Cooplantio implementa soluções fiscais da Sonda IT


Cooperativa de Agricultores passa a atender às exigências fiscais do EFD Pis/ Cofins dentro do prazo. Ao todo, 60 filiais da organização passam a operar com o uso das ferramentas pw.SATI, pw.SPED Fiscal e pw.SPED PIS/ Cofins.

No último ano, a Cooplantio finalizou a implementação do ERP da SAP. No entanto, o cenário fiscal estava desfalcado em relação às tecnologias necessárias para suportar a enorme massa de dados de 60 filiais. “Precisávamos de ferramentas que tivessem interfaces bem desenhadas, definidas e estáveis com o SAP”, acrescenta o CIO da companhia, Jocelito Wagner, sobre o porquê da escolha das soluções fiscais da Sonda IT.
Com a implementação promissora do pw.SATI, que foi realizada em 40 dias, a Cooplantio também optou pelo uso das soluções pw.SPED Fiscal e pw.SPED PIS/ Cofins, tecnologias que permitiram  a entrega das obrigações fiscais da companhia no prazo estimado pelo Fisco. O primeiro deles estava datado para março de 2012.
A solução fiscal pw.SATI é responsável pela apuração de 63,7% de toda a arrecadação tributária imposta às empresas brasileiras. Esta constatação, segundo a diretora da regional gaúcha da Sonda IT, Karine Lima, comprova a solidez e confiabilidade do sistema, que permitirá a melhor gestão fiscal da Cooplantio no que tange às legislações estaduais (ICMS), federais (IPI, IRRF e INSS) e municipais (ISS), cumprindo também as obrigações acessórias.
O pw.SPED possibilita à Cooplantio estar aderente às evoluções impostas pelo Fisco através dos Arquivos Digitais – ECD, EFD e EFD Contribuições. Para Karine, uma das maiores dificuldades dentro das organizações é o correto atendimento a todas as exigências do Fisco, posto que haja constantes mudanças na legislação, além das particularidades fiscais existentes nos diferentes Estados brasileiros. “Com as soluções da Sonda IT, as empresas, além de automatizarem suas áreas fiscais, ficam em dia com o Fisco e mantém atualizada todas as demandas do governo ”, explica a diretora.
Para manter o ambiente SAP e as aplicações fiscais estáveis, a Cooplantio fechou um contrato de AMS (Application Management Services) com a Sonda IT por cinco anos – até janeiro de 2017. “Os profissionais da Sonda IT dedicam 50 horas por mês à atualização dos ambientes, implementação de melhorias, correções e cenários que identificamos erros”, pontua Wagner.
Ainda segundo o diretor, o grande diferencial da integradora é postura pró-ativa. “Os profissionais estão sempre trabalhando em busca de uma melhor estabilidade nos sistemas. A Sonda IT, através de sua expertise fiscal, entende o nosso grande número de filiais requer amparo constante em relação a melhorias e atualizações. Só assim podemos fechar o mês tranquilamente”, finaliza Wagner.