Por Daniel
Domeneghetti
Avanços recentes nas tecnologias de comunicação e novas
demandas quanto à responsabilidade social/ambiental das organizações, dentre
outros fatores, vêm redefinido o papel de Marketing.Uma variedade de desafios e
oportunidades se impõe aos gestores no futuro próximo. No entanto, para
facilitar a compreensão destes desafios, cabe a contextualização das três
grandes fases históricas do Marketing:
Era Orientada a Produção (1890-1930)
Era Orientada a Produção (1890-1930)
Naquela época, uma teoria geral de Marketing ainda não havia sido
desenvolvida e as práticas de Marketing eram inseparáveis da Economia e da
Administração clássica. As decisões de Marketing eram voltadas exclusivamente
para custos de produção e logística e muitas das questões atualmente associadas
ao Marketing sequer existiam.
Era Orientada a Vendas (1930-1960)
Os anos entre 1930 e 1960 foram marcados pelo grande aumento da
concorrência. Nos primeiros anos, as ações de Marketing foram direcionadas
exclusivamente para preços. Aos poucos, metodologias, teoremas e ferramentas
referentes à Promoção, Publicidade e Branding foram sendo desenvolvidas, como
forma de buscar diferenciação da concorrência. Ao mesmo tempo, as empresas
começaram a dedicar mais recursos para entender os drivers de consumo e as
relações entre vendedores e compradores.
Era Orientada ao Consumidor
Nessa época, termos como “identificar e satisfazer as necessidades dos
consumidores” ganharam eco. Produtos e serviços não eram lançados sem a
exploração das intenções de compra do público-alvo, onde as características
distintas do produto ou serviço deveriam ser estabelecidas. Também aumentaram
as ações que visavam garantir que os demais funcionários da organização
estivessem alinhados à estratégia de Marketing da companhia. As idéias de
aftermarketing e marketing 1 to 1, associado ao surgimento de CRM, trouxeram
novas perspectivas para a gestão de Marketing em geral e o relacionamento com
consumidores em particular. Ao mesmo tempo, a sociedade passou a exigir das
organizações uma determinada postura sócio-ético-ambiental que trouxe um
arcabouço de novas considerações a respeito do papel do Marketing.
Uma Nova Era? Quais são as principais questões a serem
tratadas por Marketing?
A nova Era do Marketing surge com a Internet e a
convergência e se acentua com a popularização das redes sociais e com a redefinição
do papel das organizações em um “novo mundo”. Ao mesmo tempo, à medida que as
cadeias de produção vão sendo ajustadas para modelos do tipo “pull selling”,
diversas atividades de Marketing vão sendo redefinidas, em especial Design,
Promoção, Precificação e Distribuição.
Conclusão
Nesse artigo vimos um breve relato da evolução do pensamento e das práticas do Marketing e de como ele passou de uma visão centrada ao redor da organização para uma atividade voltada a identificar e satisfazer as necessidades dos consumidores. Novas forças vêm desafiar as práticas e a teoria do Marketing que ora se estabelece. A maioria das questões ainda carece de respostas. E só tempo, com o retrato do resultado das experiências e tentativas, vai mostrar o que era fato e o que era somente argumento.
Conclusão
Nesse artigo vimos um breve relato da evolução do pensamento e das práticas do Marketing e de como ele passou de uma visão centrada ao redor da organização para uma atividade voltada a identificar e satisfazer as necessidades dos consumidores. Novas forças vêm desafiar as práticas e a teoria do Marketing que ora se estabelece. A maioria das questões ainda carece de respostas. E só tempo, com o retrato do resultado das experiências e tentativas, vai mostrar o que era fato e o que era somente argumento.
Daniel Domeghetti é CEO DOM Stratety Partners, consultoria 100% nacional focada em maximizar geração e proteção de valor real para as empresas.