O BI como ferramenta importante em soluções WMS

por Rodrigo Recchia*

Cada vez mais, as organizações estão buscando soluções tecnológicas integradas, que atendam às suas necessidades operacionais e estratégicas.
As soluções de Warehouse Management System (WMS) oferecem todo o dinamismo para operações logísticas dentro de um Armazém Geral ou Centro Distribuição. Já as ferramentas de Business Intelligence (BI) podem oferecer informações consolidadas relativas aos mais diversos indicadores de desempenhos.
Dentro deste contexto, qual seria a principal vantagem da utilização da união destas duas ferramentas? A resposta é mais simples do que imaginamos. A direção e a alta gerência destas empresas nem sempre podem acompanhar o seu dia a dia, e ainda, muitas vezes, há uma separação física entre o setor operacional e o setor administrativo.
O BI vem ao encontro desta necessidade da alta gerência em obter informações consistentes, confiáveis e, de forma instantânea, proporcionando uma visão geral da produtividade diária de um armazém e extraindo indicadores estratégicos de forma periódica, referente a custos, prazos, qualidade e à satisfação do cliente final.
Outro benefício importante da implementação do conceito de BI é a eliminação de extensos relatórios de difícil compreensão, tornando-se, assim, quase nula a alocação de funcionários para sintetizar estas informações aos seus gerentes, processo este que se torna moroso e sujeito a erros.
Desse modo, as informações consolidadas, provenientes de uma ferramenta de BI, oferecem a estes executivos as informações necessárias para a tomada de decisão com confiabilidade e rapidez, exigências imprescindíveis em razão da competitividade presente neste moderno mercado global.
Por todos estes fatores, vemos como as ferramentas de BI integradas aos softwares WMS se complementam e fortalecem o poder operacional, decisório e estratégico de uma empresa.

*Rodrigo Recchia é gestor de desenvolvimento do produto WMS Store Automação, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor logístico