SONDA IT CONQUISTA A PRIMEIRA CERTIFICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA DE UM DATA CENTER TIER 3 EM OPERAÇÃO

Companhia inclui em seu portfólio o único Data Center da região com certificação TIER 3 de projeto e operação, o qual possui altíssimo nível de segurança e está preparado para atender às rigorosas exigência dos padrões internacionais de qualidade para hospedar aplicativos de missão crítica

Com o mais moderno conceito de segurança e disponibilidade, o Data Center da Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, conquista uma certificação inédita na América Latina: a que valida sua operação em pleno funcionamento, o que envolve aspectos de energia, climatização, segurança, combate a incêndio, controle de acesso e monitoramento.

A empresa, que já detinha a certificação Tier 3 da TÜV Rheinland, concedida em função da aprovação do projeto de seu Data Center, recebeu a segunda certificação, que assegura o funcionamento de tudo que estava previsto em projeto. Na prática, a Sonda IT é a única empresa na América Latina a ter um Data Center operando de acordo com as exigências dos padrões internacionais.

Instalado em Tamboré, na cidade de Santana de Parnaíba (SP), e operando num espaço de 22 mil metros de construção, onde está localizada a nova matriz da companhia no Brasil, o Data Center recebeu investimentos da ordem de R$ 14 milhões e se tornou o primeiro a receber o nível máximo de certificação. A estrutura também contempla os procedimentos da TI Verde no que tange à redução do consumo de energia.

“Nosso Data Center tem capacidade para 1,6 mil servidores que estarão disponíveis para compor novas ofertas de serviços ao mercado, como a virtualização de ambientes, por exemplo, que é base para a computação em nuvem (do inglês Cloud Computing). Mais uma vez estamos ampliando o portfólio da companhia, que é reconhecido como o mais amplo leque de opções, atendendo às demandas das empresas de ponta a ponta”, comenta Carlos Henrique Testolini, presidente da Sonda IT.

Com a estratégia de disponibilizar ao mercado um Data Center capaz de hospedar aplicativos de missão crítica, como é o caso do ERP (Enterprise Resource Planning) da SAP, o objetivo da Sonda IT era ir além da certificação habitual, que avalia o desenho e o descritivo da infraestrutura. “Nossa meta era garantir um ambiente com a máxima segurança e disponibilidade, um importante diferencial frente às novas ofertas que queremos dispor ao mercado de forma pioneira”, explica Marcelo Perego, diretor de tecnologia da Sonda IT.

A TÜV Rheinland acompanhou, através de uma auditoria constante, todo o ciclo de construção do Data Center para assegurar que o projeto fosse realizado de acordo com as normas. Com a obra entregue, que foi executada pela Aceco TI, o ambiente passou por testes de funcionamento e, em paralelo, foram verificados os procedimentos de segurança do prédio onde o Data Center está instalado.

Segundo a TÜV, da guarita blindada ao controle de acesso de pessoas por identificação biométrica, até o monitoramento do ambiente e a capacitação e treinamento das pessoas envolvidas na operação e na manutenção, a Sonda IT excedeu os requisitos impostos pela norma TIA 942. “Na América Latina não há outro Data Center certificado com tamanha abrangência”, comenta Arnaldo Barbulio, gerente de certificação de Data Center da TÜV Rheinland.

E para garantir o perfeito funcionamento do ambiente ao longo do tempo, a Sonda IT manterá um processo de manutenção preventiva com auditoria semestral, também realizado pela TÜV. Neste procedimento serão incluídos constantes treinamentos, simulações e reciclagem da equipe, prática que eleva o nível de amadurecimento dos responsáveis por tomada de decisão nos casos de emergência. Além disso, esse cuidado garante que ao longo do tempo as informações depositadas e em procedimento no Data Center se mantenham com o mesmo grau de segurança e disponibilidade.