Empresa brasileira K4B traz para o Brasil conceitos inovadores de terceirização de inteligência competitiva e e-commerce de conhecimento

Primeira a difundir o KPO (Knowledges Process Outsourcing) no País, companhia desenvolve estrutura para entregar conteúdo com a qualidade analítica de uma consultoria, velocidade e custo baixo como os sites de busca e formatação e profundidade de um instituto de pesquisa. Entre as iniciativas está o lançamento inédito de uma loja virtual de conteúdo para executivos e organizações

Entregar informação confiável e com qualidade, desenvolver pesquisas mercadológicas sob uma ótica estratégica, formatar os dados de acordo com os padrões de apresentação do mercado e tratar tudo isso com pontualidade. Esta é a proposta da brasileira K4B (Knowledge for Business), empresa do Grupo ECC e pioneira na oferta do novo conceito KPO (Knowledge Process Outsourcing), ultima tendência em potências mundiais como Estados Unidos e Canadá.
A sigla, que significa terceirização de processos inteligentes, envolve pesquisas e análises de mercado, que podem ser demandadas para o uso corporativo, executivo ou mesmo pessoal. A ideia da K4B é oferecer a conveniência no acesso a um portfólio de produtos e serviços desenvolvidos a partir de dados validados por especialistas e entregues com a máxima precisão.
“Imagine um executivo que precisa organizar informações num formato adequado, seja ele um powerpoint ou podcast, com fontes seguras de informação para realizar a pré-análise para uma tomada de decisão? Este é o trabalho oferecido pela K4B. Queremos entregar conteúdo com a qualidade analítica de uma consultoria, velocidade e custo baixo como os sites de busca, além da formatação e profundidade de um instituto de pesquisa”, pontua Daniel Domeneghetti, criador do K4B e presidente do Grupo ECC, que inclui as empresas E-Consulting Corp. e DOM Strategy Partners, reconhecidas no mercado pela diversificação e qualidade de pesquisas, estudos, análises e serviços consultivos.
Assim como o atendimento no modelo multicanal, inclusive presencial, um dos diferenciais é a disponibilização dos produtos na primeira loja virtual de conhecimento, suportada por canais digitais, redes sociais e serviço de atendimento ao consumidor (SAC). O cliente compra pelo site, paga com cartão de crédito e em três horas recebe o conteúdo solicitado no formato, profundidades e layout desejados. O projeto, que funciona como um supermercado de conteúdo para os negócios e demandas pessoais, demorou 16 meses para ser implementado e consumiu um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões em tecnologia, serviços e formatação de produtos industrializados, como estudos setoriais, melhores práticas e dados numéricos sobre diversos negócios, segmentos e mercados.
Através do portal é possível encontrar produtos de prateleira, como e-Books de artigos temáticos, que custam em média R$ 9,90, estudos de mercados e análises de tendências ao preço de R$ 500,00, ou mesmo a elaboração de uma apresentação executiva e a produção de palestras e seminários no valor máximo de R$ 10 mil.
Do setor varejista ao financeiro, passando pelos segmentos de seguros, química, telecom, papel e celulose, hoje a K4B disponibiliza informações para 26 setores diferentes da economia, que inclui conteúdo próprio e de terceiros sobre as principais práticas de gestão, como Marketing, RH, TI, Internet e Estratégia, entre outras, empacotados em diferentes formatos e mídias.
“Nossa missão é levar informação e conhecimento recorrente, com a forma, a profundidade e a velocidade que os clientes precisam, na hora em que precisam e ao preço que faz sentido pagar. São conteúdos de negócios on demand para que seja consumido somente aquilo que precisa”, classifica Domeneghetti.
Na linha de serviços para a demanda pessoal, a K4B se posiciona como um Personal Knowledge Manager. Trata-se de um conceito e serviço exclusivos criados pela companhia, que disponibiliza, pontualmente ou em planos de adesão, os conteúdos específicos de necessidade de cada profissional em seu tema de atuação, assim como os conhecimentos recorrentes para atualização e crescimento profissional com ações ligadas ao cotidiano de trabalho, como aconselhamentos, coaching e treinamentos voltados para a expansão dos parâmetros cognitivos.
Já para as empresas, principalmente no modelo de plano de adesão, a proposta envolve a terceirização de inteligência competitiva, geração contínua de produtos e estudos de conhecimento, apresentações internas, fomento de conteúdo técnico dos ambientes colaborativos como blogs, fóruns e portais, além de suporte aos executivos, palestras, seminários e demandas multimídias, como vídeos online e conteúdo para TV Corporativa.