Para CEOS, obrigação do marketing é puramente inovar, diz pesquisa da DOM Strategy Partners

Com o desafio de desenvolver abordagens cada vez mais focadas em novas tecnologias para identificar, atrair e engajar o consumidor 2.0, levantamento ouviu o que pensam 156 executivos das principais empresas do País sobre a importância e as obrigações do marketing

Tendências em relação ao comportamento do comprador, ao crescimento de novas tecnologias de mídia e novos canais de comunicação dão ao marketing novas funções de trabalho e desenvolvimento de novas habilidades que aliam análise e conhecimento de inteligência de negócios. Pesquisa da DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, revela este cenário apontando que a área é considerada de extrema importância para 93% dos 156 CEOs de empresas de diversos setores econômicos, tais como varejo, serviços, finanças, telecom, seguros, dentre outros.
Segundo o levantamento, 72% dos executivos apostam no marketing como um dos principais fatores para a companhia ter sucesso com os seus diversos públicos. Entre as práticas rumo ao sucesso do novo marketing consideradas prioritárias para os entrevistados, 82% dos CEOS apontam que potencializar as vendas da empresa é ainda a obrigação primaria da área. Já 75% consideram que atrair clientes é o papel primordial do marketing atual e no quesito canais, 69% acham que gerencia-los é mais importante do que agrega-los, como considera outros 79% dos executivos questionados.
Com o desafio de desenvolver uma abordagem através de novas tecnologias para identificar, atrair e engajar o comprador 2.0, 49% dos CEOS apontam que obrigação do marketing é inovar e a comunicação, neste caso, é vista para 39% como a ação mais assertiva para consolidar a marca para os seus públicos. Neste ponto, a internet é citada como o meio com maior peso relevante no futuro para 88% dos líderes.
Com a expectativa de aumentar em 59% nos próximos dois anos, o orçamento e as práticas do novo marketing se conectarão cada vez mais com as estratégias corporativas das empresas, sendo mensurados através de medições e cobranças como qualquer outro organismo estratégico, conforme aponta Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
“O marketing se fortalece como função crucial para o sucesso das empresas. Por isso, acionistas e CEOs aumentam suas expectativas sobre sua performance, exigindo da área que entregue as estratégias definidas, gere os resultados pactuados e produza valor. O Marketing agora precisa de métricas apropriáveis e executáveis, que comprovem sua eficácia. Sua gestão tenderá a ser cada vez mais baseada em evidências concretas e retornos palpáveis sobre os seus investimentos, sejam estes no mundo tradicional, sejam esses no cada vez mais natural mundo online, envolvendo ações de inteligência, planejamento, relacionamento com clientes, multicanalidade, branding, comunicação, promoção, princing ou, claro, vendas”, explica o executivo.