Construtivo investe na criação do Núcleo BIM e anuncia Cláudia Campos para comandar a operação

Voltada ao fornecimento de soluções tecnológicas para o setor de Engenharia e Construção, companhia desenvolve novo braço de atendimento sob o comando da especialista e coordenadora da comunidade Autodesk no Brasil

Como estratégia de negócios para fortificar o conceito BIM (Building Information Modeling) no mercado, o Construtivo, empresa especializada em soluções para a gestão de projetos de engenharia, estruturou um Núcleo de BIM exclusivo para a prestação de serviços desse processo, que envolve a criação e o gerenciamento de todas as informações de um projeto de um edifício durante seu ciclo de vida.
O Construtivo entende  ser fundamental associar o serviço à oferta de tecnologia, pois só assim é possível oferecer uma solução realmente completa. Todas as vendas do sistema de colaboração são associadas a serviços que se iniciam na fase de implantação e seguem ao longo do contrato com o suporte, fomento e constante apoio ao cliente.
O Núcleo BIM foi desenvolvido sob o comando do presidente do Construtivo, Marcus Granadeiro, em sociedade com Cláudia Campos, autora de obras técnico-literárias, especialista e coordenadora da comunidade Autodesk no Brasil, que assume a diretoria da área.
Com uma oferta diferenciada, equipe com know how e foco para oferecer um processo consultivo completo, o objetivo da companhia com a criação deste Núcleo BIM é inovar o entendimento do mercado em relação às possibilidades que a solução viabiliza, aliando importantes benefícios ao setor, o que inclui potencializar a produtividade dos profissionais, diminuir erros nos projetos, mitigar perdas, gerar orçamentos mais precisos, acelerar os prazos e reduzir os custos da construção. O investimento inicial consumira cerca de R$ 300 mil.
“Por ser uma tecnologia nova, existem muitas distorções na sua interpretação. O nosso objetivo é assegurar que as empresas absorvam os reais impactos positivos que o BIM proporciona, motivando a sua adoção e transformando o cenário atual na Engenharia e na Construção”, comenta Cláudia, sócia-diretora da Iniciativa BIM.
O principal desafio desta missão é iniciar uma etapa de conscientização do mercado em relação a uma nova forma de desenvolver os projetos, sedimentando um conceito inovador nas equipes, que passarão a enxergar benefícios palpáveis da tecnologia, mudando os processos dentro dos escritórios de engenharia e as relações entre os profissionais da construção. “Nos anos 90, participei ativamente da implantação da tecnologia CAD (Computer Aided Design) no Brasil, que transformou o cenário na época. Agora, o BIM surge para revolucionar, numa segunda etapa, a forma de se conceber o trabalho de Engenharia”, explica a executiva.
    Cláudia terá a responsabilidade de conduzir a gestão do processo de implantação do BIM junto aos arquitetos, engenheiros e projetistas, garantindo a produtividade e o compartilhamento de todos os recursos BIM de forma eficiente e precisa. Para atender às diferentes necessidades e de forma personalizada, a Iniciativa BIM do Construtivo, além de prestar o serviço de consultoria, ministrará cursos específicos para cada demanda do mercado. “Um curso de Revit leva 40 horas. No formato de treinamento personalizado que vamos desenvolver, o foco será direcionado para cada especificação profissional”, comenta Cláudia.
A diretora iniciou a sua carreira em suporte e treinamento de AutoCad numa revenda Microtec e Autodesk, passando, posteriormente, pela Digicon, distribuidora Autodesk no Brasil. A sócia-diretora da Iniciativa BIM é autora de diversos livros de AutoCAD e Revit Architecture.

“O ano de 2014 será marcante para o Construtivo e para o setor de Engenharia e Construção. Vamos colocar muita energia para propagar e consolidar uma nova maneira de se pensar o desenvolvimento de projetos, inovando junto aos nossos clientes e garantindo um processo seguro, dinâmico e totalmente à frente do que já está disponível no mercado”, finaliza Marcus Granadeiro.