AES ELETROPAULO ADOTA BPO FISCAL DA SONDA IT PARA GARANTIR ADEQUAÇÃO ÀS LEIS TRIBUTÁRIAS



Maior distribuidora de energia elétrica em consumo e faturamento da América Latina aposta na solução de Business Process Outsourcing para o gerenciamento de suas rotinas fiscal e contábil


As frequentes mudanças nos âmbitos tributário e contábil fazem com que as empresas busquem soluções para conseguirem se adaptar e acompanhar as constantes alterações realizadas pelo Fisco. Para uma empresa do porte da AES Eletropaulo, que tem 6,1 milhões de clientes e atinge o número de 16,5 milhões de pessoas com seus serviços, ter segurança na formatação dos dados fiscais é essencial para estar de acordo com as exigências legais, bem como centralizar suas atividades na geração de energia. 
A AES Eletropaulo se preveniu dos grandes impactos que o a área de Tributos da empresa sofreria com essas inúmeras atualizações fiscais, com a contratação do serviço de BPO Fiscal fornecido pela unidade de aplicativos da Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação.
O BPO Fiscal da Sonda IT assume as atividades operacionais das áreas fiscal e contábil, tais como a geração e validação dos arquivos das instruções normativas e do SPED Fiscal e Contábil. Essa dinâmica gera benefícios e ganhos para a companhia de energia, principalmente no que tange à garantia das informações e a redução de riscos e tempo, pois a execução das atividades é realizada por equipes preparadas e especializadas.
A solução, que foi contratada visando à gestão e à execução dos processos fiscais da companhia, já trouxe ganhos de produtividade. “Precisávamos de uma ferramenta que se adaptasse aos requisitos tributários e o BPO Fiscal veio ao encontro das nossas necessidades. Além de não gerar aumento nos custos com a área, o novo cenário envolve a entrega de relatórios de cruzamento sem atrasos, o que é fundamental perante a dimensão e importância da empresa”, ressalta Adilson Moreira Gomes, gerente de impostos indiretos da diretoria de planejamento tributário da AES Eletropaulo.
Ao todo, a companhia investiu em torno de R$ 700 mil na contratação da terceirização de suas rotinas fiscal e contábil e já tem um parâmetro de retorno de investimento com a economia de licenças de softwares e equipe para executar as obrigatoriedades. “Além de conseguir economizar, com o BPO Fiscal da Sonda IT, a empresa pode se concentrar no seu core business. No caso da Eletropaulo, o grande volume das informações processadas e alguns registros específicos demonstram o quanto a equipe técnica é qualificada para atender a companhia”, complementou Amanda Vidmontas, gerente de BPO da unidade de aplicativos da Sonda IT.
Segundo o focal point de BPO da companhia de energia, Adílson Gomes, o fato da companhia de energia já ter utilizado soluções da Sonda IT, aliado à segurança na qualidade técnica da empresa, foram fatores decisivos no processo de escolha e decisão pela contratação do serviço de BPO Fiscal da integradora. “Tínhamos como base os softwares já implementados pela Sonda, como o IN86, o pw.SATI, o pw.SPED Fiscal, o pw. SPED Contábil e o FCONT. Depois da contratação do BPO Fiscal, ainda aderimos ao pw.SPED PIS/Cofins, na modalidade BPO e, devido aos bons resultados, pretendemos realizar a implementação de novas soluções e serviços da Sonda IT, além dos que já utilizamos”, conta Adílson. 
Segundo Nilton Higushi, gerente de negócios da Sonda IT, o BPO Fiscal executa a preparação e apuração das obrigações fiscais, permitindo a otimização de recursos da Eletropaulo, corroborando para que a empresa possa se dedicar às atividades estratégicas da sua área de negócio. “Além disso, a garantia na precisão das informações para atender às solicitações da Receita Federal e a outras demandas fiscais são benefícios estratégicos proporcionados pela solução, permitindo, assim, uma boa gerência empresarial”, finaliza Higushi.