Grupo PC Sistemas e parceiros inauguram Centro de Excelência e Inovação em Logística e mostram seus desenvolvimentos tecnológicos para a otimização de toda a cadeia de abastecimento


Nomeado “CEILOG Ana Patrus”, espaço é voltado à aplicação de soluções inovadoras, entre elas o RFID. Por meio de pesquisa, criação e aplicação prática, a meta é atender de forma customizada a cadeia logística e dinamizar os processos de armazenagem, distribuição e controle dos produtos.


São Paulo, 22 de junho de 2012 – Para desenvolver soluções viáveis e acessíveis, que atendam aos problemas logísticos de planejamento, simulação, otimização, sensorização, monitoramento, execução e controle da circulação das mercadorias, a PC Sistemas, companhia líder no mercado atacado distribuidor e especializada há 26 anos em sistemas de gestão para toda a cadeia de abastecimento, indústria e varejo, em conjunto com seus parceiros tecnológicos, inauguram oficialmente para o mercado seu Centro de Excelência e Inovação em Logística, o CEILOG Ana Patrus.
O projeto, que recebeu investimentos da ordem de R$ 2,4 milhões, nasceu a partir da aliança do Grupo PC e de parceiros fornecedores de tecnologias e de equipamentos. Juntos, formaram um grupo de pesquisa para explorar a inovação tecnológica, aplicando soluções através de projetos customizados para os processos logísticos da cadeia de abastecimento, que será atendida sob demanda, ou seja, dentro da sua real necessidade e viabilidade.
Além do desenvolvimento tecnológico, o CEILOG contempla a criação de negócios, atuando como incubadora para startups de novas empresas. Ainda engloba o processo de proteção à propriedade intelectual, com o licenciamento de patentes, e as publicações técnico-científicas, com capacitação empresarial e pesquisas de campo.
Em relação às tecnologias em estudo no Centro de Excelência e Inovação em Logística, destacam-se: VOZ (Voice Picking), Pick to Light (luzes indicadoras), GIS (Geographic Information System – geoprocessamento e georreferenciamento), monitoramento via GPS ou GPRS, mobilidade (localização por celulares, wireless, redes sociais, entre outros), pesquisa operacional por plataformas de desenvolvimento (Java, C, Android) e Internet (nuvem, Internet 2.0). Todas vêm para otimizar e facilitar a cadeia logística, dinamizando os processos de armazenagem, distribuição e controle dos produtos.
Um dos pilares de pesquisa e inovação é a prática de testes de soluções de identificação por radiofrequência (RFID). Os projetos especiais desenvolvidos são adequados às necessidades específicas de cada negócio, adaptando o sistema desenvolvido de acordo com as demandas do cliente. “O mercado, que antes não sabia como implementar as inovações promovidas pelo RFID, hoje, com uma solução on demand pode adotar as facilidades desta tecnologia. No atacado, por exemplo, a ideia é facilitar o inventário a partir da implementação da Tag (etiqueta) no palete, que pode promover uma redução de dois dias para apenas quatro horas”, explica Wagner Patrus, CEO do Grupo PC Sistemas.
O objetivo estratégico do CEILOG Ana Patrus é destacar a inovação aberta, combinando ideias internas e externas no desenvolvimento tecnológico. “O mercado terá acesso às inovações promovidas pelo CEILOG através de visitas técnicas ao espaço, participação nos eventos e cursos de capacitação empresarial oferecidos pelo centro, além da realização de estudos e diagnósticos feitos pela equipe do CEILOG”, comenta Ezequiel Borges, diretor de estratégia do Grupo PC Sistemas.
O CEILOG está inserido no complexo tecnológico da PC Sistemas em Goiânia, que possui uma área total construída de 5,5 mil metros quadrados e abriga cerca de 500 colaboradores. Sua meta é resolver os problemas logísticos da cadeia de abastecimento, beneficiando a redução de rupturas de estoque, de divergências de inventário, de custos com mão de obra, do custo da logística direta ou reversa e de perdas. “O objetivo é utilizar o CEILOG como um instituto de pesquisa para o desenvolvimento de novas soluções capaz de alavancar a competitividade das empresas na cadeia de abastecimento e apoiar o crescimento sustentável de suas operações”, finaliza Patrus.