Com projeto iniciado há quatro meses,
solução de gerenciamento de armazéns impulsiona ganhos em relação à
produtividade e ao aumento de governança na Brascomex Importação e Exportação
Propiciar resultados aos
clientes através de investimentos em tecnologia e na cadeia de processos é a
meta da Brascomex Importação e Exportação, empresa de comércio exterior do Brascomex Group,
localizada em Vitória, no Espírito Santo, e na capital paulista.
No quesito
aprimoramento tecnológico, a recente aquisição da companhia foi a implementação
do sistema de gerenciamento de depósitos e armazéns STORE/WMAS, da Store
Automação, desenvolvedora pioneira especializada em fornecer soluções
inteligentes para o segmento logístico.
De acordo com o diretor de
negócios corporativos do Grupo, Frederico Vassem, o investimento realizado com
o sistema WMS visa garantir ao cliente segurança, cumprimento de prazos de
entrega e eliminação de erros na separação, armazenamento e expedição das
mercadorias.
“O solução da Store
otimiza todos os processos em nossos Centros de Distribuição, pois através do
coletor de dados o tempo de conferência é reduzido de forma considerável, tanto
para dar entrada, saída ou inventariar a mercadoria”, explica o executivo.
Ainda segundo ele, outro
fator que contribuiu para a implementação da ferramenta foi o aumento das
operações da organização e, consequentemente, o crescimento do movimento nos
Centros de Distribuição. “Buscamos automatizar as operações de armazenagem e
expedição de mercadorias, trazendo controle, organização e segurança ao Grupo
Brascomex e ao cliente”, pontua.
O projeto, que ainda está
em fase de implementação, já trouxe melhoras e ganhos em relação à
produtividade e ao aumento de governança. A conferência de mercadorias, que era
feita de forma manual, passou a ser gerida por um coletor de dados que
transfere a informação direto para o sistema, contribuindo, desta forma, para a
automatização do controle de estoque físico, que antes era realizado em
planilha de Excel, programa passível de erros e duplicidade de informação. As
informações que alimentam o ERP também facilitam a emissão de Nota Fiscal, uma
vez que todos os dados estão corretamente cadastrados.
Além disso, a ferramenta
impulsionou a melhora na qualidade do serviço e a assistência para clientes e
vendedores, a maximização do uso do espaço de armazenamento, a visibilidade do
inventário, o aumento da rotação de inventário e de ativos, a diminuição de
erros através da identificação, o rastreamento e a resolução de problemas entre
fabricantes e clientes e um melhor desempenho no cumprimento das entregas e
pedidos.
“Começamos a operar
em setembro de 2011, mas ainda estamos na fase de implantação. É necessário
mais quatro meses para atingirmos o funcionamento ideal. No entanto, o problema
que tínhamos com saldo de estoque e expedição de mercadorias foi superado. Hoje,
o sistema nos proporciona o controle da entrada e saída de mercadorias”,
esclarece Vassem.
Para o presidente da Store Automação, Wagner
Tadeu Rodrigues, a complexidade das operações de comércio exterior e as
especificidades relativas aos mercados de importação e exportação serão
atendidas com bastante flexibilidade, visto que a solução da Store engloba
parâmetros pré-definidos para esse segmento