O Boticário, Natura, Procter & Gamble, Johnson & Johnson e Unilever: as favoritas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos segundo seus stakeholders
De acordo com ranking Mais Valor Produzido (MVP), da Dom
Strategy Partners, as empresas foram lembradas quando o assunto é a capacidade
de gerar e proteger valor não apenas para si, mas para os seus consumidores,
acionistas, funcionários e sociedade
Setor em franca expansão
no País, o mercado de cosméticos, higiene e perfumaria foi a base para a DOM
Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa,
criar o ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Beleza e Cosméticos.
O estudo aponta O
Boticário, Natura, Procter & Gamble, Johnson & Johnson e Unilever como as cinco empresas do
setor mais bem colocadas quando o assunto é a capacidade das instituições em
gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para todo o grupo que
compõem os seus stakeholders: consumidores, acionistas, funcionários e
sociedade.
Para entrar no top 5 do
ranking, as companhias foram avaliadas em fatores como Eficácia da Estratégia
Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas,
Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade,
Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de
Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
A resposta sobre
capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos
foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor
Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como
Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
A pesquisa se apoiou na
metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que
o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este
tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado
(quantificado) em função da percepção de valor apreendida e materializada pelos
stakeholders.
A partir da premissa do
conceito EVM, as principais companhias cosméticas e de higiene pessoas do País
passaram por uma avaliação de 0 a 10 em relação às suas performances nos ativos
tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção
de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma
série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes
públicos das empresas mais relevantes dos setores.
Segundo Daniel
Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners, a necessidade de criar um ranking
se deu após constatar que o País é um grande pólo desenvolvedor deste mercado.
“Pesquisas recentes
apontam o Brasil como o terceiro mercado mundial de produtos de higiene
pessoal, perfumaria e cosméticos, ficando atrás apenas de Estados Unidos e
Japão. A proposta foi entender como este setor aquecido se comunica, constrói e
mantém a sua capacidade para gerar e proteger valor com os seus diferentes
públicos, ativos e os indicadores que reverberam em credibilidade, imagem
positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo”,
comenta o executivo.
Cosméticos
Higiene
e Beleza
|
Nota
|
Boticário
|
8,23
|
Natura
|
8,17
|
Procter & Gamble
|
8,00
|
Johnson & Johnson
|
7,98
|
Unilever
|
7,36
|