Sonda IT desenvolve iniciativa focada no capital humano

Através de encontros mensais, Divisão de Aplicativos da integradora de TI foca no desenvolvimento profissional para boas práticas gerenciais

A Sonda IT, companhia que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, através da Divisão de Aplicativos, acaba de desenvolver seu programa de capacitação focado no capital humano, que tem como objetivo consolidar o domínio das boas práticas de administração e fomentar a integração entre diretores e gerentes de diferentes departamentos.
Voltado para a formação de líderes, o programa tem periodicidade mensal e a iniciativa baseia-se em encontros nos quais temas centrais são revisitados academicamente e segue-se com dinâmicas para o fomento da prática e habilidade do trabalho em grupo. No último mês, por exemplo, o encontro teve como foco o tema “Tomada de Decisão”. Em cerca de 40 minutos foi apresentada a fundamentação teórica do processo decisório e estilos de decisão. Na sequência, duas dinâmicas baseadas em trabalhos em grupo foram realizadas para que os participantes pudessem praticar a tomada de decisão.
Para fundamentar o programa, a companhia definiu um mapa com quatro pilares: Desenvolver pessoas, Criar o futuro, Gerenciar Performance e Montar Equipes, além de dez principais competências que o time participante deve dominar, entre elas Liderança, Foco no Cliente, Comunicação e Autodesenvolvimento. Tudo isso somado a  Valores, Missão, Visão e Estratégia da Sonda IT.
“Cada encontro terá um tema que se relaciona com o mapa. Após múltiplos encontros, teremos coberto as habilidades e temas que visam fomentar o desenvolvimento da equipe de Aplicativos”, completa o vice-presidente da Divisão de Aplicativos da Sonda IT, Eduardo Borba. Como próximo passo, pontua o executivo, serão selecionados gerentes para um “Fórum de Líderes”, no qual o foco será fortalecer os profissionais.
O destaque do programa, de acordo com o executivo, fica por conta da transparência no processo, que, de forma simples e objetiva, traz a responsabilidade do progresso na carreira para o próprio profissional. “Cada indivíduo é, de fato, o responsável pelo seu progresso pessoal. Ter um processo simples que permita identificar oportunidades na empresa e os melhores talentos é a condição sine qua non para este processo”, pontua Borba.
O próximo encontro, planejado julho, terá como tema os KPI’s (Indicadores Chave de Performance). Ao todo, 30 colaboradores, entre gerentes e diretores da Divisão, inclusive das regionais, participarão do programa.
A Sonda IT acredita que esta iniciativa visa se tornar um processo de melhoria continua, pois não há limite para o desenvolvimento do potencial humano. “A integração dos gerentes e o maior nível de capacitação serão ingredientes importantes para desenhar os encontros futuros, que podem ser moldados em formatos diferentes. O importante mesmo é ampliar as habilidades e gerar oportunidades para que os gerentes tenham a devida exposição”, finaliza Borba.