Com o desafio de desenvolver
abordagens cada vez mais focadas em novas tecnologias para identificar, atrair
e engajar o consumidor 2.0, levantamento ouviu o que pensam 156 executivos das
principais empresas do País sobre a importância e as obrigações do marketing
Tendências em relação ao
comportamento do comprador, ao crescimento de novas tecnologias de mídia e
novos canais de comunicação dão ao marketing novas funções de trabalho e
desenvolvimento de novas habilidades que aliam análise e conhecimento de inteligência
de negócios. Pesquisa da DOM Strategy Partners, consultoria 100%
nacional focada em estratégia corporativa, revela este cenário apontando
que a área é considerada de extrema importância para 93% dos 156 CEOs de empresas de diversos setores econômicos, tais como varejo,
serviços, finanças, telecom, seguros, dentre outros.
Segundo o
levantamento, 72% dos executivos apostam no marketing como um dos principais
fatores para a companhia ter sucesso com os seus diversos públicos. Entre as
práticas rumo ao sucesso do novo marketing consideradas prioritárias para os
entrevistados, 82% dos CEOS apontam que potencializar as vendas da empresa é
ainda a obrigação primaria da área. Já 75% consideram que atrair clientes é o
papel primordial do marketing atual e no quesito canais, 69% acham que
gerencia-los é mais importante do que agrega-los, como considera outros 79% dos
executivos questionados.
Com o desafio de
desenvolver uma abordagem através de novas tecnologias para identificar, atrair
e engajar o comprador 2.0, 49% dos CEOS apontam que obrigação do
marketing é inovar e a comunicação, neste caso, é vista para 39% como a ação
mais assertiva para consolidar a marca para os seus públicos. Neste
ponto, a internet é citada como o meio com maior peso relevante no futuro para
88% dos líderes.
Com a expectativa de aumentar em 59% nos próximos dois anos, o orçamento e as práticas do
novo marketing se conectarão cada vez mais com as estratégias
corporativas das empresas, sendo mensurados através de medições e cobranças
como qualquer outro organismo estratégico, conforme aponta Daniel Domeneghetti,
CEO da DOM Strategy Partners.
“O marketing se fortalece
como função crucial para o sucesso das empresas. Por isso, acionistas e CEOs
aumentam suas expectativas sobre sua performance, exigindo da área que entregue
as estratégias definidas, gere os resultados pactuados e produza valor. O
Marketing agora precisa de métricas apropriáveis e executáveis, que comprovem
sua eficácia. Sua gestão tenderá a ser cada vez mais baseada em evidências
concretas e retornos palpáveis sobre os seus investimentos, sejam estes no
mundo tradicional, sejam esses no cada vez mais natural mundo online,
envolvendo ações de inteligência, planejamento, relacionamento com clientes,
multicanalidade, branding, comunicação, promoção, princing ou, claro, vendas”,
explica o executivo.