CODE_n na CeBIT 2014: cinco dias dedicados à temática da Big Data

As empresas Salesforce.com, Google, Dassault Systèmes e Continental são os novos parceiros do CODE_n. Quatro startups brasileiras estão entre os 50 finalistas do concurso internacional

 

Dentro de duas semanas será anunciado na feira de tecnologia CeBIT, em Hanover, na Alemanha, o vencedor do prêmio  CODE_n deste ano. A cerimônia de premiação acontece no dia 12 de março às 18h no Hall 16, com a entrada gratuita para os visitantes da feira. O extenso programa de conferências, que acontecem durante os cinco dias, incluem eventos como o "Young IT- Day”, que terá a participação de Sigmar Gabriel, ministro alemão das Finanças ou, como é conhecido, o "DatenDialog" do Google. Durante o evento, também serão apresentadas as propostas das startups finalistas, dentre as quais destacam-se quatro empresas brasileiras.
De acordo com o CEO do Grupo GFT e iniciador do CODE_n, Ulrich Dietz, “a cerimônia de premiação, na quarta-feira, é o destaque desta competição internacional, entretanto, o CODE_n oferece muito mais durante a CeBIT: teremos um programa da conferência abrangente, com cinco dias de intensa informação sobre Big Data, startups e inovações no campo da economia digital", explica ele.
Na segunda-feira, 10 de março, às 13h, começa o "Young IT - Day", organizado pelo Ministério alemão da Economia e Energia em parceria com a BITKOM (Associação das Empresas de TIC da Alemanha), que terá como destaque a conferência do ministro alemão da Economia, Sigmar Gabriel. O Google ofereceu aos participantes a oportunidade de escutar o "DatenDialog", que vai discutir as possibilidades de utilizar a inovação como um suporte de dados. O diretor de Engenharia do Google na Alemanha, Wieland Holfelder, que também participará da palestra, explicará, entre outras coisas, como o Google está abordando a questão da inovação.
Na terça-feira, será a vez do "Big Data Day” no CODE_n.  A CMO da IBM Europa, Caroline Taylor, fará uma palestra às 12h45 sobre o papel das startups no contexto da Big Data. Na quarta-feira será o "Young Entrepreneurs'Day”, que será reservada para jovens empreendedores e terá como destaque uma conferência abordando a questão do financiamento para startups. Já na quinta-feira será o “Automotive Day". Um dos destaques deste dia será a conferência do head de estratégia e inovação da Continental, Büchse Rainer. O último dia da feira, 14 de março, será inteiramente dedicado à proteção de dados e, no cenário do CODE_n, será mostrado dois live-hackings acompanhados por um debate moderado pela empresa EY.
Durante toda a semana do evento, cinquenta finalistas do CODE_n apresentarão seus modelos de gestão de negócios promissores na seção “Fireside Chats”. Agrupados por temas, as startups discutirão sobre as oportunidades e desafios da implementação do Big Data em diferentes setores de mercado. Este diálogo será ministrado com os especialistas da EY, que apresentarão no programa da conferência CODE_n os resultados de estudos recentes sobre o Big Data. Entre os finalistas que concorrerão ao prêmio final, há quatro empresas brasileiras: Intelie e Aentropico, ambas do Rio de Janeiro; Precifica, de São Paulo; e Navegg, de Curitiba.
A startup carioca Intelie atua no mercado de gerenciamento de operações de TI, fornecendo às empresas soluções que englobam análise de dados em tempo real, visualização de informações e design para “social operation”. Aentropico tem por objetivo democratizar o acesso à análise preditiva de alta qualidade, ajudando gerentes e empresários a tomar melhores decisões.  Já a empresa Precifica – Preço Inteligente oferece uma plataforma de e-commerce 100% automatizada que permite ao varejista online reagir rapidamente aos preços e ofertas da concorrência. A curitibana Navegg ajuda sites a conhecer melhor seus visitantes e vender publicidade otimizada e inteligente, de acordo com o perfil do usuário.
“Estamos orgulhosos da performance dos empreendedores brasileiros,  que se destacam ao apresentar projetos inovadores, escaláveis e competitivos internacionalmente”, pontua Marco Santos, country managing director da GFT Brasil.
Sob o lema "Pioniergesit Meets Business Experience", os visitantes do pavilhão do CODE_n poderão comprovar e experimentar a experiência do Big Data em 3D. Feito pela empresa Daussault Systèmes, três exemplos de arquitetura, arqueologia e oceanografia, ilustrarão o tratamento, utilização e visualização inteligentes de grandes quantidades de dados.

Novos parceiros do CODE_n

Além dos tradicionais parceiros do CODE_n, EY e Deutsche Messe, este ano também estão envolvidas as empresas Salesforce.com, Continental, Dassault Systèmes, Google e emagine. Dietz assegura que, com a participação entusiasta dessas empresas, confirma-se que o CODE_n é atualmente uma das plataformas mais importantes para a transformação digital. “Nós colocamos as startups em contato com empresas já estabelecidas e instituições políticas para que suas propostas de modelos de negócios inovadores sejam implementadas”, explica o CEO do Grupo GFT.
Alguns dos parceiros do CODE_n também apresentarão suas inovações relativas ao Big Data no Hall 16. Isto inclui a BITKOM com a sua iniciativa “GET Started” e sua rede de negócios "Wissensfabrik", ou seja, fábrica de conhecimento. Além disso, todos os parceiros do CODE_n terão uma área recrutamento de pessoas.

Um júri irá decidir sobre o vencedor do CODE_n


Um júri irá decidir qual das cinquenta jovens empresas de 17 países este ano ganhará o prêmio de 30 mil euros. Além do fundador do CODE_n , Ulrich Dietz (Grupo GFT), o júri é composto por Klaas Bollhoefer (The Unbelievable Machine Company ), o designer Murat Gunak, o professor Dietmar Harhoff (Max-Planck- Institut para as áreas de inovação e competição), Bindi Karia (Silicon Valley Bank), Tobias Kiessling (intelliAd de Mídia), Carsten Knop (Jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung), o prof Dr. Norbert Pohlmann (Institute for Internet Security University Westphalia), o Dr. Krystian Pracz (EY) e Jens- Uwe Sauer (Seedmatch).