As empresas Salesforce.com, Google, Dassault Systèmes e
Continental são os novos parceiros do CODE_n. Quatro startups brasileiras estão
entre os 50 finalistas do concurso internacional
Dentro de duas semanas
será anunciado na feira de tecnologia CeBIT, em Hanover, na Alemanha, o
vencedor do prêmio CODE_n deste ano. A cerimônia de premiação acontece no
dia 12 de março às 18h no Hall 16, com a entrada gratuita para os visitantes da
feira. O extenso programa de conferências, que acontecem durante os cinco dias,
incluem eventos como o "Young IT- Day”, que terá a participação de Sigmar
Gabriel, ministro alemão das Finanças ou, como é conhecido, o
"DatenDialog" do Google. Durante o evento, também serão apresentadas
as propostas das startups finalistas, dentre as quais destacam-se quatro
empresas brasileiras.
De acordo com o CEO do
Grupo GFT e iniciador do CODE_n, Ulrich Dietz, “a cerimônia de premiação, na
quarta-feira, é o destaque desta competição internacional, entretanto, o CODE_n
oferece muito mais durante a CeBIT: teremos um programa da conferência abrangente,
com cinco dias de intensa informação sobre Big Data, startups e inovações no
campo da economia digital", explica ele.
Na segunda-feira, 10 de
março, às 13h, começa o "Young IT - Day", organizado pelo Ministério
alemão da Economia e Energia em parceria com a BITKOM (Associação das Empresas
de TIC da Alemanha), que terá como destaque a conferência do ministro alemão da
Economia, Sigmar Gabriel. O Google ofereceu aos participantes a oportunidade de
escutar o "DatenDialog", que vai discutir as possibilidades de
utilizar a inovação como um suporte de dados. O diretor de Engenharia do Google
na Alemanha, Wieland Holfelder, que também participará da palestra, explicará,
entre outras coisas, como o Google está abordando a questão da inovação.
Na terça-feira, será a vez
do "Big Data Day” no CODE_n. A CMO da IBM Europa, Caroline Taylor,
fará uma palestra às 12h45 sobre o papel das startups no contexto da Big Data.
Na quarta-feira será o "Young Entrepreneurs'Day”, que será reservada para
jovens empreendedores e terá como destaque uma conferência abordando a questão
do financiamento para startups. Já na quinta-feira será o “Automotive
Day". Um dos destaques deste dia será a conferência do head de estratégia
e inovação da Continental, Büchse Rainer. O último dia da feira, 14 de março,
será inteiramente dedicado à proteção de dados e, no cenário do CODE_n, será
mostrado dois live-hackings acompanhados por um debate moderado pela empresa
EY.
Durante toda a semana do
evento, cinquenta finalistas do CODE_n apresentarão seus modelos de gestão de
negócios promissores na seção “Fireside Chats”. Agrupados por temas, as
startups discutirão sobre as oportunidades e desafios da implementação do Big
Data em diferentes setores de mercado. Este diálogo será ministrado com os especialistas
da EY, que apresentarão no programa da conferência CODE_n os resultados de
estudos recentes sobre o Big Data. Entre os finalistas que concorrerão ao
prêmio final, há quatro empresas brasileiras: Intelie e Aentropico, ambas do
Rio de Janeiro; Precifica, de São Paulo; e Navegg, de Curitiba.
A startup carioca Intelie atua no mercado de
gerenciamento de operações de TI, fornecendo às empresas soluções que englobam
análise de dados em tempo real, visualização de informações e design para
“social operation”. Aentropico
tem por objetivo democratizar o acesso à análise preditiva de alta qualidade,
ajudando gerentes e empresários a tomar melhores decisões. Já a empresa Precifica – Preço Inteligente oferece uma plataforma de e-commerce 100%
automatizada que permite ao varejista online reagir rapidamente aos preços e
ofertas da concorrência. A curitibana Navegg
ajuda sites a conhecer melhor seus visitantes e vender publicidade otimizada e
inteligente, de acordo com o perfil do usuário.
“Estamos orgulhosos da
performance dos empreendedores brasileiros, que se destacam ao apresentar
projetos inovadores, escaláveis e competitivos internacionalmente”, pontua
Marco Santos, country managing director da GFT Brasil.
Sob o lema
"Pioniergesit Meets Business Experience", os visitantes do pavilhão
do CODE_n poderão comprovar e experimentar a experiência do Big Data em 3D.
Feito pela empresa Daussault Systèmes, três exemplos de arquitetura,
arqueologia e oceanografia, ilustrarão o tratamento, utilização e visualização
inteligentes de grandes quantidades de dados.
Novos parceiros do CODE_n
Além dos tradicionais
parceiros do CODE_n, EY e Deutsche Messe, este ano também estão envolvidas as
empresas Salesforce.com, Continental, Dassault Systèmes, Google e emagine.
Dietz assegura que, com a participação entusiasta dessas empresas, confirma-se
que o CODE_n é atualmente uma das plataformas mais importantes para a
transformação digital. “Nós colocamos as startups em contato com empresas já
estabelecidas e instituições políticas para que suas propostas de modelos de
negócios inovadores sejam implementadas”, explica o CEO do Grupo GFT.
Alguns dos parceiros do
CODE_n também apresentarão suas inovações relativas ao Big Data no Hall 16.
Isto inclui a BITKOM com a sua iniciativa “GET Started” e sua rede de negócios
"Wissensfabrik", ou seja, fábrica de conhecimento. Além disso, todos
os parceiros do CODE_n terão uma área recrutamento de pessoas.
Um júri irá decidir sobre o vencedor
do CODE_n
Um júri irá decidir qual
das cinquenta jovens empresas de 17 países este ano ganhará o prêmio de 30 mil
euros. Além do fundador do CODE_n , Ulrich Dietz (Grupo GFT), o júri é composto
por Klaas Bollhoefer (The Unbelievable Machine Company ), o designer Murat
Gunak, o professor Dietmar Harhoff (Max-Planck- Institut para as áreas de
inovação e competição), Bindi Karia (Silicon Valley Bank), Tobias Kiessling
(intelliAd de Mídia), Carsten Knop (Jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung), o
prof Dr. Norbert Pohlmann (Institute for Internet Security University
Westphalia), o Dr. Krystian Pracz (EY) e Jens- Uwe Sauer (Seedmatch).