Aiqon IT inicia operação no Brasil e traz software global para redução no consumo de energia elétrica de computadores


Startup lança no País solução sustentável que prevê redução de 40% nos custos com eletricidade e inova o conceito da responsabilidade ambiental aplicando com exclusividade a certificação internacional Carbon Neutral

            Sustentabilidade e redução de custos. São com essas premissas que a Aiqon IT inicia sua operação no Brasil para lançar em território nacional a solução Verismic Power Manager, tecnologia global baseada no conceito de TI Verde que visa apoiar as empresas na redução do consumo de energia elétrica e, ao mesmo tempo, reduzir a emissão de gás carbônico dos equipamentos de TI que mais impactam o meio ambiente: os computadores.
A solução de gerenciamento de energia é, inicialmente, instalada em um servidor próprio ou hospedado pela Aiqon IT. Em seguida, o próprio software distribui pequenos agentes em cada computador da empresa, permitindo rapidamente avaliar o nível de consumo das máquinas. Através de relatórios de monitoramento, a solução permite criar diversas regras, como a desativação de monitor e, até mesmo, dos computadores, tudo de acordo com o perfil de cada usuário. Após a implementação, a redução de custo de energia elétrica pode variar entre 40% e 60% já no primeiro mês de uso, o que significa um retorno de investimento (ROI)  entre cinco e nove meses.
            “Em um parque com mil computadores, por exemplo, é possível reduzir gastos em aproximadamente 120 mil reais por ano, o que significa, em consumo, economizar energia para abastecer mais de 1.700 residências por um mês”, comenta Thiago N. Felippe, CEO da Aiqon IT.
            Fundada no Vale do Silício em 1996 e operando sob políticas de TI Verde desde 2009, a proposta da desenvolvedora da tecnologia, Verismic Software, é desenvolver o mercado brasileiro e latino-americano através da representação liderada pela Aiqon IT, que tem como missão trazer para a região toda a experiência da Verismic no apoio ao uso consciente da energia elétrica.
“O Brasil emergiu como uma potência econômica global, assim como tem inovado no quesito da responsabilidade ambiental. Nossa proposta é desenvolver um papel importante no apoio às empresas brasileiras que procuram melhorar seu desempenho financeiro, enquanto cumprem com suas metas ambientais", ressalta Ashley Leonard, CEO da Verismic Software.
            Com solução certificada pela Energy Star e única companhia global a aplicar o selo Carbon Neutral nas empresas que adotam o uso de seu software, a Aiqon IT tem como meta difundir no Brasil a facilidade e a flexibilidade na adoção de uma tecnologia sustentável que alcance os computadores dos usuários, que são os equipamentos de TI responsáveis pelo maior índice de emissão de CO2.
            Sob o ponto de vista de economia de energia elétrica, no qual o Brasil vive uma batalha apoiada pelo governo federal, que aplicará redução na tarifa a partir do início de 2013 para ampliar a capacidade do setor industrial, a Aiqon IT tem como objetivo atuar em setores empresariais e públicos que possam se beneficiar da economia substancial trazida pelo uso da tecnologia de gerenciamento de energia, somada a adoção de práticas sustentáveis. Entre as empresas que já aderiram ao uso da tecnologia no País estão Grupo Abril, Sonda IT, SEPROSP, Aceco TI, Advanta, Prodent, Hotelaria Brasil e MegTur.
            “Nosso alvo será atuar em empresas e instituições que contemplem grandes e médios parques de máquinas, tais como existem no governo e nos segmentos de educação, TI, saúde e call center, entre outros”, explica Felippe. A expectativa da Aiqon IT é concluir a venda de 250 mil licenças em dois anos e atuar nos Estados do Sul e Sudeste neste primeiro momento, tanto através da venda direta como por meio de canais de distribuição.
            A empresa já conta com parceiros locais como a ADVB/SP (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara-e.net), na qual a Aiqon IT lidera o Comitê de Sustentabilidade, que visa padronizar métricas específicas para o setor da economia digital.