DOM Strategy Partners avalia e lista as campeãs em produção de valor a partir da interação com seus principais públicos

A partir da análise diligente das 1000 maiores empresas do país, a consultoria se aprofundou com a avaliação de um subgrupo formado pelas 200 principais empresas, de 22 segmentos da economia, para compor ranking das 50 companhias que produzem mais valor (MVP) a partir da interação com os seus diferentes públicos. Bradesco, AMBEV e O Boticário encabeçam a relação

No mundo corporativo, uma pergunta fundamental exige respostas há muito tempo, mas sem sucesso. Muito se fala de gerar valor, agregar valor, perceber valor, mas, afinal, o que é valor corporativo? Como as empresas geram valor? Como se mede o valor gerado? Quem avalia e define o que é valor gerado por uma empresa?
Para respostas às questões acima, a DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, se apoiou nos últimos 12 meses num conjunto de fundamentos econômicos, técnicos e de gestão considerados incontestáveis, além de aplicar rigorosa disciplina metodológica na compreensão, comparação e normatização dos diferentes rankings, metodologias e estudos bem reputados, existentes no mercado, focados na avaliação parcial ou integral dos direcionadores de geração de valor pelas empresas (ex. rankings de melhores empresas, que mais crescem, que mais performam no mercado de capitais, de marcas mais valiosas, mais sustentáveis, mais admiradas, melhores para trabalhar, etc). Somado a esse profundo mergulho no que existe de melhor no mercado sobre avaliação de empresas, a consultoria também realizou a análise de relatórios, documentos e informações disponíveis sobre as empresas (públicos ou não), além de uma intensa pesquisa de campo e de mídias.
Todo esse arsenal de informações foi reunido pela DOM Strategy Partners para se chegar a um resultado confiável, publicamente demonstrável e dar origem ao inédito Estudo MVP Brasil 2014: Mais Valor Produzido.
O objetivo do estudo foi avaliar a capacidade de uma empresa em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus consumidores, acionistas, funcionários e para toda sociedade. O levantamento e o resultado analítico são frutos de uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das 200 principais empresas do País. O subgrupo das 200 melhores empresas foi priorizado a partir das 1000 maiores companhias (segundo os rankings Valor e Exame), considerando universos estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor.
A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
Para viabilizar a pesquisa, a DOM Strategy Partners se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), proprietária da consultoria e comprovada na prática, pois está em operação em 44 das 200 maiores empresas do País, que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e materializada pelos stakeholders quando das interações e processos de comunicação, relacionamento e transações de cada empresa com cada um desses públicos priorizados.
A partir da premissa do conceito EVM, 22 setores da economia foram escolhidos para avaliar a performance das principais companhias nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. São exemplos dos 62 ativos avaliados Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento Corporativo, Tecnologia da Informação, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
Desse levantamento, criou-se o Ranking TOP MVP, que contém as 50 empresas que mais produzem valor a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders. No top 10 da lista estão Bradesco, AMBEV, Boticário, Nestlé, Itau-Unibanco, Whirpool, Natura, Samsung, Coca-Cola e BASF.
Além do ranking das 50 empresas que mais produzem valor, o MVP também resultou outros sete rankings específicos por stakeholder: Mais Valor para Funcionários (Bradesco, McDonald’s e Promon, respectivamente); Mais Valor para Acionistas – empresas listadas (Souza Cuz, CCR, Itaú-Unibanco) e empresas fechadas (O Boticário, Netshoes e Stefanini); Mais Valor para a Sociedade (Google, Natura e Facebook); Mais Valor para o País (Petrobras, Vale e Banco do Brasil), Mais Valor para a Cadeia de Valor (Ambev, Basf e Fiat); Mais Valor para o Cliente – visão B2B e B2B2C (Microsoft, Porto Seguro e Totvs) e Mais Valor para os Consumidores – visão B2C (Nestlé, Alpargatas e Jonhson & Johnson)
“As empresas investem e aprimoram as interações com diferentes públicos a cada dia que passa para a construção e manutenção de sua capacidade de geração e proteção de valor, fazendo com que suas estratégias sejam voltadas para a priorização de ativos e indicadores que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo”, finaliza Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

50 Empresas que Mais Produzem Valor (MVP) (ranking de 0-10)

Bradesco
8,26
AMBEV
8,25
Boticário
8,23
Nestlé
8,22
Itaú-Unibanco
8,21
Whirlpool
8,19
Natura
8,17
Samsung
8,17
Coca-Cola
8,16
BASF
8,16
Gerdau
8,14
McDonald’s
8,14
Banco do Brasil
8,13
Google
8,11
Braskem
8,09
Pão de Açúcar
8,08
Apple
8,05
CCR
8,05
TV Globo
8,04
Petrobras
8,03
Brasil Foods
8,02
EDP
8,02
Facebook
8,01
Sabesp
8,01
Eternit
8,01
Fiat
8,01
Procter&Gamble
8
Volkswagen
8
AES Eletropaulo
8
Johnson & Johnson
7,98
Bradesco Seguros
7,98
Netshoes
7,97
UOL
7,97
Porto Seguro
7,96
Fast Shop
7,96
Microsoft
7,95
DOW
7,94
Accor Hoterlaria
7,93
Roche
7,93
TOTVS
7,92
Raizen
7,92
Vale
7,92
JBS
7,91
Fibria
7,91
Suzano Papel e Celulose
7,91
Stefanini
7,9
IBM
7,89
Caixa Econômica
7,88
Philips
7,88
Votorantim Cimentos
7,88
Saraiva
7,88