir da máxima de que atender a todos os clientes do setor público do Estado não é uma tarefa fácil devido ao fato dessa missão ser em uma empresa pública com recursos limitados que opera por meio de uma ampla gama de serviços e usuários de variados perfis, o executivo ensina os desafios e dificuldades enfrentados na estruturação e funcionamento de uma central de serviços.

Em paralelo à palestra de Bighelini, ocorrerá o painel de discussão, que contará com a presença dos executivos Valdecy Urquiza Júnior, delegado e coordenador de tecnologia da informação da Polícia Federal, Fabiano Lima, diretor do departamento de gestão estratégica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rodrigo Coelho, membro do conselho estratégico do HDI Brasil, Carlos Alberto Mamede Hernandes, auditor federal do controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) e Cintia Caputto, gerente de conteúdo do HDI Brasil. Através de uma visão holística e imparcial, os participantes colocam em pauta os benefícios, dificuldades e fatores críticos da contratação de TI através do modelo SLA em relação ao Bodyshop.

Para encerrar o circuito temático, Sabrina Negri Silva, gerente nacional de atendimento integrado e monitoramento da Caixa Econômica Federal, que é responsável diretamente pela gestão de 90 empregados e mais de 600 prestadores contratados junto a terceiros, traz à palestra seu know how no desenvolvimento da central de serviços da Caixa, abordando os sucessos alcançados com as ferramentas e processos de qualificação, a gestão do atendimento e os acordos de nível de serviço com as áreas gestoras, que também participam do atendimento integrado.

Profissionais do governo de todo o País já participam do evento. Este ano, porém, segundo Marco, haverá recorde de público deste setor. "Avaliamos chegar a 25% de congressistas do evento oriundos de órgãos públicos'', estima o executivo.

As inscrições, que ficam abertas até 20/04, contam com descontos cumulativos, ou seja, quanto maior o número de participantes de uma mesma empresa, maiores serão os descontos. O valor individual é de RS 1.280,00. Para empresas filiadas ao HDI Brasil, há desconto adicional de 5%.

4ª Conferência & Expo Internacional HDI Brasil 2011

Datas: 26 e 27 de maio de 2011

Horário: 7h às 18h30min

Local: Centro Fecomercio de Eventos

Endereço: Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista

Informações pelo telefone (11) 3054 2005 ou e-mail falecom@hdibrasil.com.br

Inscrições através do site www.hdibrasil.com.br/2011