Pesquisa mostra as 50 empresas que mais geram valor no Brasil

Estudo da DOM Strategy Partners avaliou um subgrupo formado pelas 200 principais organizações, de 22 segmentos da economia, para compor o ranking das companhias que produzem mais valor a partir da interação com os seus principais públicos. Itaú-Unibanco, O Boticário e BRF/Sadia encabeçam a relação

Cada vez mais, o termo “geração de valor” é frequente no mundo organizacional. Atualmente, muito se fala sobre o assunto, mas, afinal, o que é valor corporativo? Como se mede o valor originado por uma empresa e, principalmente, como gerar valor para uma determinada marca?
Para responder estas e outras questões, a DOM Strategy Partners, em parceria com o Grupo Padrão, se apoiou nos últimos oito meses, em um conjunto de fundamentos econômicos, técnicos e de gestão considerados incontestáveis para chegar a um resultado confiável, publicamente demonstrável e dar origem ao “Estudo MVP Brasil 2014: Mais Valor Produzido”. Nesta edição, a instituição financeira Itaú-Unibanco foi considerada a empresa que mais gera valor no Brasil.
O objetivo da pesquisa foi avaliar a capacidade de uma empresa em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus consumidores, acionistas, funcionários e para toda a sociedade. Deste levantamento, o MVP classificou as 50 empresas que melhor entregam valor a partir da percepção, avaliação, precificação e recomendação de seus principais stakeholders.
O estudo e o resultado analítico são frutos de uma série de interações, estudos e monitorias realizados com os diferentes públicos das 200 maiores empresas do Brasil. Este subgrupo foi priorizado a partir das 1000 maiores companhias (segundo os rankings Valor e Exame), considerando universos estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor.
A resposta sobre a capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi conquistado a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o “Valor Corporativo” de uma companhia. São eles: Resultados; Reputação (definida como Credibilidade/Imagem); Competitividade e Riscos.
“O valor é produzido a partir da interação das empresas com os diferentes públicos, podendo ser tangível como resultados financeiros e o desempenho da companhia, ou intangível como reputação que é fruto da credibilidade e imagem conquistadas. O ideal é equilibrar a geração e a retenção de valores, levando em conta os ativos mais importantes para cada setor de atuação, para cada mercado e, especialmente, para a estratégia e conjuntura da organização”, enfatiza Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners. 
Eficácia da Estratégia Corporativa; Resultados Gerados; Crescimento Evolutivo; Valor das Marcas; Qualidade de Relacionamento com Clientes; Governança Corporativa; Sustentabilidade; Gestão de Talentos; Cultura Corporativa; Inovação; Conhecimento Corporativo; Tecnologia da Informação; Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais foram alguns dos principais 62 ativos avaliados para o estudo.
Quanto à metodologia, a consultoria DOM Strategy Partners se baseou no conceito EVM (Enterprise Value Management) e, a partir deste método, 22 setores da economia foram escolhidos para avaliar a performance das principais companhias nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas.
Além do ranking geral das 50 empresas que mais produzem valor, o levantamento também desenvolveu outros sete rankings específicos por stakeholder, listando as três empresas que melhor performaram. São eles: Mais Valor para Funcionários (Whirlpool, Bradesco e Volvo); Mais Valor para Acionistas – capital aberto (Ultrapar, Odontoprev e Fibria) e capital fechado (O Boticário, Grupo Multi e Libbs); Mais Valor para a Sociedade (Caixa Econômica, Google e Natura); Mais Valor para o País (Banco do Brasil, VALE e JBS); Mais Valor para o Setor/Cadeia – visão B2B (Volkswagen, BASF e Votorantim Cimentos); Mais Valor para os Clientes – visão B2B2C ou B2B2B (Porto Seguro, Microsoft e TOTVS) e Mais Valor para os Consumidores – visão B2C (Apple, Jonhson & Jonhson e Nestlé).

Abaixo, confira o ranking das 50 Empresas que Mais Produzem Valor (MVP) no Brasil (0-10):
POSIÇÃO
EMPRESA
PONTUAÇÃO
1
Itaú-Unibanco
8,243
2
O Boticário
8,232
3
BRF / Sadia
8,231
4
Bradesco
8,223
5
Nestlé
8,221
6
Ambev
8,218
7
Johnson & Johnson
8,214
8
Whirlpool
8,212
9
BASF
8,197
10
Apple
8,193
11
P&G
8.186
12
Braskem
8,167
13
Samsung
8,152
14
Banco do Brasil
8,143
15
Microsoft
8,142
16
Embraer
8,141
17
Google
8,116
18
McDonalds
8,113
19
Saraiva
8,081
20
Fiat
8,067
21
IBM
8,062
22
Elektro
8,034
23
Cencosud
8,032
24
CCR
8,022
25
Coca-Cola
8,020
26
Volkswagen
8,017
27
Raizen
8,015
28
Ecorodovias
8, 014
29
Philips
8,012
30
Santander
7,997
31
Renner
7,994
32
GM
7,982
33
Bradesco Seguros
7,964
34
Unilever
7,960
35
Roche
7,943
36
Porto Seguro
7,942
37
CVC
7,941
38
Bunge
7,932
38
Caixa Econômica
7,931
40
Duratex
7,927
41
TOTVS
7,924
42
Stefanini
7,918
43
AES Eletropaulo
7,914
44
BBMapfre
7,913
45
DOW
7,912
46
Gerdau
7,911
47
Libbs
7,888
48
Petrobras
7,884
49
Fibria
7,868
50
Pfizer
7,837