BRASILCAP INVESTE R$ 4 MILHÕES NA IMPLEMENTAÇÃO DO SAP


Líder absoluta no mercado de capitalização investe em software de gestão empresarial para garantir segurança aos processos

Com 16 anos de existência e 15 anos de liderança absoluta no mercado de capitalização, a Brasilcap, empresa coligada do Banco do Brasil, resolveu interromper o uso do seu software de gestão em prol de uma plataforma mais robusta, segura e alinhada às melhores práticas do mercado global. Após sucessivas avaliações e provas de conceito, a Brasilcap decidiu pela implementação do ERP (Enterprise Resource Planning) da desenvolvedora alemã SAP que está sendo realizada pela Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação e principal parceira da fornecedora.
O antigo sistema, conforme explica o diretor comercial da Brasilcap, Joílson Ferreira, era comum a todo o conjunto de empresas de seguros, previdência e capitalização, que tinham como sócio comum o Banco do Brasil. Mas, à medida que as companhias foram, de fato, ganhando autonomia e se separando por segmentos de atuação, emergiu a necessidade de repensar o método de gerir e transacionar as informações.
“O contrato que tínhamos com a fornecedora do antigo software previa o pagamento de licença adicional à medida que cresciam os ativos das empresas, tornando o fornecedor um sócio do nosso sucesso”, conta Ferreira.
Outra particularidade que tornava o ambiente instável incidia sobre a própria ferramenta, que recebeu diversos tipos de customizações, impedindo atualizações devido às especificidades e tornando-se uma plataforma ultrapassada. A solução encontrada foi a descontinuação do software anterior e a implementação do SAP. De acordo com Ferreira, essa escolha se deu pela relação custo-benefício. “Entre todas as soluções do mercado, o ERP da SAP apresentou a melhor aderência à nossa proposta de valores e ao segmento de capitalização”, pontua o executivo.
Eleita pela terceira vez consecutiva a maior empresa de capitalização pelo anuário Valor 1000, do jornal Valor Econômico, a companhia investiu um total de R$ 4 milhões para a adesão da ferramenta, incluindo licença de uso, implementação e consultoria.
Dividido em duas etapas, a primeira fase do projeto será entregue no início de janeiro de 2012. Até lá, a Sonda IT deverá preparar todo o ambiente sistêmico para receber acessos de cerca de 240 usuários, além de realizar toda a integração com os sistemas legados que permanecerão ativos após o término da implementação. Ainda nesta fase, a Sonda entregará, além do ERP, as soluções de suporte técnico para a monitoração e controle do ambiente SAP.
No segundo momento do projeto, novas funcionalidades e melhorias estão previstas dentro do padrão SAP para que, à medida que a empresa adquira maturidade na utilização da nova plataforma, possa usufruir de toda a potencialidade oferecida pela ferramenta.
Para o diretor comercial da regional carioca da Sonda IT, Paulo Vieira, a Brasilcap começará o ano de 2012 com mais segurança na transação de suas informações rumo a uma gestão mais eficiente. “O projeto está caminhando conforme o prazo e será entregue conforme o previsto. Desta forma, a Brasilcap poderá iniciar o ano alicerçada em uma plataforma altamente segura”, finaliza o executivo, lembrando que o período de implementação é um dos mais agressivos deste segmento.