Construtivo expande o uso de sua plataforma de colaboração para dispositivos móveis sem conexão à web

Projeto pioneiro da companhia permite a personalização da sua ferramenta de gestão de obras para operar off-line em locais sem sinal 3G ou de rede



Para atender complexos projetos de gestão de obras, que incluem fiscalização, comissionamento e controle de qualidade, o Construtivo, empresa especializada em soluções para a gestão de projetos de engenharia, expande o uso de sua plataforma de colaboração e lança um aplicativo que permite cadastrar formulários nos dispositivos móveis para operar no modo off-line e, posteriormente, disponibilizá-los no sistema ao realizar uma conexão à internet. O software de gestão de obras, denominado Colaborativo, opera na distribuição de documentos e informações em nuvem, característica que o torna pioneiro no setor.
O novo app do sistema, que está baseado na plataforma iOs, é direcionado às empresas que necessitam fazer registro em campo em larga escala, mas que, muitas vezes, devido à falta de conexão com a internet, não conseguem transmitir os dados em tempo real para o Colaborativo. “Todo o processo de evidências de uma fiscalização de um local afastado, por exemplo, que é feito em papel, passa a ser realizado diretamente no aplicativo, o que garante a integridade da informação e elimina o retrabalho”, explica o presidente do Construtivo, Marcus Granadeiro.
O aplicativo também aproveita os recursos dos dispositivos móveis, como é o caso do GPS, garantindo a precisão da localização geográfica de uma evidência fotográfica, por exemplo. “Com o uso do dispositivo móvel, elimina-se a necessidade de se ter diversos recursos de trabalho, como câmera fotográfica, notebook e, ou, formulários impressos, possibilitando ganhos de eficiência em relação à agilidade e segurança no trato das informações em campo”, pontua Granadeiro.
Outro grande ganho da ferramenta, do ponto de vista do usuário, é o desenvolvimento rápido e escalável, que possibilita aos projetos do cliente customizações com agilidade. “Para cada projeto, há um processo e um número de geração de relatórios. Por isso as customizações são necessárias”, completa o presidente.
Além disso, para o Construtivo, uma das grandes vantagens para as empresas é o acesso permanente ao banco de dados extremamente rico, que podem ser utilizados como indicadores ou repositório consultivo para o acompanhamento de processos dos stakeholders. “De onde estiver, com ou sem internet, é possível registrar as informações. A estrutura e controle de acesso, entretanto, ficam condicionados ao cliente, é ele quem define quais informações podem ser acessadas pelo grupo de stakeholders”, complementa Granadeiro, acrescentando que a ideia é, independente do lugar, poder controlar tudo o que está acontecendo, ao mesmo tempo em que se dá acesso ao cliente. “Não há a necessidade de enviar relatórios para o cliente em CD, pois no próprio sistema se tem o acesso”, confirma ele.

Em uma fiscalização em campo, tudo o que é possível e pré-definido como passível de relatação, pode ser inserido no sistema. Inicialmente, os dados são dispostos de forma bruta e, a partir de um clique, gera-se um relatório, contendo todas as informações, como local ou rodovia, trecho, hora, imagem etc. Alguns dos processos que podem ser controlados passam pelo acompanhamento mensal de obra, relatórios específicos, acompanhamento de obras específicas, repositório, controle de atividades e atividades em campo e relatório final, dentre outros.