Path implementa ferramenta de Business Analytics da Tableau Software em dois dias no Disque Denúncia do Rio de Janeiro



Com o uso da ferramenta, órgão controlado pelo Instituto Brasileiro de Combate ao Crime, em parceria com a Secretária de Segurança Pública do Rio de Janeiro, passa a realizar em apenas cinco minutos análises que demoravam mais de uma semana para serem concluídas

“O tempo entre a ação e a solução é o maior aliado quando estamos lidando com o crime”. São com essas palavras que a coordenadora do Disque Denúncia do Rio de Janeiro, Adriana Nunes, caracteriza a tecnologia como uma prioridade na dinamização do processo entre a captação das denúncias realizadas pela população e a transmissão das informações para as autoridades policiais.
 De olho nesta necessidade, o Disque Denúncia, criado na cidade carioca nos anos 90 para receber informações anônimas sobre atividades criminosas, decidiu implementar uma solução de Business Analytics. A missão crítica, neste caso, era encontrar um sistema que permitisse velocidade e abrangência na análise, características que a ONG encontrou no Tableau Software, tecnologia de análise que foi implementada pela Path, consultoria brasileira na área de governança de TI e representante da solução em território nacional.
Com um volume diário de 450 denúncias, o que gera um total de 13,5 mil contatos telefônicos por mês, o Disque Denúncia passou a utilizar o Tableau no dia seguinte do término de sua implementação, que durou dois dias. “Na primeira análise com o Tableau, o que antes era realizado em uma semana, levamos apenas cinco minutos para concluir. Esta característica tem nos proporcionado diagnósticos mais dinâmicos para o envio das informações aos órgãos interessados para, consequentemente, promover a solução de crimes em tempo mais hábil”, afirma Adriana.
Com menos de um mês de uso, o Disque Denúncia já faz uso da solução da Tableau para traçar diagnósticos na orientação de políticas públicas, demanda que foi permitida em função da flexibilidade oferecida pelo software, além de fornecer aos comandantes da polícia do Rio de Janeiro informações sobre os índices de criminalidade em relação a cada região, tudo mapeado por ruas utilizando o Tableau conectado com Google Maps.
“Entre os principais diferenciais que a tecnologia da Tableau nos mostrou, podemos destacar a rapidez e a facilidade de uso da solução dentro da nossa operação, o que proporcionou atender a um  volume de dados cada vez maior sem necessitar de muitas pessoas para realizar as análises. O manuseio do sistema é simples e ao mesmo tempo completo, o que proporciona agilidade na tomada de decisão” enfatiza Adriana.
Desenvolvido por um cientista da computação da Universidade de Stanford, junto a um executivo da Pixar, a tecnologia da Tableau nasceu com um novo conceito, baseado na visualização de imagens a partir da computação gráfica, gerada por meio de uma nova programação, a VizQL, patenteada pela própria Tableau. Na contramão do conceito de criação de relatórios para análises, a Tableau substitui textos por imagens, se adequando à forma e ao modelo que o usuário julgar mais simples para construir sua análise.
“Este projeto mostra a flexibilidade de atendimento da tecnologia da Tableau independente do setor. Aqui, a ferramenta de análise é usada para salvar vidas”, comenta a diretora geral da Path, Verônica Simões, que continua a prestar assessoria full time para o Disque Denúncia orientando para as possibilidades de explorar a ferramenta na busca de novas soluções.
O Disque Denúncia, Organização não Governamental (ONG) que nasceu no Rio de Janeiro e é gerenciada pelo Instituto Brasileiro de Combate ao Crime (IBCC), se tornou um modelo no que diz respeito à parceria público-privada. Lideranças empresariais e comunitárias, preocupadas com a crise de segurança pública que assolava o Rio de Janeiro na década de 90, criaram um movimento civil independente que, desde então, é responsável pela condução do projeto em parceria com a Secretaria de Segurança e que se tornou o principal canal de comunicação entre a polícia e a população. 
Para a Copa 2014, de acordo com Adriana Nunes, o Disque Denúncia já está se antecipando para amparar a polícia usando a tecnologia da Tableau, que permitirá agilidade nas ações. “O Tableau é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de relatórios de análise de risco. Na Copa do Mundo utilizaremos a solução com o objetivo de traçar diagnósticos por regiões previamente definidas, conforme as orientações da Secretaria de Segurança. O sistema poderá oferecer em tempo real informações relativas a possíveis ocorrências durante o evento”, prevê a coordenadora.