Grupo GFT busca startups brasileiras para participarem de concurso internacional de inovação com foco em Tecnologia Verde



Companhias brasileiras têm até 18 de novembro para se inscreverem na segunda edição do concurso de inovação CODE_n, que este ano tem como tema o fornecimento e o uso de energia sustentável através de conceitos baseados em Tecnologia da Informação.

O concurso CODE_n, lançado pelo Grupo GFT em parceria com a Ernst & Young, GmbH e Deutsche Messe AG, entrou em sua segunda edição. Sob o tema “Smart Solutions for Global Challenges” - (Soluções Inteligentes para Desafios Globais), este ano o concurso está a procura de soluções baseadas em TI que permitam a oferta e a utilização sustentável de energia.
Sabendo que o Brasil é o 5º país que mais utiliza energia renovável no mundo, de acordo com o estudo do jornal Christian Science Monitor, o Grupo GFT vê grandes possibilidades de mais empresas brasileiras participarem do concurso. Reconhecido por sua produção de biocombustíveis e pelo desenvolvimento de tecnologias como o aquecimento solar de água, atualmente o país busca mais desenvolvimento no setor e quer aperfeiçoar suas credenciais verdes através de apoio interno e da atração de investimento estrangeiro em energia renovável.
“Queremos ampliar a participação de startups e empresas jovens brasileiras no concurso CODE_n13. O tema deste ano é uma grande oportunidade  para que tenhamos uma startup nacional disputando o podium com outras empresas globais. Temos que aproveitar a boa fase econômica do país para fomentarmos o desenvolvimento de tecnologias verdes”, explica o country managing director da GFT Brasil, Marco Santos.
As ideias de negócio que o CODE_n está procurando são variadas, vão desde a distribuição inteligente de energia graças à redes inteligentes, passando pelas abordagens de tecnologia limpa para maximizar a eficiência, até chegar à eletro-mobilidade como um exemplo de fonte de energia alternativa, e aos modernos conceitos de gestão de fornecimento de energia elétrica em cidades e edifícios. Sejam produtos, serviços, aplicativos ou métodos, tudo é válido, desde que sirva para otimizar o uso da energia através de conceitos baseados em Tecnologia da Informação.
Qualquer empresa que tenha completado pelo menos uma transação comercial e foi fundada a partir de 2006 é elegível para participar. As empresas podem registrar-se no endereço online www.code-n.org. O prazo para inscrições é 18 de novembro de 2012. Entre todos os candidatos, os finalistas serão escolhidos a partir de cada uma das categorias definidas este ano: startups (de 0-3 anos desde a sua fundação) e empresas jovens (3 a 7 anos de idade).
Os finalistas terão a oportunidade de apresentar seus conceitos de negócio durante a CeBIT 2013, a maior feira de TI do mundo, que acontece em março, na Alemanha. O primeiro projeto brasileiro que conseguir se classificar entre os finalistas terá suas despesas de hospedagem e viagem pagas pela GFT Brasil. No dia sete de março será realizado o anúncio  dos dois vencedores do prêmio em dinheiro de 15.000 € para o melhor projeto em cada uma das categorias. No ano passado foram mais de 400 inscrições de 42 países, incluindo o Brasil.