Path firma parceria com a empresa que está revolucionando o conceito de Business Intelligence no mundo - Tableau
Rumo
a América Latina, companhia de origem americana fecha contrato com consultoria
brasileira para desenvolver negócios na região trazendo uma tecnologia
inovadora para o mercado – o business analytics para todos. A solução também
chega ao País com uma versão móvel
Com 13 anos provendo
consultoria na área de governança de TI (Tecnologia da Informação) e
reconhecendo os principais desafios que as empresas se defrontam quando o
assunto é analisar dados para controlar melhor a gestão de uma organização, a
Path decidiu trazer para seu portfólio os produtos da Tableau Software, que
chega ao Brasil trazendo novos conceitos de business analytics.
Segundo a Path, a
tecnologia traz um diferencial que, sem dúvida, ajudará os usuários das
companhias pequenas, médias e grandes a finalmente poderem explorar os seus
dados do jeito mais natural possível, que é a facilidade e a rapidez em
traduzir dados em imagens, nas quais se adéquam à forma e ao modelo que o
usuário julgar mais simples para construir sua análise. É realmente o Business
Analytics para todos. (Mais informações em http://www.tableausoftware.com/pt-br/learn/gallery)
“As empresas agora
realmente poderão traduzir seus indicadores de gestão da teoria para a
prática”, comenta Verônica Simões, diretora geral da Path. Desenvolvido por um
cientista da computação da Universidade de Stanford, junto a um executivo da
Pixar, a tecnologia de BI da Tableau nasceu com um novo conceito, baseado na
visualização de imagens a partir da computação gráfica, gerada por meio de uma
nova programação, a VizQL, patenteada pela própria Tableau. Na contramão do
conceito de criação de relatórios para análises, a Tableau substitui textos por
imagens, o que, para um usuário executivo, ser torna mais atrativo e fácil.
Com uma carteira de sete
mil clientes, entre eles eBay, Stanford University, Ferrari, Barnes &
Noble, Yahoo!, AOL e Macys.com., a Tableau ruma para a América Latina e a Path
está orgulhosa de ser escolhida como um de seus braços no Brasil.
“Desenvolvemos um trabalho
na Path que foi consolidado por nossa capacidade de avaliar e apoiar
implementações de soluções para a análise de negócios, mas nunca representamos
nenhuma solução no mercado. O software da Tableau mostrou diferenciais que nos
chamou a atenção, tal como a facilidade de importar dados, de onde quer que
eles estejam e, rapidamente, transformar as informações em imagens que aceleram
a capacidade de análise do usuário. Por isso optamos em levar essa ferramenta
para o mercado. Queremos apoiar as empresas que, muitas vezes, passam meses
implementando uma tecnologia de BI e, quando conseguem utilizar, o conceito já
está ultrapassado”, comenta Verônica.
Outra frente importante
apontada pela Path na tecnologia da Tableau é a oferta de soluções específicas
para diversos segmentos do mercado através de um portfólio com templates
pré-configurados, assim como versões para departamentos, ambientes de dados e
recursos variados, tudo para facilitar o processo de extração e visualização
dos dados gerados. Na prática, o projeto de implementação do BI da
Tableau pode começar pequeno, em um departamento, e ampliar para diferentes
frentes da empresa devido à sua flexibilidade.
Contendo quatro versões,
Tableau Desktop, voltado para qualquer perfil de usuário; Tableau Server,
desenvolvido para organizações; Tableau Digital, específico para sites
públicos; e Tableau Public, serviço gratuito que permite criar e compartilhar
visualizações de dados na Web através de sites, blogs e mídias sociais, como
Facebook e Twitter, a tecnologia realmente dispensa a área de TI das empresas,
cenário que há anos vêm sendo promovido pelas desenvolvedoras de soluções
analíticas, mas sem sucesso devido à complexidade de extração das informações e
criações de cubos, por exemplo.
A mobilidade é outra
abordagem do Tableau Software. Aqui o usuário tem acesso de onde estiver para a
tomada de decisões, seja em reuniões, no escritório do cliente e a caminho de
seus compromissos. Os filtros habilitados da solução surgem com um toque do
dedo. Utilizando um iPad, por exemplo, é possível rolar dinamicamente pelas
listas, detalhar algum dado ou ampliar os mapas. O aplicativo desenvolvido para
iPad facilita o uso de painéis e igualmente acontece para sua conexão com o Safari
móvel. A abordagem de criação única significa que, quando publicado um painel
de controle no Tableau Server, ele é automaticamente habilitado para o iPad.
A Path, que além de
comercializar a tecnologia, apoiará as empresas na implementação e no treinamento,
que normalmente não ultrapassam dez dias. Sua meta é conquistar 600 clientes da
solução Tableau entre 2012 e 2013.
Para Miguel Nhuch,
vice-presidente da Tableau Software para a América Latina, a Tableau escolhe os
seus parceiros com muito cuidado. “Estamos orgulhosos que a Path é um dos
nossos braços no Brasil, o que resultará na replicação para o mercado
brasileiro do excelente suporte que a Tableau dá aos seus parceiros a nível
mundial. Escolhemos a Path com a expectativa que ela represente um parceiro
significante para o maior mercado da América Latina”, comenta o executivo que
ressalta a importância da chegada da Tableau na região neste momento. “Entendemos que os
países latino-americanos e, principalmente, o território brasileiro têm
permanecido com uma economia sólida, o que promove o crescimento do ecossistema
de inteligência comercial. Por isso, apostamos muito nesta empreitada e na
Path, que nos apoiará na expansão de nossa solução no País”, finaliza Nhuch.