BRASCOMEX GROUP MAXIMIZA SUAS OPERAÇÕES COM O WMS DA STORE AUTOMAÇÃO


Com projeto iniciado há quatro meses, solução de gerenciamento de armazéns impulsiona ganhos em relação à produtividade e ao aumento de governança na Brascomex Importação e Exportação


Propiciar resultados aos clientes através de investimentos em tecnologia e na cadeia de processos é a meta da Brascomex Importação e Exportação, empresa de comércio exterior do Brascomex Group, localizada em Vitória, no Espírito Santo, e na capital paulista.
 No quesito aprimoramento tecnológico, a recente aquisição da companhia foi a implementação do sistema de gerenciamento de depósitos e armazéns STORE/WMAS, da Store Automação, desenvolvedora pioneira especializada em fornecer soluções inteligentes para o segmento logístico.
De acordo com o diretor de negócios corporativos do Grupo, Frederico Vassem, o investimento realizado com o sistema WMS visa garantir ao cliente segurança, cumprimento de prazos de entrega e eliminação de erros na separação, armazenamento e expedição das mercadorias.
“O solução da Store otimiza todos os processos em nossos Centros de Distribuição, pois através do coletor de dados o tempo de conferência é reduzido de forma considerável, tanto para dar entrada, saída ou inventariar a mercadoria”, explica o executivo.
Ainda segundo ele, outro fator que contribuiu para a implementação da ferramenta foi o aumento das operações da organização e, consequentemente, o crescimento do movimento nos Centros de Distribuição. “Buscamos automatizar as operações de armazenagem e expedição de mercadorias, trazendo controle, organização e segurança ao Grupo Brascomex e ao cliente”, pontua.
O projeto, que ainda está em fase de implementação, já trouxe melhoras e ganhos em relação à produtividade e ao aumento de governança. A conferência de mercadorias, que era feita de forma manual, passou a ser gerida por um coletor de dados que transfere a informação direto para o sistema, contribuindo, desta forma, para a automatização do controle de estoque físico, que antes era realizado em planilha de Excel, programa passível de erros e duplicidade de informação. As informações que alimentam o ERP também facilitam a emissão de Nota Fiscal, uma vez que todos os dados estão corretamente cadastrados.
Além disso, a ferramenta impulsionou a melhora na qualidade do serviço e a assistência para clientes e vendedores, a maximização do uso do espaço de armazenamento, a visibilidade do inventário, o aumento da rotação de inventário e de ativos, a diminuição de erros através da identificação, o rastreamento e a resolução de problemas entre fabricantes e clientes e um melhor desempenho no cumprimento das entregas e pedidos.
 “Começamos a operar em setembro de 2011, mas ainda estamos na fase de implantação. É necessário mais quatro meses para atingirmos o funcionamento ideal. No entanto, o problema que tínhamos com saldo de estoque e expedição de mercadorias foi superado. Hoje, o sistema nos proporciona o controle da entrada e saída de mercadorias”, esclarece Vassem.
Para o presidente da Store Automação, Wagner Tadeu Rodrigues, a complexidade das operações de comércio exterior e as especificidades relativas aos mercados de importação e exportação serão atendidas com bastante flexibilidade, visto que a solução da Store engloba parâmetros pré-definidos para esse segmento