Concurso CODE_n tem como tema a “Internet da Coisas"

Quarta edição do concurso de inovação inicia inscrições em Setembro para projetos de tecnologia da informação relacionados à Internet das Coisas



O tema do Concurso CODE_n deste ano é a Internet das Coisas (IdC), um desdobramento recente e de vanguarda da Internet, onde objetos e sistemas são encaixados através do poder da computação e são capazes de se comunicar entre si. O concurso visa fundadores e empresas mais interessantes cujos esforços estão liderando o comando deste fenômeno global, tecnológico. Os 50 finalistas irão apresentar seus planos de negócios de ponta em um espaço de 5.000 metros quadrados no Salão 16 (Hall 16), durante a feira CeBIT em Hanover, Alemanha.
A Internet das Coisas retrata as capacidades crescentes de máquinas de todos os tipos, desde objetos do cotidiano e dispositivos portáteis a veículos e fábricas inteiras e urbanas. Organizado a partir dos sub-temas Vida Digital, Smart City, Mobilidade Futura e Indústria 4.0, o concurso CODE_n deste ano, assim como  a exposição feira CeBIT, abordarão esta digitalização generalizada do mundo físico. Embora os dados recentes sugiram que 17% dos desenvolvedores de software de todo o mundo estão trabalhando em projetos da Internet das Coisas, a competição está programada para mostrar as propostas mais interessantes e importantes para maximizar o potencial da Internet das Coisas.
"Nós vamos retomar de onde o Big Data parou: com um tema globalmente relevante que está alterando os campos da economia e da ciência imensamente", afirma Ulrich Dietz, idealizador do CODE_n e CEO do Grupo GFT. "A Internet das Coisas está pressionando as empresas a repensar a fundo o modo como os negócios estão sendo conduzidos. Ideias inovadoras da cena startup são fundamentais para levar esta vasta e interligada rede ao próximo nível e trazer possibilidades ainda não vistas na Internet das Coisas."
Clemens Weisshaar e Reed Kram, designers de renome internacional, foram contratados para projetar a exposição CODE_n,  que estará localizado no monumental espaço do Hall 16 da CeBIT. Para o design do Hall, a Internet das Coisas será materializada a partir uma série de objetos interconectados e estandes suspensos em uma teia de andaimes. Os visitantes poderão percorrer corredores e plataformas flutuantes que contém os mais recentes e mais inovadores desenvolvimentos da Internet das Coisas.
O espaço de exposição será ancorado com uma instalação robótica interativa, intitulada ROBOCHOP, que convida os usuários de internet de todo o mundo, bem como participantes da feira, a projetar e fabricar uma peça de mobília em tempo real. Weisshaar e Kram irão desenvolver um aplicativo que permite que a comunidade global, por meio de braços robóticos gigantes, se envolvam com a escultura do material no local.
"Com ROBOCHOP, estamos atualizando e personalizando a Internet Industrial. A rede de tecnologia, que é intangível, se torna uma concreta e interativa experiência que, no entanto, continua a ter um sabor de um futuro não muito distante", declara Weisshaar. "A arquitetura da exposição alinha esta condição por galvanizar o diálogo entre os fundadores da empresa de vanguarda e titãs da indústria."
Esta mesma abordagem encontra sua contraparte digital na forma do CODE_n CONNECT, uma plataforma dedicada à criação de uma troca sustentável entre empresários, PME’s, grandes indústrias, empresas já estabelecidas no mercado e investidores.
Oliver Frese, Chefe da CeBIT na Deutsche Messe AG, diz que "o Hall 16, lar do CODE_n, mais uma vez será o centro de novos e emocionantes business cases durante a CeBIT."
Para o country managing director da GFT Brasil, Marco Santos, o programa de inovação global CODE_n alavanca novos horizontes de negócios para a GFT  no Brasil com o fomento e a aceleração de startups. “Nas edições anteriores tivemos empresas classificadas entre as 50 primeiras. Esperamos que, a cada edição, ideias brasileiras continuem a ser apresentadas para a inclusão do Brasil na rota dos países de empresas inovadoras no mercado tecnológico”, conclui Santos.

Inscrições para o Concurso de Inovação começam em setembro
Startups que queiram participar do Concurso CODE_n podem se inscrever através do site www.code-n.org, a partir de setembro 2014. Normas de elegibilidade incluem: empresas fundadas em 2010 ou mais tarde e cujo modelo de negócio utiliza a Internet das Coisas. A data limite para inscrição é 30 de novembro de 2014.

Os 50 finalistas contarão com um espaço gratuito para exposição no Hall 16, e também terão presença permanente na plataforma digital CODE_n CONNECT. O vencedor receberá o Prêmio CODE_n no valor de € 30 mil euros.