Sonda IT lança Centro de Excelência em Business Intelligence apoiado pela estratégia de um Plano Diretor Corporativo


Foco da integradora é apoiar as empresas no amadurecimento do uso de ferramentas analíticas mapeando todas as áreas da empresa e executando pequenos projetos realizados em curto prazo. A missão é prover a rápida utilização da tecnologia para melhoria imediata da performance do negócio

Amadurecer e, consequentemente, expandir o uso do Business Intelligence dentro das companhias, promovendo aos usuários a capacidade de uso autônomo da tecnologia é a proposta do novo Centro de Excelência em BI da Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, abrangendo Aplicativos, Plataformas e Serviços de TI.
A nova unidade, composta por um time de especialistas, propõe as melhores práticas, metodologias e arquiteturas de BI com base em um Plano Diretor contendo um roadmap corporativo, que engloba o mapeamento das áreas da empresa sob a ótica dos objetivos e estratégias de negócios, que irão nortear a utilização e o amadurecimento do conceito de BI.
De acordo com o diretor de BI da companhia, Eduardo Pugliesi, na prática, cada área da empresa possui diferentes peculiaridades, que se somam às demandas específicas dos usuários. No entanto, para que o BI atenda ao negócio da empresa, é preciso criar para cada um dos departamentos indicadores baseados nos processos estratégico, tático e operacional. “A partir da visão global do negócio do cliente e das necessidades de cada departamento, a equipe de BI da Sonda IT propõe pequenos projetos realizados em curto prazo para que haja uma rápida melhora na performance de negócio”, explica Pugliesi.
Somando essas três visões de indicadores extraídas de todas as áreas, a proposta do Plano Diretor é desenhar um modelo de gestão corporativa integrada entre todas as áreas da empresa, formando uma base única de BI na qual as informações são de interesse de áreas correlatas ou de intersecção, visto que as informações são abastecidas em ambos os sentidos.
Neste estágio, a empresa passa a deter um amplo banco de dados com informações que podem ser acessadas para as demandas rotineiras, que muitas vezes correspondem a análises de vida útil curta, assim como para atender às necessidades de informações mais críticas e complexas.
Através do Plano Diretor baseado em um modelo de governança de BI, a proposta é fazer com que os projetos se tornem organismos vivos dentro das companhias, dando condições para que os usuários dos diferentes departamentos possam explorar o uso da tecnologia. Para isso, o Centro de Excelência contempla em sua oferta o AMS (Application Management Services) de BI. “Após a criação dos principais indicadores, nossa proposta é promover a manutenção, a sustentação e as melhorias dos projetos desenvolvidos através de uma equipe de especialista, chegando até mesmo à proposta de outsourcing do ambiente”, comenta Pugliesi.
Seguindo o modelo self service que, segundo os institutos de pesquisas, como a Forrester Research, é o que se mostra mais recomendado para o sucesso de uma estratégia de BI dentro de uma empresa, além apoiar o usuário de negócio no uso e na exploração da tecnologia através da estruturação de roadmaps dentro da companhia, desenvolvidos pelo Centro de Excelência, a Sonda IT também contempla em seu portfólio a proposta de alocação de recursos especializados. “Entendemos que para o BI evoluir dentro de uma organização, é preciso deter uma ampla oferta para que o cliente seja atendido de acordo com o modelo de negócio que ele necessita”, conclui Pugliesi.