SONDA IT PREPARA EMISSORAS PARA OS GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS

Unindo solução, infraestrutura e suporte, integradora apresenta pacote completo de oferta do Videoscape da Cisco, permitindo ao broadcast levar a seus telespectadores o acesso à programação em alta definição com a liberdade de assistir de forma programada ou realtime a partir qualquer dispositivo, seja TV, tabet ou celular 

Imagine você sentar em frente ao seu televisor ou smart TV e se conectar a uma emissora para assistir a um jogo de futebol em alta definição e, do seu tablet, celular ou notebook, você poder acessar a mesma programação em tempo real, de qualquer lugar e com a mesma qualidade de imagem? Ainda mais inovador é possibilitar às pessoas a escolha do horário e da programação que querem assistir do lugar de onde estiverem e a partir de qualquer dispositivo, dando liberdade de parar e continuar do mesmo ponto onde parou em outro aparelho. 
Isto é possível com a solução Videoscape da Cisco, lançada com a proposta de reinventar a experiência do telespectador, que ganha a possibilidade de acessar a programação de uma emissora de TV a partir de diferentes aparelhos. A tecnologia está sendo ofertada durante o Cisco Plus Brazil 2012 pela Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, que está atenta aos eventos que irão impactar o País nos próximos anos. 
A tecnologia, diferente da transmissão convencional, é dotada de um sistema inteligente e baseada no sistema IP (Internet Protocol) – que reconhece o tipo de linguagem (HLS, Flash, 3G, Smooth, entre outras) para a emissão do sinal, não demandando que o usuário tenha em mãos equipamentos pré-preparados para receber sinal de antena digital. A transmissão IP também contempla maior alcance e disponibiliza seu sinal em qualquer dispositivo, abrindo assim uma série de possibilidades de acesso aos usuários.
O diferencial da oferta da unidade de Plataformas da Sonda IT, maior parceira na área de vídeo da Cisco, vai além da solução e expertise do seu time capacitado para atender exclusivamente a este mercado. A integradora leva a oferta do Videoscape de forma integrada ao broadcast, unindo solução, infraestrutura e suporte.
Entre seus diferenciais está a disponibilização da hospedagem da solução e do conteúdo do broadcast em seu Data Center, único da América Latina com certificação TIER III, emitida pela empresa alemã TÜV Rheiland, o qual permite à integradora garantir às emissoras alta segurança na hospedagem dos seus dados. Desta maneira, a gerência do conteúdo é centralizada na Sonda IT, medida que mantém o foco do cliente em seu core business.
Outro diferencial da Sonda IT é a oferta na modalidade de serviço (Saas, do inglês Software as a Service), que dá a opção às emissoras de TV de não precisarem investir em infraestrutura. Aqui o broadcast utiliza os equipamentos da integradora e reduz o custo de gestão, pagando somente pelo que é utilizado. 
“O resultado desta solução tem como objetivo mudar a forma como o público usualmente assiste a seus programas de televisão, trazendo para o dia a dia a mobilidade. Assim como hoje em dia não é necessário estar na mesa do escritório nem numa base de home office para escrever um e-mail, pois a tecnologia permite que as pessoas escrevam seus e-mails em todos os lugares e a qualquer momento, o Videoscape é efetivamente uma solução que permite ao usuário assistir a seus programas na hora e no lugar em que desejar sem que o dispositivo ou acesso sejam problema”, comenta o vice-presidente de Plataformas da Sonda IT, Rogério Vedovato. 
O executivo ainda comenta que, pensando na mobilidade, um dado interessante para os broadcasts é a previsão de aumento de adesão dos usuários aos smartphones. Segundo a IDC, principal provedora global de inteligência de mercado, em 2012 cerca de 15,4 milhões de smartphones novos entrarão no mercado, o que representa um aumento de 73% em relação ao ano de 2011. 
Ainda na linha de infraestrutura para TV, a Sonda IT vem desenvolvendo projetos de modernização de sistemas em emissoras que farão a cobertura dos jogos olímpicos e da copa de 2014. “Os projetos de digitalização têm sido as principais demandas e, pensando que estamos a exatos dois anos da Copa do Mundo, a expectativa para 2012 é que o volume da procura aumente a partir deste próximo trimestre”, finaliza Vedovato.