Startups focadas em Big Data têm até 31 de outubro para se inscreverem no concurso internacional de inovação CODE_n da GFT

Os 50 finalistas apresentarão seus projetos durante a CeBIT 2014. GFT Brasil financiará as despesas de viagem da primeira empresa brasileira classificada

As inscrições para o CODE_n14, competição internacional de Tecnologia da Informação criada pelo Grupo GFT, chega à reta final. Startups focadas em Big Data de todo o mundo têm apenas três semanas para se cadastrarem. Esta é uma oportunidade para Startups apresentarem suas ideias inovadoras de aplicações voltadas para grandes volumes de dados em um palco global, a CeBIT 2014, que acontece em março  em Hannover, na Alemanha. O concurso mostrará cenários de aplicações que estão impulsando novos modelos de negócio e oferecerá uma ampla gama de soluções inspiradoras para o futuro das empresas digitais.

“Qualquer pessoa que queira se beneficiar das vantagens do Big Data terá que aprender a lidar com isso. As empresas precisam começar a pensar sobre as possibilidades de tratamento, avaliação e utilização de grandes volumes de dados para se manterem competitivas. Por isso, esperamos que este concurso possa potencializar novas formas de gerir este valioso recurso”, comenta Ulrich Dietz, CEO do Grupo GFT e criador do CODE_n.

Com o tema "Driving the Big Data Revolution” (do inglês, Dirigindo a Revolução de Dados), o CODE_n foca em um dos elementos-chave da tecnologia atualmente, além de estar totalmente em harmonia como o enfoque central da próxima edição da CeBIT, que discutirá sobre Datability com foco na capacidade de gerir grandes dados de forma sustentável e responsável.

“As 50 startups selecionadas pelo CODE_n vão adicionar uma perspectiva interessante para este tópico. Estamos entusiasmados para conhecer as soluções inovadoras desenvolvidas a partir de aplicações completas que destacam o potencial oferecido pelo grande volume de dados, tanto para as empresas de TI, quanto para uma ampla variedade de setores, como o de energia, o de telecomunicações e o automotivo”, explica Oliver Frese, presidente da CeBIT e membro da junta diretiva da Deutsche Messe AG.

O Big Data não é apenas uma questão de interesse para profissionais de TI. Suas características também se endereçam a especialistas em produção, vendas, pesquisa e desenvolvimento de negócios. "Aqui é onde surgem novas ideias que podem ser implementadas em soluções de TI", comenta Dietz. E adiciona: “O CODE_n reúne os mais inovadores jovens empreendedores de todo o mundo por cinco dias para compartilhar seus modelos de negócios, combinando criatividade, inovação e uma enorme quantidade de informações sobre segurança de dados. Tudo condensado em um único local, no pavilhão 16 da CeBIT, que oferecerá um potencial inimaginável para o progresso deste tema”, ressalta Dietz.

Muitas empresas estão relutantes em abordar a questão do Big Data. Especialmente agora, com o PRISM - Programa Secreto de Vigilância Eletrônica  mantido pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos – e os ataques cibernéticos, nunca foi tão importante lidar com uma estratégia ofensiva e gerar novos modelos de negócios a partir da grande variedade e quantidade de volume de dados. “Isso significa convencer as pessoas que ainda estão resistentes a essa mudança, mas tenho certeza que o empenho para a realização do CODE_n valerá a pena”, comenta Dietz.

CODE_n chama startups do Brasil e de todo o mundo

Startups brasileiras e de todo o mundo podem entrar na competição do CODE_n até o dia 31 de outubro. Os parceiros do concurso, GFT, CeBIT e EY (antiga  Ernst & Young), têm demonstrado muito interesse pela iniciativa da competição. “Já temos certeza de uma clara tendência: o CODE_n está se tornando um motor de startups cada vez mais forte e com inscrições feitas pelo mundo todo, da Austrália ao Uruguai, passando pelo Canadá e pela Coréia do Sul”, afirma Mark Smith, CEO da Ernst & Young.

Segundo Marco Santos, country managing director da GFT Brasil, já há startups brasileiras com aplicações interessantes fazendo suas inscrições. “Queremos ver o Brasil na final do CODE_n, por isso estamos incentivando jovens empresas brasileiras com soluções inovadoras para Big Data a se inscreverem no concurso, que é uma grande oportunidade para o futuro da startup”, finaliza Santos. Assim como em todos os anos anteriores, a GFT Brasil irá cobrir os custos de viagem da primeira empresa brasileira classificada entre os 50 finalistas.


A inscrição para o concurso poderá ser realizada de forma online através do site www.cone-n.org. As 50 melhores startups classificadas terão um espaço de exposição gratuito destinado especialmente ao CODE_n na CeBIT, que acontece de 10 a 14 de março em Hannover, na Alemanha. O vencedor do concurso receberá um prêmio de 30 mil euros.