Prefeitura Municipal de Cuiabá agiliza aprovação de projetos de construção com ferramenta de colaboração em nuvem

Fornecida pelo Construtivo, tecnologia realiza todo o trâmite de aprovação de projetos através da inserção de documentos e troca de informações em tempo real

São Paulo, novembro de 2014 – Para automatizar e agilizar o processo de  aprovação de projetos de engenharia e construção da sua cidade, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, adotou o Colaborativo, uma tecnologia de colaboração em nuvem para realizar a gestão de todos os trâmites internos de aprovação e comunicação com os interessados.
Fornecida pelo Construtivo, companhia especialista em soluções para a gestão de projetos de engenharia, a ferramenta irá informatizar todo o processo de troca de informações entre os autores dos projetos e a Prefeitura, permitindo uma comunicação mais rápida e simultânea entre os fiscais, os analistas, as áreas envolvidas e os responsáveis pelos projetos.
Antes, esse processo era iniciado com a impressão das plantas e envio das vias físicas à prefeitura. Hoje, tudo é feito digitalmente. O responsável pelo empreendimento acessa o Colaborativo através da internet, protocola a sua solicitação de aprovação de empreendimento juntamente com o carregamento do projeto e informações complementares necessárias em formato digital.
Com os dados cadastrados, através da tecnologia de workflow, o sistema distribui automaticamente as atividades  aos fiscais, analistas e coordenadores até a liberação e assinatura do alvará. Com esta mesma tecnologia, a Prefeitura Municipal de Cuiabá pode registrar os requisitos não atendidos, guias de pagamento e devolver o processo ao interessado através dos recursos de colaboração existentes no sistema.
O ganho direto na utilização da ferramenta, de acordo com o presidente do Construtivo, Marcus Granadeiro, é a organização das aprovações num local seguro, a nuvem, o que confere total controle dos processos e agilidade das validações.
“Através de um workflow, que permite a inserção das exigências que não estão sendo atendidas pelas especificações técnicas, temos uma ferramenta de troca de informações entre o interessado e a Prefeitura, o que melhora a comunicação entre os envolvidos e confere maior credibilidade ao órgão público, além, de claro, agilizar todo o trâmite de aprovações”, explica o executivo.
Além de ser o canal direto de comunicação entre os envolvidos, a ferramenta permite à Prefeitura controlar em tempo real os processos internos, como por exemplo, quantos documentos foram analisados pelos técnicos, quanto será gerado  do ISS (Imposto sobre Serviço) e a previsão das obras, entre outros.