Empresa especializada em soluções de
negócios baseadas em tecnologia web completa oito anos de sustentação às
operações de vendas através do website, hot site e televendas da Fast Shop.
Plataformas de B2C e B2B é a base para 19% do faturamento da rede
Pioneira
nas operações de venda por meio da internet, a Fast Shop, que mantém 25 anos de
atuação no comércio varejista, optou por sua entrada no cenário de vendas por
meio da web por volta do ano 2000, que, coincidentemente, foi marcado pelo
estouro da bolha das empresas pontocom. Na época, inúmeras iniciativas de start
ups nasceram e morreram, entretanto, as empresas que se mantiveram se tornaram
ainda mais eficientes no comércio eletrônico.
É o caso da Fast Shop,
que completa 11 anos de atuação no e-commerce e hoje recebe mais de 5 milhões
de visitantes por mês, oferecendo a possibilidade do Brasil inteiro comprar
pela web, seja através da venda B2C, seja pela B2B. Contudo, o grande salto da
Fast Shop se deu após três anos de sua entrada na web. Em 2003, com a demanda
de vendas sendo ampliada, a companhia buscou entre os principais players do
mercado uma plataforma que melhor se adequasse à sua condição de crescimento. E
a Vertis, companhia especializada em soluções de negócios baseadas em
tecnologia web, foi selecionada.
“Inicialmente, a Vertis
foi escolhida para realizar a manutenção do website e, posteriormente, foi
realizada uma seleção para a escolha da empresa que iria substituir a
plataforma de B2C da Fast Shop. A Vertis ganhou a concorrência pelo alto nível
de conhecimento tecnológico e pela sua capacidade de atendimento as novas
demandas da rede varejista”, explica Christian Vidial, sócio diretor da Vertis.
Atualmente, a Vertis
apóia desde as vendas através da plataforma de B2C, passando pelo televendas
até a plataforma de B2B. Para está última, o alvo da Fast Shop é criar
parcerias com diferentes empresas que disponibilizam em suas intranets a
facilidade de compra de produtos através de hotsites personalizados. Segundo o
executivo, o retorno sobre o investimento sempre esteve garantido desde o
primeiro ano de atuação da Vertis na Fast Shop.
“A importância das
plataformas da Vertis nos negócios de e-commerce da Fast Shop é fundamental
para manter uma alta disponibilidade e maior facilidade no processo de compra.
Se o site estiver fora do ar, por exemplo, é a mesma coisa de estarmos com as
nossas lojas de portas fechadas no shopping”, relata Thaise Hagge, gerente de
e-commerce da Fast Shop.
A Vertis mantém uma
equipe de oito profissionais especializados e alocados na Fast Shop, o que
beneficia a criação de campanhas de vendas e suporte a qualquer problema nas
plataformas. Ao todo, as operações apoiadas pela Vertis, que inclui o como o
website, o televendas e os hotsites, representam cerca de 19% do faturamento
da Fast Shop.
“A facilidade que temos
em trabalhar com a Vertis vai além da relação cliente e fornecedor, pois a
Vertis dispõe a Fast Shop desenvolvedores e analistas de e-commerce que
realmente entendem do nosso negócio e, por estarem fisicamente em nossas
instalações, conseguem solucionar qualquer problema com muita agilidade, até
porque o cliente não pode esperar na outra ponta e também não podemos perder o timing
de vendas e promoções que estão no ar” pontua Thaise.
Ainda segundo a gerente
de e-commerce da Fast Shop, o grande diferencial da Vertis que a difere de
plataformas altamente robustas disponíveis no mercado é a agilidade e a
flexibilidade que a solução possui, pois ela se adapta com versatilidade ao
negócio de seus clientes.
“A Vertis enxerga a Fast
Shop como um parceiro de negócios, pois em qualquer solicitação que envolva
aditivos à plataforma nossa equipe especializada no e-business da Fast é
acionada e participa do inicio ao fim em toda operação”, finaliza Vidigal.