Estudo da DOM
Strategy Partners avaliou um subgrupo formado pelas 200 principais
organizações, de 22 segmentos da economia, para compor o ranking das companhias
que produzem mais valor a partir da interação com os seus principais públicos.
Itaú-Unibanco, O Boticário e BRF/Sadia encabeçam a relação
Cada vez mais, o termo
“geração de valor” é frequente no mundo organizacional. Atualmente, muito se
fala sobre o assunto, mas, afinal, o que é valor corporativo? Como se mede o
valor originado por uma empresa e, principalmente, como gerar valor para uma
determinada marca?
Para responder estas e
outras questões, a DOM Strategy Partners, em parceria com o Grupo Padrão, se
apoiou nos últimos oito meses, em um conjunto de fundamentos econômicos,
técnicos e de gestão considerados incontestáveis para chegar a um resultado
confiável, publicamente demonstrável e dar origem ao “Estudo MVP Brasil 2014:
Mais Valor Produzido”. Nesta edição, a instituição financeira Itaú-Unibanco
foi considerada a empresa que mais gera valor no Brasil.
O objetivo da pesquisa foi
avaliar a capacidade de uma empresa em gerar e proteger valor não apenas para
si, mas também para seus consumidores, acionistas, funcionários e para toda a
sociedade. Deste levantamento, o MVP classificou as 50 empresas que melhor
entregam valor a partir da percepção, avaliação, precificação e recomendação de
seus principais stakeholders.
O estudo e o resultado
analítico são frutos de uma série de interações, estudos e monitorias
realizados com os diferentes públicos das 200 maiores empresas do Brasil. Este
subgrupo foi priorizado a partir das 1000 maiores companhias (segundo os
rankings Valor e Exame), considerando universos estatisticamente válidos para
cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos critérios
definidos como direcionadores de valor.
A resposta sobre a
capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos
foi conquistado a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o
“Valor Corporativo” de uma companhia. São eles: Resultados; Reputação (definida
como Credibilidade/Imagem); Competitividade e Riscos.
“O valor é produzido a
partir da interação das empresas com os diferentes públicos, podendo ser
tangível como resultados financeiros e o desempenho da companhia, ou intangível
como reputação que é fruto da credibilidade e imagem conquistadas. O ideal é
equilibrar a geração e a retenção de valores, levando em conta os ativos mais
importantes para cada setor de atuação, para cada mercado e, especialmente, para
a estratégia e conjuntura da organização”, enfatiza Daniel Domeneghetti, CEO da
DOM Strategy Partners.
Eficácia da Estratégia
Corporativa; Resultados Gerados; Crescimento Evolutivo; Valor das Marcas;
Qualidade de Relacionamento com Clientes; Governança Corporativa;
Sustentabilidade; Gestão de Talentos; Cultura Corporativa; Inovação;
Conhecimento Corporativo; Tecnologia da Informação; Grau de Transformação e Uso
das Tecnologias Digitais foram alguns dos principais 62 ativos avaliados para o
estudo.
Quanto à metodologia, a
consultoria DOM Strategy Partners se baseou no conceito EVM (Enterprise Value
Management) e, a partir deste método, 22 setores da economia foram escolhidos
para avaliar a performance das principais companhias nos ativos tangíveis e intangíveis,
selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas
empresas.
Além do ranking geral das
50 empresas que mais produzem valor, o levantamento também desenvolveu outros
sete rankings específicos por stakeholder, listando as três empresas que melhor
performaram. São eles: Mais Valor para Funcionários (Whirlpool, Bradesco e
Volvo); Mais Valor para Acionistas – capital aberto (Ultrapar, Odontoprev e
Fibria) e capital fechado (O Boticário, Grupo Multi e Libbs); Mais Valor para a
Sociedade (Caixa Econômica, Google e Natura); Mais Valor para o País (Banco do
Brasil, VALE e JBS); Mais Valor para o Setor/Cadeia – visão B2B (Volkswagen,
BASF e Votorantim Cimentos); Mais Valor para os Clientes – visão B2B2C ou B2B2B
(Porto Seguro, Microsoft e TOTVS) e Mais Valor para os Consumidores – visão B2C
(Apple, Jonhson & Jonhson e Nestlé).
Abaixo, confira o ranking das 50 Empresas que Mais Produzem Valor (MVP) no Brasil (0-10):
Abaixo, confira o ranking das 50 Empresas que Mais Produzem Valor (MVP) no Brasil (0-10):
POSIÇÃO
|
EMPRESA
|
PONTUAÇÃO
|
1
|
Itaú-Unibanco
|
8,243
|
2
|
O Boticário
|
8,232
|
3
|
BRF / Sadia
|
8,231
|
4
|
Bradesco
|
8,223
|
5
|
Nestlé
|
8,221
|
6
|
Ambev
|
8,218
|
7
|
Johnson & Johnson
|
8,214
|
8
|
Whirlpool
|
8,212
|
9
|
BASF
|
8,197
|
10
|
Apple
|
8,193
|
11
|
P&G
|
8.186
|
12
|
Braskem
|
8,167
|
13
|
Samsung
|
8,152
|
14
|
Banco do Brasil
|
8,143
|
15
|
Microsoft
|
8,142
|
16
|
Embraer
|
8,141
|
17
|
Google
|
8,116
|
18
|
McDonalds
|
8,113
|
19
|
Saraiva
|
8,081
|
20
|
Fiat
|
8,067
|
21
|
IBM
|
8,062
|
22
|
Elektro
|
8,034
|
23
|
Cencosud
|
8,032
|
24
|
CCR
|
8,022
|
25
|
Coca-Cola
|
8,020
|
26
|
Volkswagen
|
8,017
|
27
|
Raizen
|
8,015
|
28
|
Ecorodovias
|
8,
014
|
29
|
Philips
|
8,012
|
30
|
Santander
|
7,997
|
31
|
Renner
|
7,994
|
32
|
GM
|
7,982
|
33
|
Bradesco Seguros
|
7,964
|
34
|
Unilever
|
7,960
|
35
|
Roche
|
7,943
|
36
|
Porto Seguro
|
7,942
|
37
|
CVC
|
7,941
|
38
|
Bunge
|
7,932
|
38
|
Caixa Econômica
|
7,931
|
40
|
Duratex
|
7,927
|
41
|
TOTVS
|
7,924
|
42
|
Stefanini
|
7,918
|
43
|
AES Eletropaulo
|
7,914
|
44
|
BBMapfre
|
7,913
|
45
|
DOW
|
7,912
|
46
|
Gerdau
|
7,911
|
47
|
Libbs
|
7,888
|
48
|
Petrobras
|
7,884
|
49
|
Fibria
|
7,868
|
50
|
Pfizer
|
7,837
|