DOM Strategy Partners avalia e lista as campeãs em produção de valor a partir da interação com seus principais públicos
A partir da análise
diligente das 1000 maiores empresas do país, a consultoria se aprofundou com a
avaliação de um subgrupo formado pelas 200 principais empresas, de 22 segmentos
da economia, para compor ranking das 50 companhias que produzem mais valor
(MVP) a partir da interação com os seus diferentes públicos. Bradesco, AMBEV e
O Boticário encabeçam a relação
No
mundo corporativo, uma pergunta fundamental exige respostas há muito tempo, mas
sem sucesso. Muito se fala de gerar valor, agregar valor, perceber valor, mas,
afinal, o que é valor corporativo? Como as empresas geram valor? Como se mede o
valor gerado? Quem avalia e define o que é valor gerado por uma empresa?
Para
respostas às questões acima, a DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional
focada em estratégia corporativa, se apoiou nos últimos 12 meses num conjunto
de fundamentos econômicos, técnicos e de gestão considerados incontestáveis,
além de aplicar rigorosa disciplina metodológica na compreensão, comparação e
normatização dos diferentes rankings, metodologias e estudos bem reputados,
existentes no mercado, focados na avaliação parcial ou integral dos
direcionadores de geração de valor pelas empresas (ex. rankings de melhores
empresas, que mais crescem, que mais performam no mercado de capitais, de
marcas mais valiosas, mais sustentáveis, mais admiradas, melhores para
trabalhar, etc). Somado a esse profundo mergulho no que existe de melhor no
mercado sobre avaliação de empresas, a consultoria também realizou a análise de
relatórios, documentos e informações disponíveis sobre as empresas (públicos ou
não), além de uma intensa pesquisa de campo e de mídias.
Todo
esse arsenal de informações foi reunido pela DOM Strategy Partners para se
chegar a um resultado confiável, publicamente demonstrável e dar origem ao
inédito Estudo MVP Brasil 2014: Mais Valor Produzido.
O
objetivo do estudo foi avaliar a capacidade de uma empresa em gerar e proteger
valor não apenas para si, mas também para seus consumidores, acionistas,
funcionários e para toda sociedade. O levantamento e o resultado analítico são
frutos de uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os
diferentes públicos das 200 principais empresas do País. O subgrupo das 200
melhores empresas foi priorizado a partir das 1000 maiores companhias (segundo
os rankings Valor e Exame), considerando universos estatisticamente válidos
para cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos critérios
definidos como direcionadores de valor.
A
resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para
esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que
definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida
como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
Para
viabilizar a pesquisa, a DOM Strategy Partners se apoiou na metodologia EVM
(Enterprise Value Management), proprietária da consultoria e comprovada na
prática, pois está em operação em 44 das 200 maiores empresas do País, que
defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como
protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e
materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e
materializada pelos stakeholders quando das interações e processos de
comunicação, relacionamento e transações de cada empresa com cada um desses
públicos priorizados.
A
partir da premissa do conceito EVM, 22 setores da economia foram escolhidos
para avaliar a performance das principais companhias nos ativos tangíveis e
intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor
pelas empresas. São exemplos dos 62 ativos avaliados Eficácia da Estratégia
Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas,
Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa,
Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação,
Conhecimento Corporativo, Tecnologia da Informação, Grau de Transformação e Uso
das Tecnologias Digitais, dentre outros.
Desse
levantamento, criou-se o Ranking TOP MVP, que contém as 50 empresas que mais
produzem valor a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus
stakeholders. No top 10 da lista estão Bradesco, AMBEV, Boticário, Nestlé,
Itau-Unibanco, Whirpool, Natura, Samsung, Coca-Cola e BASF.
Além
do ranking das 50 empresas que mais produzem valor, o MVP também resultou
outros sete rankings específicos por stakeholder: Mais Valor para Funcionários
(Bradesco, McDonald’s e Promon, respectivamente); Mais Valor para Acionistas –
empresas listadas (Souza Cuz, CCR, Itaú-Unibanco) e empresas fechadas (O
Boticário, Netshoes e Stefanini); Mais Valor para a Sociedade (Google, Natura e
Facebook); Mais Valor para o País (Petrobras, Vale e Banco do Brasil), Mais
Valor para a Cadeia de Valor (Ambev, Basf e Fiat); Mais Valor para o Cliente –
visão B2B e B2B2C (Microsoft, Porto Seguro e Totvs) e Mais Valor para os
Consumidores – visão B2C (Nestlé, Alpargatas e Jonhson & Johnson)
“As
empresas investem e aprimoram as interações com diferentes públicos a cada dia
que passa para a construção e manutenção de sua capacidade de geração e
proteção de valor, fazendo com que suas estratégias sejam voltadas para a
priorização de ativos e indicadores que reverberam em credibilidade, imagem
positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo”,
finaliza Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
50
Empresas que Mais Produzem Valor (MVP) (ranking de 0-10)
Bradesco
|
8,26
|
AMBEV
|
8,25
|
Boticário
|
8,23
|
Nestlé
|
8,22
|
Itaú-Unibanco
|
8,21
|
Whirlpool
|
8,19
|
Natura
|
8,17
|
Samsung
|
8,17
|
Coca-Cola
|
8,16
|
BASF
|
8,16
|
Gerdau
|
8,14
|
McDonald’s
|
8,14
|
Banco
do Brasil
|
8,13
|
Google
|
8,11
|
Braskem
|
8,09
|
Pão
de Açúcar
|
8,08
|
Apple
|
8,05
|
CCR
|
8,05
|
TV
Globo
|
8,04
|
Petrobras
|
8,03
|
Brasil
Foods
|
8,02
|
EDP
|
8,02
|
Facebook
|
8,01
|
Sabesp
|
8,01
|
Eternit
|
8,01
|
Fiat
|
8,01
|
Procter&Gamble
|
8
|
Volkswagen
|
8
|
AES
Eletropaulo
|
8
|
Johnson
& Johnson
|
7,98
|
Bradesco
Seguros
|
7,98
|
Netshoes
|
7,97
|
UOL
|
7,97
|
Porto
Seguro
|
7,96
|
Fast
Shop
|
7,96
|
Microsoft
|
7,95
|
DOW
|
7,94
|
Accor
Hoterlaria
|
7,93
|
Roche
|
7,93
|
TOTVS
|
7,92
|
Raizen
|
7,92
|
Vale
|
7,92
|
JBS
|
7,91
|
Fibria
|
7,91
|
Suzano
Papel e Celulose
|
7,91
|
Stefanini
|
7,9
|
IBM
|
7,89
|
Caixa
Econômica
|
7,88
|
Philips
|
7,88
|
Votorantim
Cimentos
|
7,88
|
Saraiva
|
7,88
|