Consultoria elabora
estudo inédito que desvenda as companhias que mais inovam segundo a percepção
do consumidor. O Boticário, NetShoes e Chilii Beans lideram o ranking.
A DOM Strategy Partners,
consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, realizou uma
pesquisa com as 500 maiores companhias do País em diferentes setores da
economia para identificar as suas práticas mais inovadoras no relacionamento
com o cliente. O estudo detalha qual é o foco da inovação gerada pelas
organizações, como é percebida pelo público, além da maneira que é traduzida em
práticas e modelos de negócios. O resultado deu origem ao ranking inédito “As
50 empresas mais inovadoras do Brasil”, que traz a avaliação em 14 segmentos
distintos.
Para qualificar e
tangibilizar o valor produzido pela inovação, sob a ótica de seus usuários e
clientes, a DOM se baseou nas premissas de inovação apresentadas na metodologia
IAM AIR - Adequação, Incremento e Ruptura.
O método, desenvolvido
pela consultoria, combina a mensuração do valor e resultados potenciais das
inovações em três dimensões, classificadas por Clayton Christensen, professor e
autor do livro “O Dilema da Inovação”, são: Adequação – as empresas buscam se
equiparar aos padrões do mercado para simplesmente não serem passadas para
trás; Incremento – quando criam vantagem competitiva, mirando novos nichos
pouco explorados; e Ruptura- aquela em que uma empresa nova no mercado, ao
invés de tentar vencer os concorrentes, muda as regras da competição de um
determinado setor, abrindo novo caminho.
Com isso, a pesquisa não
se restringe ao conceito de inovação no que tange à tecnologia, mas como objeto
de fortalecimento da empresa com os seus stakeholders. “Uma boa ideia não é
suficiente. Ela precisa criar valor - intangível e tangível - para que possa
ser propagandeada e comercializada, e assim, ser considerada uma inovação. Este
é o conceito central que distingue a inovação da invenção e investigação
científica”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Srategy Partners.
A partir de um recorte
inicial privilegiando as companhias que mais investem e se diferenciam pela
inovação no relacionamento com seus clientes e da condução de pesquisas de
campo com clientes para confirmação de que essas inovações são efetivamente
relevantes e percebidas, a consultoria refinou critérios para compor o ranking
das maiores empresas inovadoras, tais como oferta de produtos e serviços
inovadores, interatividade no ponto de contato com o cliente, colaboração e
interação on-line com clientes, disponibilização de formatos e modelos de
atendimento, qualidade da gestão do relacionamento com o cliente e experiência
de marca durante o consumo.
Desse levantamento, saíram
as 50 empresas mais bem pontuadas. Conforme aponta o estudo, os setores bens de
consumo não duráveis - em que estão listadas diversas fabricantes – e o varejo
são os que mais se destacaram como inovadores. O grupo de empresas mais bem
pontuados com notas acima de nove, possui estratégia planejada de inovação a
partir da percepção, avaliação e recomendação de seus consumidores. No top 10
geral da lista estão: O Boticário, NetShoes, Chilii Beans, Dilleto, Nespresso,
Albert Einstein, Wine, Bradesco, Whirlpool e Habib’s.
Segundo Domeneghetti, a
constatação do estudo ressalta que não existe inovação sem compreender o
mercado em que as companhias atuam. “Cada empresa tem o modelo, a demanda e o
tamanho do investimento para ser destinado a inovação, de acordo com o seu
segmento ou sua estratégia de negócios. A inovação, assim, não é regra, mas uma
equação de sucesso”, pontua o executivo.
A pesquisa “As 50 empresas
mais inovadoras do Brasil” avaliou as empresas entre os meses de março e junho
deste ano por meio de uma pesquisa com mais de três mil consumidores e
informações primarias, dentre releases, relatórios, informações para
investidores, assim como, secundárias, ou seja, notas, reportagens, matérias,
estudos e pesquisas publicas nos últimos 12 meses.
As 50 Empresas Mais Inovadoras |
|
O Boticário | 9,13 |
Netshoes | 9,12 |
Chili Beans | 9,11 |
Diletto | 9,08 |
Nespresso | 9,06 |
Albert Einsten | 9,04 |
Wine.com | 9,01 |
Bradesco | 8,92 |
Whirlpool | 8,91 |
Habib’s | 8,89 |
Osklen | 8,84 |
P&G | 8,83 |
Natura | 8,82 |
Bauducco | 8,72 |
Beauty’in | 8,71 |
Brigaderia | 8,66 |
Vigor | 8,65 |
Cacau Show | 8,64 |
Centauro | 8,62 |
Itaú Unibanco | 8,52 |
Banco do Brasil | 8,51 |
Mundo Verde | 8,5 |
Nestlé | 8,46 |
Mercado Livre | 8,45 |
Coca - Cola | 8,33 |
Avianca | 8,32 |
Chama da Amazônia | 8,31 |
Fiat | 8,29 |
Porto Seguro | 8,28 |
JBS - Friboi | 8,24 |
Bradesco Seguros | 8,22 |
Santander | 8,2 |
Urban Remedy | 8,18 |
Kopenhagen | 8,16 |
UOL | 8,13 |
Baggio Café | 8,5 |
Subway | 8,46 |
Azul | 8,45 |
Buscapé | 8,33 |
Ultrafarma | 8,32 |
Casas Bahia | 8,31 |
Certisign | 8,29 |
BRF | 7,97 |
Walmart | 7,96 |
MC Donald’s | 7,95 |
Pague Menos | 7,94 |
Starbucks | 7,92 |
SKY | 7,91 |
Samsung | 7,9 |
AMBEV | 7,89 |