CONSTRUTORA CELI COMEÇA A OPERAR EM SEIS ESTADOS COM O SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL DA SAP


Empresa sergipana de construção civil pesada e incorporação descontinuou o uso de três softwares em prol da implementação da solução de gestão empresarial pré-configurada da SAP desenvolvida pela parceira Sonda IT para o setor de engenharia e construção


Três sistemas em operação, softwares periféricos, dificuldades de integração, incoerência de informações e exportação constante de arquivos através da criação de layouts. O antigo cenário da Construtora Celi cedeu lugar a uma única ferramenta de gestão empresarial, o SAP All-in-One pré-configurado para o segmento de engenharia e construção, solução desenvolvida e implementada pela Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação.
A ferramenta, que é o primeiro software homologado pela SAP no Brasil, foi implementada, justamente, para eliminar o legado de sistemas e criar um ambiente de gestão, análise e transacionamento de informações único e integrado em todas as unidades da construtora, que estão localizadas em Aracajú, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza.
“Antes, tínhamos muita dificuldade de integração, as importações de arquivos eram constantes e as informações de cada sistema apresentavam desatualizações. Além disso, um dos principais sistemas, que era o coração do nosso negócio, deixou de receber a manutenção do fornecedor. Essa medida nos deu a chance de observar também que precisávamos de um parceiro mais comprometido com o seu produto”, explica Cristina Castro, gerente de TI da Construtora Celi.
Após um processo de seleção de empresas, a Sonda IT foi escolhida como parceira da Celi por apresentar a melhor proposta em termos de expertise no ambiente da SAP e por deter uma solução desenvolvida para o segmento de construção civil. “A Sonda nos mostrou que seu template pré-configurado para o nosso setor detinha muito mais funcionalidades para o trato do negócio da Celi, que vai desde a construção e incorporação imobiliária até a construção de obras públicas e pesadas”, esboça Fábio Luis, gerente de planejamento e controle da Construtora Celi.
O projeto, que envolve a licença de 110 usuários, entrou em produção em janeiro de 2012. Além do ERP, duas soluções complementares ao SAP, ambas desenvolvidas pela Sonda IT, também foram implementadas: o pw.FC (Fluxo de Caixa), que ampara os trâmites financeiros, e o pw.GC (Gestão de Carteira), responsável por gerir os processos de recebíveis, que incluem extrato de clientes e contratos.
Presente no mercado há 43 anos, a Construtora Celi implantou em 1999 o Selo de Entrega Garantida, medida que visa registrar o dia, mês, ano e hora exata em que o empreendimento será entregue. Sob este aspecto, o uso do SAP vem para agregar uma gestão mais eficaz das obras, assegurando que a prerrogativa protocolada pela empresa seja cumprida.
Para gerenciar as obras em tempo real, o sistema conta com dashboards que identificam o resultado e as demandas das construções. “Antigamente, tínhamos um delay muito grande para visualizar as informações no momento em que as obras estavam acontecendo. Era preciso esperar o fechamento do mês para que pudéssemos analisar uma situação que já tinha acontecido”, conta Cristina.
De acordo com Tiago Mendonça, gerente de negócios da Sonda IT, a partir de agora, as informações, que serão centralizadas e disseminadas em apenas um sistema, permitirá que as consultas sejam realizadas real time, sem a necessidade de consultar diversas ferramentas e esperar o fechamento do mês. “A Celi está preparada e altamente amparada tecnologicamente para acompanhar e centralizar as suas atividades no contínuo crescimento do mercado de construção civil”, finaliza Mendonça.