Path firma parceria com a empresa que está revolucionando o conceito de Business Intelligence no mundo - Tableau


Rumo a América Latina, companhia de origem americana fecha contrato com consultoria brasileira para desenvolver negócios na região trazendo uma tecnologia inovadora para o mercado – o business analytics para todos. A solução também chega ao País com uma versão móvel

Com 13 anos provendo consultoria na área de governança de TI (Tecnologia da Informação) e reconhecendo os principais desafios que as empresas se defrontam quando o assunto é analisar dados para controlar melhor a gestão de uma organização, a Path decidiu trazer para seu portfólio os produtos da Tableau Software, que chega ao Brasil trazendo novos conceitos de business analytics.
Segundo a Path, a tecnologia traz um diferencial que, sem dúvida, ajudará os usuários das companhias pequenas, médias e grandes a finalmente poderem explorar os seus dados do jeito mais natural possível, que é a facilidade e a rapidez em traduzir dados em imagens, nas quais se adéquam à forma e ao modelo que o usuário julgar mais simples para construir sua análise. É realmente o Business Analytics para todos. (Mais informações em http://www.tableausoftware.com/pt-br/learn/gallery)
“As empresas agora realmente poderão traduzir seus indicadores de gestão da teoria para a prática”, comenta Verônica Simões, diretora geral da Path. Desenvolvido por um cientista da computação da Universidade de Stanford, junto a um executivo da Pixar, a tecnologia de BI da Tableau nasceu com um novo conceito, baseado na visualização de imagens a partir da computação gráfica, gerada por meio de uma nova programação, a VizQL, patenteada pela própria Tableau. Na contramão do conceito de criação de relatórios para análises, a Tableau substitui textos por imagens, o que, para um usuário executivo, ser torna mais atrativo e fácil.
Com uma carteira de sete mil clientes, entre eles eBay, Stanford University, Ferrari, Barnes & Noble, Yahoo!, AOL e Macys.com., a Tableau ruma para a América Latina e a Path está orgulhosa de ser escolhida como um de seus braços no Brasil.
“Desenvolvemos um trabalho na Path que foi consolidado por nossa capacidade de avaliar e apoiar implementações de soluções para a análise de negócios, mas nunca representamos nenhuma solução no mercado. O software da Tableau mostrou diferenciais que nos chamou a atenção, tal como a facilidade de importar dados, de onde quer que eles estejam e, rapidamente, transformar as informações em imagens que aceleram a capacidade de análise do usuário. Por isso optamos em levar essa ferramenta para o mercado. Queremos apoiar as empresas que, muitas vezes, passam meses implementando uma tecnologia de BI e, quando conseguem utilizar, o conceito já está ultrapassado”, comenta Verônica.
Outra frente importante apontada pela Path na tecnologia da Tableau é a oferta de soluções específicas para diversos segmentos do mercado através de um portfólio com templates pré-configurados, assim como versões para departamentos, ambientes de dados e recursos variados, tudo para facilitar o processo de extração e visualização dos dados gerados.  Na prática, o projeto de implementação do BI da Tableau pode começar pequeno, em um departamento, e ampliar para diferentes frentes da empresa devido à sua flexibilidade.
Contendo quatro versões, Tableau Desktop, voltado para qualquer perfil de usuário; Tableau Server, desenvolvido para organizações; Tableau Digital, específico para sites públicos; e Tableau Public, serviço gratuito que permite criar e compartilhar visualizações de dados na Web através de sites, blogs e mídias sociais, como Facebook e Twitter, a tecnologia realmente dispensa a área de TI das empresas, cenário que há anos vêm sendo promovido pelas desenvolvedoras de soluções analíticas, mas sem sucesso devido à complexidade de extração das informações e criações de cubos, por exemplo.
A mobilidade é outra abordagem do Tableau Software. Aqui o usuário tem acesso de onde estiver para a tomada de decisões, seja em reuniões, no escritório do cliente e a caminho de seus compromissos. Os filtros habilitados da solução surgem com um toque do dedo. Utilizando um iPad, por exemplo, é possível rolar dinamicamente pelas listas, detalhar algum dado ou ampliar os mapas. O aplicativo desenvolvido para iPad facilita o uso de painéis e igualmente acontece para sua conexão com o Safari móvel. A abordagem de criação única significa que, quando publicado um painel de controle no Tableau Server, ele é automaticamente habilitado para o iPad.
A Path, que além de comercializar a tecnologia, apoiará as empresas na implementação e no treinamento, que normalmente não ultrapassam dez dias. Sua meta é conquistar 600 clientes da solução Tableau entre 2012 e 2013.
Para Miguel Nhuch, vice-presidente da Tableau Software para a América Latina, a Tableau escolhe os seus parceiros com muito cuidado. “Estamos orgulhosos que a Path é um dos nossos braços no Brasil, o que resultará na replicação para o mercado brasileiro do excelente suporte que a Tableau dá aos seus parceiros a nível mundial. Escolhemos a Path com a expectativa que ela represente um parceiro significante para o maior mercado da América Latina”, comenta o executivo que ressalta a importância da chegada da Tableau na região neste momento.      “Entendemos que os países latino-americanos e, principalmente, o território brasileiro têm permanecido com uma economia sólida, o que promove o crescimento do ecossistema de inteligência comercial. Por isso, apostamos muito nesta empreitada e na Path, que nos apoiará na expansão de nossa solução no País”, finaliza Nhuch.